“Um dia o sonho se torna realidade. Na hora certa a aprovação virá. O estudo nunca será em vão.”
Confira nossa entrevista com Juliana Bocianoski Felippe, aprovada em 2° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Criciúma (SC):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juliana Bocianoski Felippe: Sou formada em Nutrição faz 13 anos, trabalhei quase 11 anos com merenda escolar. Tenho 35 anos. Sou de Criciúma (SC).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliana: Concurso público sempre me chamou atenção principalmente pela questão da estabilidade. Essa segurança que o cargo público te oferece em relação à iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juliana: Sim, eu trabalhava e estudava. Trabalhava durante o dia e à noite estudava. Feriados e finais de semana sempre me ajudavam pois tinha mais tempo para estudar. Todo meu tempo que restava fora o trabalho eu dedicava ao estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Juliana: Meu primeiro concurso que fui aprovada. Pretendo continuar estudando para o cargo de analista nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Juliana: Na verdade eu não tinha muita vida social. Antes de o edital abrir eu saía uma vez por mês no máximo com os amigos e família, mas depois que o edital abriu todo meu tempo que sobrava era para estudar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Juliana: Minha família e meus amigos entenderam e me apoiaram sempre.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Juliana: Estudei durante 11 meses. Como eu trabalhava e não me sobrava muito tempo para estudar eu sabia que aquele tempo que eu tinha precisava ser aproveitado ao máximo. Para manter a disciplina eu não deixava de estudar nenhum dia. Tinha dias que me sobrava pouco tempo, mas mesmo assim eu pegava alguma matéria para revisar ou fazer questões.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Juliana: Utilizei vídeoaulas e material em PDF. A principal vantagem da videoaula que você pode assistir várias vezes quando precisar. Os materiais em pdf são completos e atualizados. Não vi nenhuma desvantagem nessas ferramentas que utilizei.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliana: Conheci através das aulas dos professores pelo youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Juliana: Estudei apenas com o estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Juliana: Senti muita diferença na minha preparação. Os professores são os melhores, muito preparados. Sabem exatamente os pontos que a banca costuma cobrar. O diferencial dos materiais é que são atualizados sempre que tem alguma modificação na lei e não precisamos buscar mais nenhum outro material. Professores diferenciados que realmente fazem o melhor para a sua aprovação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Juliana: Estudava duas matérias por dia durante 4 horas líquidas nos dias de semana. Nos feriados e finais de semana fazia revisões das matérias estudadas durante a semana e estudava de 8 a 10 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Juliana: Minhas revisões eram os resumos que eu ia construindo assistindo as videoaulas. Sempre anotava os principais pontos e montava o meu resumo. Simulados só comecei a fazer quando o edital estava aberto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juliana: A resolução de exercícios principalmente da banca é fundamental para verificar quais pontos você precisa de repente estudar mais e verificar os assuntos mais abordados pela banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juliana: Minha dificuldade sempre foi raciocínio lógico e informática. Como eu sabia que não poderia negligenciar nenhuma matéria eu assistia diversas vezes as videoaulas dos assuntos que eu mais tinha dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juliana: Na semana que antecedeu a prova eu ficava até de madrugada, dormia apenas 3 horas por noite. No pré-prova assisti à revisão de véspera do Estratégia e fiquei até de madrugada. Aproveitei até meu último minuto antes da prova para revisar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juliana: Meu principal acerto posso afirmar com toda a certeza que foi escolher o estratégia. Escolher um curso correto e com os melhores professores foram fundamentais na minha aprovação. Tenho total convicção que sozinha eu não teria conseguido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juliana: Sim, várias vezes o cansaço batia e pensava em desistir. Minha principal motivação para seguir era meu sonho de trabalhar no INSS. Os professores também nos ajudavam muito na motivação diária nas aulas. Sempre que desanimava lembrava de uma frase da Adriana Figueiredo “Você não tem outra opção senão estudar”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juliana: Para quem está iniciando agora eu diria para ter foco, determinação, disciplina e acreditar que você é capaz. Um dia o sonho se torna realidade. Na hora certa a aprovação virá. O estudo nunca será em vão.