“Não desista, a sua vitória está próxima!”
Confira nossa entrevista com Marilia de Carvalho Lima Bastos, aprovada em 2° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Petrolina (PE):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marilia de Carvalho Lima Bastos: Me chamo Marília de Carvalho Lima Bastos, sou formada em Direito, tenho 24 anos e sou da cidade de Floresta-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marilia: Em maio de 2022, após concluir a faculdade de Direito, eu decidi correr atrás do meu sonho, que era ser aprovada em um concurso público. Foi nesse momento que eu assisti a um Webinário do Estratégia Concursos com a Núbia Oliveira, Cíntia Bócoli e Rubens Mauricio, sobre o concurso do INSS, após isso eu percebi que esta seria a grande chance de conquistar a minha tão sonhada aprovação e me tornei aluna do Estratégia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marilia: Sim. Eu trabalho das 8:00 às 14:00, devido a isso, estudava durante a noite, em torno de três horas por dia. Após a publicação do edital intensifiquei a quantidade de horas de estudo, eu começava a estudar logo após chegar do trabalho e só parava quando ia dormir.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marilia: Este foi o primeiro concurso que me preparei e já consegui a minha sonhada aprovação. Acredito que eu tive sucesso em tão pouco tempo porque me preparei com o melhor material do mercado e me esforcei ao máximo para conseguir alcançar o meu objetivo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marilia: Antes da publicação do edital eu estudava seis dias por semana e resguardava um dia para sair com os amigos e a família. Porém, entre setembro e novembro de 2022, o período entre a publicação do edital e a realização da prova, eu abdiquei das minhas folgas, parei de sair e estudava todos os dias da semana, pois, por mais que fosse difícil, valeu a pena passar alguns meses sem folgas em prol da minha tão sonhada aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Marilia: Sim, a minha mãe sempre me deu total apoio para que eu estudasse para concursos. Além disso, sei que a minha aprovação também era um sonho dela e eu fico feliz por poder proporcionar uma vida melhor para mim e também para minha mãe, que sempre me apoiou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marilia: Estudei durante seis meses. Para manter a disciplina durante esse tempo eu sempre imaginava o meu nome na lista de aprovados no Diário Oficial da União, e assim, eu dei o meu melhor para conseguir realizar esse sonho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marilia: A Trilha Estratégica e os materiais em PDF fizeram total diferença na minha preparação. A Trilha é uma ferramenta única no mercado, pois ela organiza nossos estudos em tarefas e o aluno só precisa abrir o material indicado na Trilha para estudar. Os PDFs do Estratégia são completos e muito didáticos, proporcionando uma aprendizagem leve e rápida. As videoaulas demandam mais tempo de estudo, por isso preferi os PDFs, porém em algumas disciplinas, como em Raciocínio Lógico, eu migrei para as videoaulas por ter mais dificuldade na matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marilia: Conheci através das redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marilia: Sim, além dos excelentes professores, o Estratégia nos proporciona várias ferramentas que facilitam nosso estudo e economizam o nosso tempo de preparação, como os mapas mentais, resumos, PDFs simplificados e a Trilha Estratégica – que foi um diferencial na minha preparação. A Trilha facilita na organização dos estudos, dividindo todo o material em tarefas para que possamos estudar de forma otimizada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marilia: Eu seguia o planejamento da Trilha Estratégica, em média, realizava de 2 a 3 tarefas da Trilha diariamente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marilia: Meu método de revisão preferido era resolver questões. Além disso, também gostava de ler os resumos que os professores disponibilizavam. Não precisei produzir materiais de revisão porque o Estratégia já disponibiliza todos os métodos de revisão para os alunos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marilia: A resolução de exercícios é um passo essencial na preparação, pois isso permite que o aluno conheça a banca e fique preparado para acertar o maior número de questões na prova. Eu respondia em torno de 50 questões por dia e isso se intensificou após a publicação do edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marilia: Raciocínio Lógico e Informática foram as disciplinas que eu encontrei mais dificuldades durante a minha preparação, devido a isso eu optei por estudá-las por videoaulas, o que facilitou meu processo de aprendizagem.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marilia: Na semana que antecedeu a prova eu optei por fazer revisões e responder o maior número de questões possível. No dia pré-prova eu assisti à revisão de véspera do Estratégia, que foi um evento incrível e tratou dos principais assuntos da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marilia: Meu principal acerto foi ter escolhido o melhor material preparatório, que foi o curso do Estratégia, e manter a disciplina durante todos os meses de preparação, pois eu estava focada em conquistar a minha aprovação. O principal erro foi perder horas de estudos com distrações, como celular e redes sociais, às vezes eu acabava estendendo meu tempo de descanso com coisas fúteis e perdia horas de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marilia: Em alguns momentos bateu o cansaço, a insegurança e o medo de não conseguir, mas desistir nunca foi uma opção, pois a aprovação era o meu objetivo, eu não me via fazendo outra coisa a não ser estudar para concurso público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marilia: Todo sacrifício que você faz durante os seus estudos valerá a pena, a caminhada pode durar alguns meses ou anos, mas quando conseguir o resultado almejado todo esse esforço fará todo sentido e você terá orgulho da trajetória que construiu. Por mais difícil que seja, a exaustão e a insegurança podem bater, mas não se deixe levar pela negatividade, você é capaz de atingir qualquer objetivo que deseja. Não desista, a sua vitória está próxima!