“Confiem em vocês, acreditem que é possível e não desistam, estudem até passar. Cada dia de estudo é um pequeno tijolinho”
Confira nossa entrevista com Alberto Magno de Medeiros Chíxaro, aprovado em 05º lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Manaus (AM):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alberto Magno de Medeiros Chíxaro: Meu nome é Alberto Magno de Medeiros Chíxaro, sou natural de Humaitá – AM, nasci em 1966, tenho 56 anos de idade. Moro em Brasília desde 1972.
Fui pequeno empresário por 25 anos, mas comecei a ter problemas financeiros em 2014, em virtude de uma escolha de negócio equivocada, isso fez com que eu tomasse a decisão de estudar. Foi quando, no segundo semestre de 2015, entrei para a faculdade de Direito, já com 49 anos de idade. Em 2016 prestei o concurso para o INSS, à época me preparei com o Curso do Estratégia, mas era completamente leigo em todas as matérias, obtive nota 76 naquela prova, fiquei longe de ser aprovado.
Formei-me em Direito no segundo semestre de 2020. Fiz uma pós-graduação em Direito Previdenciário em 2021.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alberto: A necessidade de obter uma renda segura para a minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Alberto: Eu trabalho como advogado autônomo, de modo que eu dediquei o período da manhã para o trabalho e estudei nos demais períodos do dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Alberto: Essa foi a minha primeira aprovação. Agora é que eu vou começar a estudar com mais afinco. Pretendo passar num concurso da minha área, a jurídica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? V
Alberto: Eu praticamente não tinha vida social, todos na minha casa saíam e entravam e eu continuava na minha mesa estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alberto: Ninguém além do meu núcleo familiar, minha esposa e meus dois filhos, sabiam que eu estava estudando, preferi não falar nada, para evitar interferências externas. A minha família foi fundamental para a aprovação, tive carta branca para apenas estudar, sem cobranças de qualquer forma. Minha esposa acompanhou todo o processo me auxiliando até mesmo com material para estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Alberto: Antes do concurso eu havia feito uma pós-graduação em Direito previdenciário. O curso era mais voltado para a prática processual, contudo foi de grande ajuda na minha preparação.
Eu estudei para o concurso, efetivamente, durante 6 meses. Como eu já estava envolvido com muitas pessoas do Direito Previdenciário, fiquei sabendo do concurso, dessa forma comecei a estudar antes de lançado o edital.
Na minha idade as oportunidades são muito escassas, um cargo público é a grande chance de ser tratado com respeito e de ter dignidade. Mantive esse pensamento como um “MANTRA”, para me manter focado, daí veio a disciplina. Depois foi só tratar o estudo como um trabalho qualquer, para o qual eu me entregava como quem vai ao seu emprego diariamente e lá trabalha por 8, ou até mais, horas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alberto: Usei, na maior parte do tempo, o material em PDF do Estratégia, (curso que a minha esposa Valquíria Areal Chíxaro, me disponibilizou). Imprimi toda a Legislação cobrada no edital e a lia diariamente, sempre que me sobrava qualquer tempinho, e em qualquer lugar que eu estivesse
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alberto: Na internet, eu já comprei vários cursos do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Alberto: Desde que comecei a estudar para concursos, utilizo os cursos do Estratégia. Somente agora no final de 2022 tive uma experiência com o G*** Cursos, com um curso para a prova da SEAGRI – DF, mas não gostei.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Alberto: Não, o concurso do SEAGRI, ocorreu agora no dia 8/1, mas não fui bem, não tive tempo suficiente para me preparar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alberto: Eu não montei plano de estudo. Minha tática foi cumprir absolutamente todo o edital, com grande ênfase em português e Direito Previdenciário. Eu estudava 6 horas líquidas por dia, seis dias por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alberto: Fazia resumos de tudo. Minhas revisões se basearam nos meus resumos e em resoluções de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alberto: Resoluções de questões para mim é FUNDAMENTAL. Eu chegava a resolver mais de 200 questões em um dia, buscando questões do Cebraspe. Eu não contabilizei o número de questões, mas acredito ter passado de 5.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alberto: Informática era a minha maior dificuldade. Quem me salvou foi o professor Renato Costa, a quem agradeço de coração.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alberto: Assisti a quase todos os eventos do Estratégia, principalmente os da Adriana Figueiredo, por quem tenho imensa admiração e gratidão.
Os dois dias que antecederam a prova eu passei confinado no quarto do hotel, em que estava hospedado em Manaus, assistindo às apostas dos professores do Estratégia. Parabéns a toda a equipe, vocês são fantásticos. Agradeço a todos os professores, em especial ao Renato Costa e a Adriana Figueiredo (Setas, Setas…)
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alberto: O meu principal erro foi não ter acreditado mais em mim mesmo, me inscrevi para Manaus, porque havia mais vagas lá, mas com a minha nota poderia ter ficado em Brasília.
Meu maior acerto foi insistir na repetição incansável dos tópicos do conteúdo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Alberto: Dessa vez não pensei em desistir em nenhum momento, estava obstinado a passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alberto: Confiem em vocês, acreditem que é possível e não desistam, estudem até passar. Cada dia de estudo é um pequeno tijolinho assentado, vocês se surpreenderão ao ver a obra depois de alguns meses de dedicação. Eu hoje tenho 56 anos de idade e consegui, isso mostra que qualquer um de nós é capaz, basta autoconfiança, trabalho duro e foco. Boa sorte a todos.