Aprovado em 11° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Belém (PA)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Não desista! Sua hora vai chegar. Eu bati na trave no concurso do INSS em 2015, mas perseverei até 2022 e deu certo. Foque numa área e estude. Revise e questões e questões e questões.”
Confira nossa entrevista com Fabio Henrique Furtuna, aprovado em 11° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Belém (PA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fabio Henrique Furtuna: Sou formado em Gestão Pública, tenho 29 anos e nasci em Teresina/PI. Nunca fui um aluno exemplar, sempre fiquei de recuperação na escola. Aprendi a ler na 7° série. Tenho TDAH.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabio: Foi a admiração pelo meu pai, que era controlador de voo da FAB. Além disso, a minha incerteza de que curso superior iria escolher após o colégio. Fui aprovado em Ciências Contábeis (UFMA), Turismo (UFMA), Engenharia da Pesca (UFPI) e Direito (CEUMA), no entanto não terminei nenhum deles. Após essas indecisão, decidi estudar para concurso público e fazer uma faculdade on-line para ter o nível superior.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fabio: Sou Agente Administrativo na Procuradoria Geral da Prefeitura de São Benedito, além de ser presidente da Comissão do Processo Administrativo Disciplinar e membro da JARI municipal. Muito trabalho né?! Como trabalhava 8 horas por dia, estudava das 04 horas da manhã até a 07h, no horário do almoço e 19h às 22h. Não era fácil.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fabio: Fora os de vestibular, passei no atual cargo que estou, na prefeitura de São Benedito/CE (10°), Agente de Endemias – Granja/CE (2°), IBGE-2017 e INSS-2022 (11°).
Pretendo estudar para Receita Federal, como objetivo de logo prazo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fabio: Zero. Fiz 1 ano de casamento na estrada dirigindo para Belém, afim de fazer a prova do concurso do INSS.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Fabio: Demais. Meu pai era meu psicólogo, pois muitas vezes liguei para ele morrendo de ansiedade. Minha mãe com suas orações a Jeová. Minha esposa cuidava de tudo para não me distrair a ponto de esconder a morte de um amigo no dia da prova. Meu irmão me apoiava com palavras de incentivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fabio: 6 meses. Pensar na minha situação atual associado com a vontade de dar algo melhor para minha família. Controlar o uso de celular. Faltando um mês para prova tirei férias para me dedicar mais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fabio: PDF. Videoaulas da Prof. Adriana Figueiredo sobre interpretação de texto foi a chave do sucesso. A Hora da Verdade foi a melhor revisão. O que falar do Passo Estratégico de Direito. Previdenciário… Perfeitoooo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabio: Amigo que estudava para concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Fabio: Sim. Acho que os cursos não fazem um aprofundamento da matéria como o Estratégia faz. Além do estilo de escrita dos PDFs.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Fabio: Fiz INSS -2015. Não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Fabio: Com certeza. O Estratégia é completo. Não precisa de mais nada. Algo que gosto muito são as questões comentadas no final do PDF. O estilo de escrita do PDF parece que o professor tá conversando com você. Massa demais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fabio: Direito Previdenciário todo dia e mais duas matérias. Com tenho uma base boa em Direito Adm e Const, estudei mais pelas questões e seus comentários. Não fazia conferencia de horas liquidas. Ia até onde o corpo aguentasse.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fabio: Fazia utilizando as questões e o Passo Estratégico. Não fazia simulados, porque acredito que as medições dele não vale a pena. No entanto, respondia as questões dos simulados como revisão, mas sem conferir quantidade de acertos e erros.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fabio: A resolução de questões foi minha estratégia de estudo. Todas do PDF, Passo e dos Simulados. Prezava por questões comentadas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fabio: Português. Aulas das Prof. Adriana e Questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fabio: Tive que viajar dois dias para Belém/PA, logo foram dois dias sem estudar. Quando cheguei no hotel, revisei até a última hora usando o Passo Estratégico.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fabio: Acertos: Responder muitas questões e revisar bastante nas semanas próximas a prova.
Erros: Não focar numa área.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fabio: Pensei, tinha dito para Jeová Deus que se não passasse nesse concurso iria desistir. A vontade de vencer sempre foi meu maior combustível.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabio: Não desista! Sua hora vai chegar. Eu bati na trave no concurso do INSS em 2015, mas perseverei até 2022 e deu certo. Foque numa área e estude. Revise e questões e questões e questões.