“O caminho é difícil, mas pense que esses meses de preparação, afastado de tudo e de todos, vai mudar tua vida e de seus familiares para sempre. Um dia lá na frente você vai ver que foi neste momento que você mudou o rumo da sua história.”
Confira nossa entrevista com Artur da Silva Bastos, aprovado em 8° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Belém (PA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Artur da Silva Bastos: Sou graduado em licenciatura em educação física pela Unopar, tenho 29 anos e nasci em São Domingos do Capim (PA).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Artur: Foi no momento que descobri que não nasci rico, e que só o estudo poderia mudar minha história.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Artur: Trabalhava durante o dia e estudava a noite e fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Artur: Aos 18 anos, no primeiro concurso que participei, fui aprovado em 2° lugar para um cargo de nível médio na prefeitura do município onde nasci. Depois, em 2015, comecei a estudar para o INSS, a prova foi em 2016 e não consegui a vaga, porém no mesmo ano fiz o concurso do IFPA para o cargo de assistente de aluno, consegui a aprovação em 1° lugar sendo este o cargo que estou atualmente, em Castanhal. Depois de testar alguns cursinhos, em 2022 conheci o estratégia, estudei focado por 2 meses e o edital saiu, tive mais 2 meses até a prova, foi esse o tempo de preparação que tive com o material do estratégia e foi suficiente pra ser aprovado em 8° lugar pra GEX – Belém. Vou continuar estudando e meu foco a partir de agora é a Receita Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Artur: Durante os 4 meses que antecederam a prova o meu foco era total nos estudos, chegava do trabalho a tarde, fazia minhas atividades físicas e me trancava no quarto pra estudar, só saia com os amigos a cada 15 dias, pois o tempo era curto até a prova e o conteúdo era longo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Artur: Moro apenas com minha companheira e ela sempre me deu o maior apoio nos meus estudos, na verdade é ela que me dá motivação para continuar estudando diante das dificuldades.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Artur: Estudei focado por aproximadamente 4 meses para o concurso do INSS até a prova, porém o conhecimento que eu já tinha adquirido ao ter feito o concurso anterior foi fundamental para minha aprovação, daí a importância de persistir no objetivo; e lembrar que meu salário estava quase insuficiente pra pagar as despesas da casa eram o maior estímulo que tinha pra continuar estudando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Artur: Nas matérias que eu tinha um pouco mais de dificuldade ou ainda não havia estudado anteriormente sempre começava assistindo às videoaulas, mas o que fez a diferença pra mim foram os PDFs completos, o passo estratégicos para revisar, os simulados inéditos, e no último dia a revisão de vésperas que certamente me deu as questões que precisei pra entrar entre o número de vagas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Artur: Indicação de um amigo
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Artur: A maior dificuldade que encontrei com os cursos que utilizei era que não tinham um PDF que fosse autossuficiente como o do estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Artur: Não fui aprovado no INSS.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Artur: Cheguei ao conhecimento dos assuntos que nunca havia chegado antes, o maior diferencial do estratégia são os materiais em PDFs autossuficientes que não se encontra em lugar nenhum, utilizei o PDF completo e o passo estratégico pra revisão, além dos simulados pra conhecer meus pontos fracos e corrigi-los.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Artur: Estudava duas matérias por dia, normalmente direito previdenciário agregada a outra, 5 horas durante a semana e aos finais de semana chegava a estudar até 8 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Artur: Minhas revisões eram baseadas simulados e questões avulsas, quando identificava pontos fracos voltava ao PDF resumido pra ler o conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Artur: Resolver exercícios é fundamental para descobrir seus pontos fracos e alertar pra revisões. Fazia várias questões durante o estudo das aulas e no final do dia ainda resolvia mais de 100 questões antes de dormir.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Artur: Raciocínio lógico é era disciplina que eu tinha mais receio porque nunca havia encontrado um professor que me passasse confiança, mas o Bruno Lima é tão detalhista com sua explicação que bastou assistir as aulas dele que essa desconfiança passou, única disciplina que não precisei dos livros eletrônicos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Artur: Na semana da prova eu já estava de férias, estudava manhã, tarde e noite, fazia revisões e muitas questões, pois não havia mais tempo de conteúdo novo. No dia antes da prova acompanhei a revisão de véspera do estratégia desde cedo, adormeci 1h da manhã vendo a revisão a qual foi fundamental pra minha aprovação pois certamente me deu as questões que precisava.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Artur: O meu principal erro foi não ter encontrado o estratégia antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Artur: Há 3 semanas da prova acabei lesionando a minha lombar no treino, fiquei 3 dias sem conseguir nem andar, porém minha companheira sempre me deu o maior apoio pra eu não desistir, me deu tudo que eu precisava, mesmo com muitas dores e sem poder sentar, por alguns dias estudei somente deitado, ela foi a minha principal motivação pra eu continuar na minha batalha.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Artur: O caminho é difícil, mas pense que esses meses de preparação, afastado de tudo e de todos, vai mudar tua vida e de seus familiares para sempre. Um dia lá na frente você vai ver que foi neste momento que você mudou o rumo da sua história.