“Todos os dias eu pensava em desistir, mas quando via minha situação eu sabia que desistir não era uma escolha, não era estudar para passar, mas estudar até passar.”
Confira nossa entrevista com Lucas de Carvalho Alves, aprovado em 3° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Contagem (MG):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas de Carvalho Alves: Sou engenheiro mecânico de formação, tenho 47 anos e sou natural de Nanuque-MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Fui militar da Força Aérea como oficial temporário, depois que saí no final de 2018, não consegui emprego em minha área, fui motorista de aplicativo até setembro de 2020 quando consegui emprego em uma mineradora, por problemas ambientais a empresa me despediu em 2021, minha situação financeira piorou bastante, passamos muita necessidade, aí percebi que seria difícil a recolocação no mercado em virtude da minha idade, decidi que o único caminho seria os concursos já que não importaria a idade se eu passasse.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lucas: Eu trabalhava e estudava, no início determinei que estudaria pelo menos 3 hora liquidas por dia, com esse propósito, aproveitava todos o tempo livre para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Já fiz vários concursos, mas sempre fui reprovado por estudar sem direcionamento e método.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas: Saia muito pouco, além de não ter tempo, não tinha dinheiro também.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Nos outros concursos que fiz, todo mundo sabia que eu estava estudando para concurso, resolvi não falar mais nada para ninguém, somente minha esposa sabia que eu estava estudando, queria evitar cobranças e decepções se fracassasse.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Foram 1071 horas liquidas de estudo, para manter a disciplina, eu apenas olhava para minha situação atual pensando que a única saída seria estudar e estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Segui a Trilha Estratégica, usei o material em PDF, videoaulas principalmente de português e o SQ, os materiais são muito bem-preparados e objetivos, o que aumenta a eficiência dos estudos, na reta final usei o Passo Estratégico para revisão, como não fazia resumo o passo me ajudou muito nas revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Enquanto estava na FAB, conheci vários colegas que estavam estudando para concursos através do Estratégia, foi quando tive o primeiro contato com a plataforma.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Senti uma diferença brutal, antes estudava sem nenhum direcionamento, apenas pegava um livro e estudava, com o material do Estratégia principalmente a trilha, foi como uma receita de bolo, peguei a trilha e segui rigorosamente, e quando foi chegando o concurso usei o passo para revisar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Usei uma planilha pronta para montar o plano de estudos e controlar as revisões, como meta estipulei 3 horas líquidas por dia, no pós edital aumentei para 4 horas liquidas mínimas por dia e no sábado eu descansava.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Não fazia resumos, eu marcava no PDF e depois revisava usando as marcações utilizando o esquema 24/7/30 para revisar. Fiz 4 simulados no último mês antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: Resolução de questões é essencial, eu resolvi 27615 questões durante a preparação, tenho uma planilha com toda a trajetória, horas estudadas e questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Tinha muita dificuldade em português, eu superei estudando por mais tempo, português foi a matéria na qual gastei mais tempo estudando, e graças a maravilhosa professora Adriana Figueiredo, melhor professora do brasil, eu consegui gabaritar a prova de português.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Deu tudo errado na última semana, tive que mudar justamente nessa semana, praticamente não consegui estudar, isso me causou grande angústia achando que tudo estava perdido, como não estudo no sábado, na véspera da prova apenas descansei até o por do sol, depois eu assisti toda a revisão de véspera na velocidade 2.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: O principal acerto foi usar o melhor material em PDF e assistir a melhor aula de português do Brasil com a professora Adriana Figueiredo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Todos os dias eu pensava em desistir, mas quando via minha situação eu sabia que desistir não era uma escolha, não era estudar para passar, mas estudar até passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Não desista, é uma jornada solitária, mas valerá a pena cada noite mal dormida, cada encontro social perdido, não espere não ter outra opção, a constância é a chave, estude todo santo dia não para passar, mas até passar.