“O meu conselho é nunca desista dos seus objetivos, é clichê mas é a grande verdade. Se você não desistir, mais cedo ou mais tarde você será o próximo aprovado.”
Confira nossa entrevista com Alan Mesquita Nunes, aprovado em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – São Luís (MA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alan Mesquita Nunes: Tenho apenas o ensino médio completo, tenho 25 anos e sou de Luzilândia-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alan: Procurava estabilidade financeira e o concurso do INSS tem uma boa remuneração para um cargo só de nível médio
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alan: Sim, eu trabalho em uma escola. Eu trabalho de manhã e à noite, de segunda a sexta. Então estudava no período da tarde, 3h por dia. E nos finais de semana eu estudava 5h por dia, 2h:30 de manhã e 2h:30 à tarde.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alan: Sou servidor público municipal, fui aprovado em 2° lugar para o cargo de assistente administrativo no concurso da prefeitura da cidade onde moro, Coroatá-MA. Agora que passei no INSS, pretendo fazer faculdade de Direito e depois pensarei se continuarei estudando para concursos ou não.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alan: Eu sou muito caseiro, então não foi muito difícil me adaptar a vida de concurseiro. Vez ou outra eu saída com amigos à noite. Mas geralmente era só casa, trabalho e estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alan: Sim, eles entenderam. Tive sorte de ter pessoas compreensivas ao meu lado
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alan: Eu desisti da faculdade em 2019 para me dedicar ao concurso do INSS. Foi uma jogada arriscada, mas deu certo. Foram 3 anos de preparação. Manter a disciplina não é nada fácil, mas eu lutava comigo mesmo todos os dias para fazer o que tinha que ser feito, mesmo quando eu não estava com vontade. Você tem que levar os estudos muito a sério e acreditar que sua hora vai chegar mais cedo ou mais tarde.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alan: A minha preparação foi, em sua maioria, pelo Estratégia Concursos. Usava muito os PDF’s, e nas disciplinas de português e informática, que são as que tinha mais dificuldade, assistia às videoaulas.
O Estratégia foi fundamental para minha preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alan: Eu pesquisei cursinhos na internet e, de cara, foi o primeiro que apareceu.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Alan: Sim, usei outro curso, mas os PDF’s não eram tão aprofundados quanto o Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Alan: Não, meu foco foi apenas o INSS.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alan: Demais. O Estratégia tem vários recursos que facilitaram bastante a minha preparação, como por exemplo PDF’s aprofundados, bem didáticos e com várias questões. Além do Passo Estratégico e dos Bizus, que são ótimos materiais de revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alan: Eu estudava, geralmente, duas matérias por dia, às vezes três. Para as matérias importantes ou que eu tinha mais dificuldade eu estudava 1h:30 ou 2h e para as mais fáceis eu estudava 1h ou 50 min.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alan: Eu revisava por questões, sempre que terminava uma aula respondia as questões das aulas anteriores. Não respondia todas as questões, respondia de 4 em 4. Assim revisava todo o conteúdo mais rápido.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alan: Eu não sei quantas questões eu respondi, mas com certeza foram milhares. A resolução de questões é a melhor forma de revisar e consolidar o que estudou, então é muito importante sempre responder questões, afinal no dia da prova é isso que fazemos, resolvemos questões
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alan: As mais difíceis, para mim, foram informática e português. O que me salvou foram as videoaulas, a professora Adriana Figueiredo e o prof Renato da Costa tem uma didática incrível e me fizeram aprender o que parecia impossível. Sou muito grato a eles e aos demais professores que fizeram evoluir bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alan: Depois do edital inevitavelmente você só quer pensar em estudar, então eu aumentei bastante as horas de estudo, aproveitava todo o tempo livre para revisar e responder muitas questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alan: Meu principal erro foi não ter migrado pra os PDF’s logo. No início da minha preparação eu achava que só conseguiria estudar por videoaula, mas quando conheci o Estratégia vi que com a qualidade dos PDFs, todos podem estudar por eles. Meu principal acerto foi estudar por ciclo de estudos e revisar por questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alan: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alan: O meu conselho é nunca desista dos seus objetivos, é clichê mas é a grande verdade. Se você não desistir, mais cedo ou mais tarde você será o próximo aprovado. E se quiser que esse dia chegue logo, escolha o Estratégia Concursos que, para mim, é o melhor curso preparatório do mercado.