Aprovado em 1º lugar no resultado provisório do concurso TCE-GO para Analista de Controle Externo
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“O resultado é uma consequência do esforço e uma questão de tempo!“
Confira nossa entrevista com Marcos Egídio Rodrigues Leal de Sousa, aprovado em 1º lugar no resultado provisório do concurso TCE-GO para Analista de Controle Externo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcos Egídio Rodrigues Leal de Sousa: Olá, meu nome é Marcos Egídio Rodrigues Leal de Sousa, sou engenheiro civil formado pela UFPI, tenho 27 anos e sou natural de Teresina/Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcos: Inicialmente, estudar para concurso não estava dentro dos meus planos. Entretanto, após minhas experiências de estágios dentro da graduação, não me identifiquei muito com o mercado de trabalho na minha área de formação e decidi estudar pra concursos. Dentro da minha graduação de engenharia civil, tive a oportunidade de estagiar no Tribunal de Contas do Estado do Piauí por meio de um processo seletivo à época, esse estágio foi essencial para eu conhecer a carreira de controle e me motivar a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcos: Minha jornada até a aprovação teve várias fases, que duraram cerca de 3 anos e meio até aqui. Inicialmente, após concluir a graduação, eu tive o privilégio, apoio incondicional dos meus pais e as condições de apenas estudar, fiquei apenas estudando por cerca de 2 anos, com uma carga de 7 horas líquidas diárias de segunda à sábado. Após tomar posse no meu primeiro cargo (2020), continuei estudando por mais um ano e meio, porém, agora com uma carga horária reduzida de cerca de 4 horas diárias de segunda à sexta e 6 horas por dia no sábado e no domingo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcos: Já fiz bastantes concursos na minha jornada e estou em alguns cadastros de reserva. Contudo, tive uma aprovação dentro das vagas e uma nomeação como CR. A primeira aprovação foi na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – 9º lugar – Assistente Administrativo, e a outra foi no TCE PI – 8º lugar – Assistente Administrativo, cargo que atualmente exerço. Pretendo continuar estudando até o próximo concurso do TCU.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcos: Eu sempre fui muito caseiro, e com a jornada de concursos eu fiquei mais ainda. Nos meus dois anos de preparação eu era bastante radical e não saia praticamente nunca. Entretanto, após a primeira aprovação eu decidi maneirar um pouco nos estudos e sair um pouco, acabou que meus resultados melhoraram e a qualidade de vida também.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marcos: Não sou casado e nem tenho filhos. Minha família sempre me incentivou e apoiou incondicionalmente, a maior parte da minha aprovação é mérito deles, que me ajudaram nas tarefas de casa pra me deixar livre e também no apoio financeiro inicial. Meus pais faziam o possível para deixar as coisas mais fáceis para que eu me dedicasse o máximo possível e minha namorada também sempre foi muito compreensível em relação à minha rotina.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcos: O total da minha preparação foi de 3 anos e meio focado na área de controle, então eu já tinha uma boa bagagem da área. Por outro lado, o tempo especificamente direcionado ao TCE-GO foi um tempo após o lançamento do edital, que foi do dia 10/09/2022 até o dia 05/11/2022.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcos: Usei principalmente PDF e videoaulas na preparação: a maior parte, cerca de 85%, foi de cursos em PDF e resolução de questões, o resto foi de videoaulas sobre dúvidas específicas ou aulões de leis e revisões que o Estratégia disponibiliza no Youtube.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcos: Por indicação de amigos e por anúncios após pesquisar sobre os concursos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcos: Na última fase da minha preparação, eu estudava cerca de 4 horas líquidas por dia na semana e 6 horas líquidas nos finais de semana, com 2 ou 3 matérias em cada dia. Testei todos os tipos de planejamento e essa foi a forma que mais me agradou. Eu estudava por meio de ciclo de estudos, alternando as disciplinas e sempre focado nos tópicos do edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcos: As minhas revisões eram focadas nos erros das questões e na parte teórica essencial do conteúdo que caia na discursiva. Assim, eu revisava a maior parte por meio dos erros das questões e do tópicos teóricos dos assuntos que caiam na discursiva. Eu costumo fazer resumo no próprio Word para revisitar os tópicos mais importantes, mas isso é pessoal e pode tomar muito tempo. Simulado eu acredito que seja importante, principalmente ali próximo à data da prova pra você poder se acostumar com o tempo de resolução das questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcos: Essencial, pois a prova é constituída por questões. O melhor método de acertar questões na hora da prova é acertar elas antes da prova. A teoria é a base, mas são as questões que direcionam qual tipo de estratégia você deve utilizar, quais tópicos são mais cobrados e também ajudam a consolidar o aprendizado. No total da minha preparação, eu devo ter feito cerca de 70 mil questões, mas não sei precisar o valor exato.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcos: Desse edital específico, a minha maior dificuldade era Português e Auditoria, aprendi português na marra, fazendo muitas questões e analisando os padrões da banca, vendo videoaula quando não entendia um assunto específico. Auditoria eu superei por meio da resolução massiva de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcos: Eu dei um gás muito forte na penúltima semana e na última semana eu desacelerei um pouco, mas tentando aproveitar ao máximo o tempo disponível, eu fiz revisões das questões erradas, revisei questões discursivas e relembrei tópicos importantes do edital que poderiam ser cobrados na prova discursiva.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Marcos: Inicialmente eu foquei em aprender a parte macroestrutural, como o texto deveria ser encadeado, qual a estrutura ideal. Após isso, eu foquei na parte micro e no final da preparação a maior parte do tempo foi dedicada ao conteúdo, pois ter o conteúdo fresco na mente é o mais importante na prova discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcos: Erros: no início da preparação as revisões eram muito espaçadas e sem regularidade; inicialmente comecei a estudar muitas disciplinas de uma vez só e não consegui aprender bem, esquecer a saúde física e mental, esquecer as outros tópicos da vida. Acertos: fazer muitas questões, utilizar ciclo de estudo, refazer questões erradas, usar caderno de erros, fazer mapas mentais para assuntos complexos de entender e flashcards para decorebas, fazer atividades físicas regulares
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcos: Para quem estuda para concursos essa é uma preocupação recorrente, junto com a ansiedade eu já pensei em desistir inúmeras vezes, já duvidei bastante da minha capacidade cognitiva, tive dias difíceis, sem conseguir estudar. Apesar disso, eu decidi que estudaria ATÉ passar, independente do tempo que demorasse e sempre acreditei que se alguém consegue, eu também consigo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcos: Para aqueles que estão iniciando nos estudos, o maior conselho que eu posso dar é que não adianta correr atrás de métodos mirabolantes. Procure sobre as principais técnicas de estudo e faça o básico bem feito. Tenha um bom material de estudo, foque de preferência em PDF, faça muitas questões e refaça aquelas que você errou até assimilar, foque em qualidade de estudo e em revisões, não adianta querer ver o assunto de uma vez e perder em qualidade. Tenha fé em você e foque na sua saúde mental, coloque os seus estudos como uma prioridade, mas tenha uma rotina sustentável, com atividades físicas e lazer. O resultado é uma consequência do esforço e uma questão de tempo!