“As pessoas possuem capacidades e formas de aprender diferentes, mas todos tem direito de aprender, então, passe o tempo que for, uma hora vai chegar a sua vez, vai chegar o momento em que você aprendeu o suficiente para ser aprovado.”
Confira nossa entrevista com Wilken Berken Pereira da Silva, aprovado em 01° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social (PCD) – Juazeiro (BA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wilken Berken Pereira da Silva: Tenho apenas o nível médio, porém, algumas graduções em andamento. Tenho 30 anos. Natural de Juazeiro (BA).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wilken: A segurança e estabilidade de alguns parentes e amigos, que são servidores estatutários, foram fundamentais para eu ter o “start” de estudar para concursos, além da falta de emprego e oportunidade para pessoas com deficiência no mercado privado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? Wilken: Sim, estudava em casa e no trabalho quando dava, pois ele me proporciona que eu estude se não houver atendimento. Trabalho na UPE. Universidade de Pernambuco, sou servidor público no cargo de Assistente Administrativo lotado na biblioteca do Campus Petrolina (PE), no momento.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Wilken: Fui aprovado na Seleção do Expresso Cidadão em 2°lugar PCD. Petrolina (PE). Cargo Assistente de Atendimento ao Cidadão. Trabalhei 2 anos, E em 1°lugar PCD. Petrolina (PE), Na Universidade de Pernambuco. Cargo Assistente Técnico em Gestão Universitária. Onde me encontro atualmente a quase 5 anos. No momento aprovado em 1°lugar PCD, Juazeiro (BA), Cargo Técnico do Seguro Social. Pretendo viver este momento e concluir minha graduação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Wilken: Normal, saia sim com amigos e familiares, tinha o tempo de estudo e o tempo do lazer.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wilken: Sim, somos dois eu e minha esposa, conversei com ela, expliquei que seria difícil a preparação, pois tive que estudar 1 ano e 8 meses apenas para o INSS. Com intuito de mudar de vida e realizar o sonho de ser Servidor Público Federal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wilken: Estudei direcionado para o INSS 1 ano e 8 meses. A necessidade me ajudou a manter o foco e a disciplina. Em 2021 estudei de 2 a 3 horas por dia, somente após o edital aberto, intensifiquei a preparação e passei a fazer de 4 a 5 horas líquidas de estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wilken: Utilizei material impresso, livros e cursos PDFs. As vantagens do Passo Estratégico são a qualidade do material e a praticidade de ter muito em um só material, como resumos, questões, análises estatísticas do que mais cai de cada assunto. Um ponto negativo é que após um tempo de adesão perdi a possibilidade de tirar dúvidas com os professores, o que não ocorreria se tivesse aderido a outras modalidades de cursos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wilken: Através de amigos que já o utilizaram e tiveram um bom desempenho e pela internet também, pesquisando.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wilken: Sim, o que mais me incomodou em outros materiais foi a falta de responsabilidade com o cliente, pois tive acesso a alguns materiais ultrapassados, leis desatualizadas, tudo isso prejudicou, e impediu que eu fosse aprovado mais rápido.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wilken: Fiz sim e não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wilken: Acredito que se resuma em responsabilidade, já que os materiais são atualizados, enxutos, práticos, questões direcionadas, estratégicas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wilken: Após o edital publicado, estudei Direito previdenciário todos os dias e as demais disciplinas foram divididas nos dias da semana, sendo os finais de semana apenas para resolver questões e/ou ver disciplinas atrasadas da semana. Dividia o tempo da seguinte forma: 2h Direito previdenciário e 3h as demais disciplinas. Isso pelo peso do Direito previdenciário para o Cargo que estava me preparando, além de já ter um certo domínio sobre boa parte dos conhecimentos básicos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wilken: Revisava o Passo Estratégico, questões estratégicas, o questionário de revisão, simulados também, muitas questões na plataforma de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wilken: No último mês fazia de 100 a 200 questões por dia, no total do último mês foram mais de 1500. Durante os quase dois anos de preparação foram milhares, impossível saber quantas, pois não contabilizei todas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wilken: Informática, estudei como pude, mas não superei completamente, preciso continuar estudando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wilken: Fiz muitas questões, e no dia que antecedeu a prova eu descansei, não peguei em nada que me lembrasse a prova do dia seguinte, eu tentei fazer isso, RS, para que minha mente assimilasse as questões dos últimos dias com o material visto nos últimos meses.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wilken: O principal erro foi ter desviado o foco durante 4 meses estudando para um concurso com disciplinas totalmente diferentes das que vinha estudando, e o principal acerto foi acreditar, persistência, repetição, fé em Deus que estava fazendo a coisa certa, que era me preparar com antecedência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wilken: Não, porque o fraco não alcança meta e o covarde morre sem tentar. Tinha que ir até o fim pra saber se iria dar certo ou não. Graças a Deus, deu tudo certo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou! Wilken: Quero dizer que ser aprovado no concurso dos seus sonhos é algo grandioso, de felicidade inexplicável, em que pese, é possível, basta começar e não parar por medo de não dar certo. As pessoas possuem capacidades e formas de aprender diferentes, mas todos tem direito de aprender, então, passe o tempo que for, uma hora vai chegar a sua vez, vai chegar o momento em que você aprendeu o suficiente para ser aprovado. Dessa forma, estude até passar. Sucesso, Deus abençoe!