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Recurso no concurso SEEMG professor de Geografia.

          Olá Pessoal. Recurso  SEEMG para o concurso de professor de Geografia. Analisei o certame e a Fumarc explorou bem os assuntos e cobrou sólidos conceitos da disciplina como território, territorialidade, espaço e lugar. Aqui vou analisar a prova tipo 1. São dois recursos que podemos contar como certos, diante do erro de gabarito. Vou comentar também duas questões que geraram muitos questionamentos de nossos alunos através do fórum de dúvidas, então comentá-las. Vamos lá:

Recursos

Recurso 1.

Questão 53: Não tem resposta.

        O movimento das placas é divergente, portanto a Islândia é uma ilha vulcânica formada por movimentos verticais da crosta (epirogenéticos).

 

                    A fossa do Peru é resultado das falhas provocadas pela subducção da placa de Nazca sob a placa Sul Americana.

 

Recurso 2.

Questão 55: Gabarito errado.
Gabarito oficial: e
Resposta correta: c
O IDH é um indicador composto, calculado e divulgado anualmente. A partir de 2010, esse indicador vem sendo construído pela conjugação de três índices, utilizando diferentes indicadores que são:

       (C) Expectativa de vida ao nascer, taxa de alfabetização, taxa de escolarização e Produto Interno Bruto Per Capita (em dólar).

 

Questões que geraram debates:

Questão 32 – Não dá recurso.
Conceito: Territorialidade:
Para o antropólogo Little (2002), a territorialidade pode ser entendida como um esforço coletivo de um grupo social para ocupar, usar, controlar e se identificar com uma parcela específica de seu ambiente biofísico, convertendo-a assim em seu “território” ou “homoland2”

I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais.

          A Expansão do território: Expansão da área sob a jurisdição do Estado. O aumento do território não significa ampliar o sentimento de pertencimento.

II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas.

          O principal agente que regula a organização do Espaço relativo é o Estado e as empresas. As instituições estatais são complexas e englobam o sistema educacional, que dá unidade e formação de uma identidade comum. Por vezes O Estado age arbitrariamente e através de políticas de propagandas de massa é capaz de manipular o sentimento patriótico (lugar) e a territorialidade (sentimento de conjunto e identidade na área administrada por um Estado) e nacionalismo (um povo que se identifica culturalmente e projeta seu futuro comum enquanto unidade nacional. Os três conceitos são próximos, não se confundem, nem podem ser separados.

 

Questão 39.

          De acordo com os documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que se desenvolva um raciocínio geográfico nos alunos, é necessário que se exercite o pensamento espacial embasado em aspectos fundamentais da realidade, tais como a localização, a extensão e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre; o ordenamento territorial e as conexões existentes entre compo-nentes físico-naturais e as ações antrópicas.
Segundo a BNCC, são princípios do raciocínio geográfico, EXCETO:
(A) Conexão: Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.
(B) Distribuição: Exprime de que forma os objetos se disseminam pelo espaço.
(C) Extensão: Refere-se ao espaço infinito e descontínuo, delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.
(D) Localização: Refere-se à posição particular de um objeto na superfície terrestre. A localização pode ser absoluta (definida por um sistema de coordenadas geográficas) ou relativa (expressa por meio de relações espaciais topológicas ou por interações espaciais).
(E) Ordenamento: É o princípio geográfico de maior complexidade. Refere-se ao modo de estrutura-ção do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.

          A BNCC prioriza o desenvolvimento da cidadania e de habilildades e competências. Alguns criticam que o impacto na autonomia do professor será grande e tambem será necessária uma nova formação. Apesar disto para a Geografia enquanto ciência os principios que foram fundados pela escola determinista/positivista são: extensão, causalidade, transformação e conexidade, este último defendido pelo Geógrafo francês Jean Brunhes. Esse estabele que os fatos geográficos físicos ou humanos nunca aparecem isolados e estão sempre interligados por elos de relacionamento, o objetivo é identificar e analisar as relações existentes. O ensino de geografia pode priorizar as habilidades e desenvolvimento da cidadania, mas isso não tira o caráter histórico científico da disciplina cujos principios foram citados. De qualquer forma os principios apresentados pelo BNCC são principios do ensino da geografia pensado para um projeto de educação com enfase na localização, ordenamento/hierarquização mas os principios geográficos continuam os mesmos. O BNCC pretendar a abordagem tradicional determinista.

          É isso aí pessoal. Interponham seus recursos para a SEEMG e vamos torcer para o melhor resultado. Em breve professores efetivos da rede.

           Bons estudos, grande abraço e foco no sucesso !

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