Disciplinas polícia federal: Como se preparar?
Quem já está de olho no próximo concurso da Polícia Federal deve saber que a concorrência neste certame costuma ser muito grande, por isso já deve saber quais disciplinas estudar.
O último concurso da Polícia Federal aconteceu em 2021 para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista, somando 1.500 vagas disponibilizadas.
O órgão já protocolou no Ministério da Economia pedido para realização de novo concurso, desta vez para as carreiras administrativas. Estão previstas 667 vagas, para nível médio e superior.
Em vista disso, preparamos este artigo para explorar quais matérias deverão ser cobradas no próximo concurso da Polícia Federal e como estudá-las.
Vamos começar!
Vamos iniciar nossa análise das disciplinas que têm grande probabilidade de caírem no próximo concurso da Polícia Federal. Quem quiser disputar uma vaga já deve começar os estudos o quanto antes.
Reforçando que a expectativa para o próximo concurso do órgão é para a área administrativa, que teve seu último concurso em 2013, quando foram ofertadas mais de 500 vagas distribuídas nos seguintes cargos: administrador, arquivista, assistente social, contador, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, psicólogo e agente administrativo, que exige ensino médio.
As provas de nível superior foram compostas por prova objetiva, 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos, e prova discursiva.
Dentre as disciplinas de conhecimentos básicos para os cargos de nível superior, temos o seguinte:
– português;
– raciocínio lógico;
– noções de informática;
– noções de direito administrativo;
– noções de direito constitucional.
Os conhecimentos específicos variam de acordo com o cargo.
Já a prova de nível médio do concurso da Polícia Federal teve somente questões objetivas, distribuídas em 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.
As disciplinas que compõem a prova de conhecimentos básicos para o cargo de nível médio são as seguintes:
– português;
– raciocínio lógico;
– noções de informática;
– noções de direito administrativo;
– noções de direito constitucional;
– atualidades.
Já os conhecimentos específicos cobrados para nível médio foram compostos da seguinte maneira:
– noções de administração pública;
– noções de administração financeira e orçamentária;
– noções de gestão de pessoas nas organizações;
– noções de administração de recursos materiais;
– noções de arquivologia;
– legislação aplicada à polícia federal.
Vamos analisar agora as disciplinas cobradas no último concurso da Polícia Federal para delegado, agente, escrivão e papiloscopista, para quem não quer exercer a área administrativa e vai esperar o próximo concurso destes cargos.
A prova de delegado é formada de 120 questões objetivas, 4 questões discursivas (3 dissertativas e 1 peça profissional), exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral, avaliação de títulos e avaliação psicológica.
Na prova objetiva constaram as seguintes disciplinas:
– direito administrativo;
– direito constitucional;
– direito civil;
– direito processual civil;
– direito empresarial;
– direito internacional público e cooperação internacional;
– direito penal;
– direito processual penal;
– criminologia;
– direito previdenciário;
– direito financeiro e tributário.
Já para os cargos de agente e papiloscopista, são 120 questões objetivas, 1 questão discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica e psicológica. Para o cargo de escrivão, além das etapas citadas anteriormente, existe ainda prova prática de digitação.
Para o cargo de agente do concurso da Polícia Federal, as disciplinas são as seguintes:
– português;
– noções de direito administrativo;
– noções de direito constitucional;
– noções de direito penal e direito processual penal;
– legislação especial;
– estatística;
– raciocínio lógico;
– informática;
– contabilidade geral;
Para o cargo de escrivão, além das matérias citadas acima, acrescenta-se a disciplina de arquivologia.
Já para o cargo de papiloscopista, são cobradas as matérias acima, salvo contabilidade geral, mais biologia, física e química.
Independentemente do cargo que você deseja, área administrativa ou não, já deu para perceber que o número de disciplinas exigidas no concurso é alto, assim como o nível de cobrança.
Portanto, comece a estudar o quanto antes para o concurso da Polícia Federal, tanto para a prova objetiva, quanto para a prova discursiva, mesmo sem edital publicado.
Principalmente para aqueles cargos que possuem teste físico, vale reservar algumas horas na semana para a prática de algum esporte, pois além de ajudar no teste, a atividade física vai ajudar também a aumentar o desempenho nos estudos.
Sugerimos começar a estudar por aquelas matérias que você tem menos conhecimento, para já ir se familiarizando com o assunto e para ganhar tempo, já que o edital ainda não foi publicado.
O concurso da Polícia Federal é sempre muito concorrido, por isso você precisa dominar todas as matérias previstas no edital.
Para isso, existem muitos métodos de estudos e você precisa conhecer aquele que mais funciona para a carga horária de estudos que você tem disponível e para a sua rotina, como estudo por meio de pdf, videoaula, resumos, mapas mentais, resolução de questões.
Escolha o melhor método para você e boa sorte!
Se você já quer iniciar seus estudos para o concurso da Polícia Federal, confira aqui todos os cursos que preparamos.
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Saiba mais: Concurso Polícia Federal
Links utilizados:
https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2019/04/15102436/ED-PF-Administrativo.pdf
https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/pf_21/arquivos/ED_1_DPF_2021_ABT.PDF