Aprovado em 05º lugar no concurso TRT-MA para ANALISTA JUDICIÁRIO - ENGENHARIA (CR)
Concursos Públicos“Não duvide da sua escolha de ter iniciado os estudos para concursos públicos, por mais que tenham dias difíceis de continuar, e vão ter, não desista, insista, persista.”
Confira nossa entrevista com Lucas Dos Santos Zenkner, aprovado em 05º lugar no concurso TRT-MA para ANALISTA JUDICIÁRIO – ENGENHARIA (CR):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Dos Santos Zenkner: Me chamo Lucas dos Santos Zenkner, 26 anos, natural de São Luís – MA, formado em Engenharia Civil desde 2019.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Logo depois que me formei eu comecei a estudar para concursos, realizando, de forma séria, apenas 1, sendo este o TJ AM, no qual fui aprovado, mas fora das vagas, em posições não tão boas (tanto para técnico quanto para Eng. Civil) e depois desde o concurso não estudei mais, pois comecei a trabalhar no mercado privado e este não tem me agradado devido à baixa remuneração que as empresas estão dispostas a oferecer, principalmente a profissionais recém formados, além também da cobrança excessiva. Tendo isso como gatilho e exemplo em casa de uma servidora pública (minha mãe), além de incentivos da minha namorada, Isabela, comecei a estudar novamente em março de 2022, focado em concursos de tribunais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: No início de 2022, larguei meu emprego e comecei a trabalhar como autônomo, pois assim tenho mais autonomia para fazer meus horários de estudo e ao mesmo tempo trabalhar, de modo que meu trabalho me proporcionasse o suficiente para fazer viagens a fim de realizar concursos. Logo, passo a maior parte do dia estudando (4 a 8 horas por dia) e à medida que me surgem serviços, essas horas diminuem ao mínimo de 4 horas por dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Fui aprovado em:
TJ AM (2019):
- ANALISTA JUDICIÁRIO – ESPECIALIDADE: ENGENHARIA CIVIL/CAPITAL/MANAUS: Posição 18;
- ASSISTENTE JUDICIÁRIO/CAPITAL/MANAUS: Posição 704°.
TRT PI (2022)
- AN JUD – ÁREA APOIO ESP – ESP ENGENHARIA: Posição 26°;
- TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA: Posição 198°.
TRT MA (2022)
- ANALISTA JUDICIÁRIO – APOIO ESPECIALIZADO – ENGENHARIA: Posição 5°;
- TÉCNICO JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA: Posição 257°.
TRT BA: Esperando resultado.
TRT ES: Esperando resultado.
TRT GO: Próximo concurso de tribunal a ser realizado.
Vou continuar até passar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: Sempre fui bastante caseiro, mas com os estudos minha vida social diminuiu mais, pois diversas vezes deixo de sair com amigos e de ir em festas de família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Não sou casado, tenho namorada, sendo ela a pessoa que mais me apoia, sempre me incentivando e me ajudando quando me sinto desmotivado a continuar. Meus pais também em apoiam muito nessa decisão de estudar para concurso, e me auxiliam muito nas viagens que faço. Não tenho filhos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Tenho estudado de forma direcionada para TRT’s desde maio de 2022. Para manter a disciplina eu precisei primeiro criar uma rotina de estudos, com horários de início e fim. No começo foi bastante difícil manter, mas com o tempo realmente virou e continua sendo rotina do meu dia a dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Inicialmente usei PDFs aliados às videoaulas para aprender a matéria, sendo feito, em paralelo aos estudos, questões e material de revisão. Depois de um certo nível de aprendizagem já gosto muito de ficar fazendo revisões periódicas e questões e sempre acompanhando videoaulas do Estratégia no YouTube, as quais que ajudam muito a manter tudo bem fresco na mente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Lucas: Sim, o que mais incomoda em outros cursos é a falta de objetividade e de profundidade nas matérias e principalmente na qualidade dos materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas: Sim, me senti mais preparado e confiante para realizar as provas. Uma das coisas que acho muito importante é a objetividade dos professores do Estratégia em relação aos assuntos, eles abordam aquilo que realmente vai cair nas provas e eles acertam muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Montei para estudar 2 a 3 matérias por dia, no qual eu possuo sempre de 4 a 8 horas para estudar. Dentro dessas horas eu estudo a matéria ou então reviso caso seja uma matéria já estudada e junto com isso faço questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: As minhas revisões são feitas através de materiais montados por mim e através da resolução de questões. Além disso eu realizo simulados elaborados pelo Estratégia e assisto às aulas ao vivo que o Estratégia disponibiliza para incrementar as revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: As questões são indispensáveis para quem estuda para concurso, pois elas fazem você fixar o assunto estudado e te ajudam a entender como as bancas as cobram nos concursos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Inicialmente as disciplinas de Direito, uma vez que sou da área de Engenharia, sendo este um mundo novo para mim. Mas já entendo e gosto dessa área jurídica. Outra que tive dificuldade no começo, mas hoje é uma das minhas preferidas, é a disciplina de português, graças a Professora Adriana Figueiredo que me fez ter outros olhos para a matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: De muita revisão, assistindo às aulas de reta final e a revisão de véspera do Estratégia, que por sinal são ótimas. Além disso, realizo revisões através dos meus materiais montados e faço bastante questões da banca que realizará a prova que vou fazer.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Principais erros: procrastinar demais em certos dias (não é nada fácil manter a constância de estudo); ter deixado de ler mais alguns itens de regimentos internos.
Principais acertos: Mesmo não mantendo o mesmo ritmo todo dia, não tem um dia da semana que eu não estude para os concursos, nem que seja por 2 horas; Fazer muitas questões; ter montado meu próprio material de revisão; ter começado a estudar antes do edital sair.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Lucas: Pensei em desistir várias vezes, pois a constância nos estudos é difícil, mas todas as vezes que eu desanimo e penso assim eu paro e lembro que quero melhorar de vida, ter minha independência, poder ter uma vida legal com a pessoa que amo (minha namorada, Isabela) e ter paz. Isso tudo eu sei que posso encontrar num cargo público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Primeiro: Não duvide da sua escolha de ter iniciado os estudos para concurso público, por mais que tenham dias difíceis de continuar, e vão ter, não desista, insista, persista. Mantenha o foco, você chegará no local que deseja, basta continuar. Segundo: Não espere sair o edital para começar, monte seu próprio material de revisão e revise periodicamente, faça o máximo de questões que você puder.