.
“Acredite e se visualize na posse do seu tão sonhado cargo público! Não desanime com as dificuldades e busque sempre aprimorar os seus erros. No final desse trajeto, todos os dias de dedicação valerão a pena!”
Confira nossa entrevista com Dandara Passos, aprovada no concurso PGDF para Procurador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Dandara Passos: Tenho 26 anos de idade, sou nascida e criada em Belo Horizonte. Formei em Direito no final de 2019, mas colei grau apenas em Fevereiro de 2020.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Dandara: O desejo de passar em um concurso público veio por influência dos meus pais, que são funcionários públicos. Desde o início da faculdade, eu já tinha a certeza que estudaria para concursos. Mas, nos primeiros meses de formada, eu experimentei advogar e percebi que o trabalho na área privada não me agradava, então decidi focar completamente nos estudos para concursos.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Dandara: Eu iniciei os meus estudos, em 2020, já focada na carreira de Procuradorias. Antes disso eu nunca havia prestado uma prova de concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? Dandara: Sim, eu trabalhava e estudava. Como meu trabalho é home office e com horário flexível, conciliar as duas atividades foi bem tranquilo. Eu estabelecia turnos fixos para os estudos e para o trabalho, e tentava respeitar o horário de cada um. Eu optei por estudar na parte da manhã e tarde. Ao final do dia, depois de terminar meu cronograma de estudos, eu iniciava as tarefas do trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Dandara: Fui aprovada no concurso para Advogado do CREAMG e para Procurador do Distrito Federal. Pretendo continuar estudando até a posse.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Dandara: Eu sempre estudei focada em procuradorias, mas, especificamente para a PGDF, o estudo direcionado começou em março de 2022. Eu enxergava os estudos como uma obrigação e manter a constância era o meu objetivo diário, por isso, nunca tive problemas com disciplina. Evitava marcar compromissos no horário dos estudos ou ter outras distrações que poderiam retirar o meu foco. Além disso, a PGDF sempre foi uma carreira dos sonhos, então eu decidi que me esforçaria o máximo possível para buscara a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Dandara: Eu utilizava livros, PDFs e flash cards feitos por mim. Acredito que há uma maior fixação do conteúdo com os materiais escritos, por isso optei por não utilizar videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Dandara: Eu conheci o Estratégia Concursos, pela internet, com a divulgação do curso de prova oral para a PGDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Dandara: Apesar de ser bem-organizada, eu tinha muita dificuldade em montar um cronograma. Sempre estava insegura e nunca acreditava que o meu cronograma era suficiente. Então contratei uma mentoria, que me auxiliou durante todo o estudo com as metas de estudo diárias. Eu costumava estudar mais de uma matéria por dia, intercalando entre PDFs, lei seca e questões. Eu não calculava o número de horas líquidas estudadas por dia, mas acredito que seria uma média de 6 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Dandara: Durante minha preparação, eu elaborando pequenos flash cards que serviam como uma excelente fonte de revisões. Também fazia questões diariamente e revisava os meus cadernos de erros. Além disso, eu sempre estava em constante revisão das leis secas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Dandara: Para mim, a resolução de questões é o principal método para a aprovação, pois é o momento que aplicamos o conhecimento na prática e que conseguimos visualizar como a banca realiza a cobrança de determinado conteúdo. Durante minha trajetória, eu realizei cerca de 30 mil questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Dandara: Na semana que antecedia a prova, eu fazia muitas questões e revisava os pontos que eu mais errava. Além disso, eu relia meus cadernos de erros e dava uma atenção maior à legislação específica da carreira. Porém, no dia pré-prova, eu optava por não estudar, saía para passear na cidade da prova e procurava fazer atividades mais tranquilas.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva? E para a prova oral?
Dandara: Antes da minha aprovação na PGDF, eu reprovei em três provas discursivas seguidas. Então foquei muito mais no estudo da discursiva e investi em um curso de correção individualizada. Além disso, eu revisava o máximo possível dos meus flash cards e treinava questões antigas da banca. Por fim, eu também revisava as questões discursivas que eu já tinha feito para relembrar e não cometer os meus erros.
O estudo para a prova oral foi baseado, principalmente, em treinos com alguns colegas. Treinar, semanalmente, traz uma melhora indescritível na oratória e também ajuda na revisão dos conteúdos.
O curso de prova oral do Estratégia foi o divisor de águas na minha preparação, porque, além de me permitir vivenciar a situação de prova, possibilitou que eu identificasse e melhorasse vários vícios formais na minha oratória. Com o auxílio da fonoaudióloga e da psicóloga, eu pude melhorar a entonação da minha voz, a cadência da minha fala e aprendi dicas preciosas para manter a calma no momento da arguição. Além disso, aprendi sobre técnicas de respostas para as perguntas, sobre postura e sobre adequada vestimenta para o dia da prova. O nível jurídico das perguntas no curso foi altíssimo, o que permitiu que eu estivesse preparada para qualquer tipo de questionamento no momento da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Dandara: O meu principal erro nesta trajetória foi ter perdido meses montando um caderno resumido de cada matéria que, ao final, eu sequer utilizei. Também cometi o erro de não fazer atividades físicas durante minha preparação.
Acredito que o meu maior acerto foi conseguir manter a constância durante esses anos de estudos e não me abalar com as reprovações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Dandara: O estudo para concurso é um caminho difícil, longo e sem atalhos. Mas é um caminho possível para aqueles que conseguem manter o foco e a perseverança. Acredite e se visualize na posse do seu tão sonhado cargo público! Não desanime com as dificuldades e busque sempre aprimorar os seus erros. No final desse trajeto, todos os dias de dedicação valerão a pena!