Aprovado no concurso TRT MA para Analista Judiciário - Área Administrativa
Tribunais“A caminhada é difícil, é longa, mas é também recompensadora.”
Confira nossa entrevista com Niskier Rodrigues Ribeiro, aprovado no concurso TRT MA para Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Niskier Rodrigues Ribeiro: Sou fisioterapeuta, tenho 27 anos e sou de Teresina, Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Niskier: A instabilidade do setor privado, as dificuldades de trabalhar como profissional liberal (ausência de férias e outros direitos), a busca de melhores salários e melhor qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Niskier: Sim, eu trabalho e estudo. Trabalho à tarde e estudo de manhã e de noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Niskier: Fui aprovado também para o cargo de Analista Administrativo da Funsaúde-CE, em 12° lugar, e pretendo continuar estudando para outros concursos na Área Administrativa e Tribunais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Niskier: A vida social ficou um pouco de lado, mas não adotei uma postura totalmente radical. Acredito que uma rotina sustentável a longo prazo é fundamental para a aprovação.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Niskier: Sou solteiro e não tenho filhos. Minha família me apoiou nessa caminhada, dando todo suporte para que eu pudesse me dedicar e focar nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Niskier: Para este concurso, estudei com o edital já aberto, apesar de já ter estudado algumas matérias por conta de concursos anteriores. O segredo para manter a disciplina é estabelecer uma rotina saudável de estudos, para que você consiga mantê-la a longo prazo e não desista.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Niskier: Estudei principalmente pelas aulas em PDF, porque permitiam um estudo mais aprofundado e levava menos tempo do que estudando pelas videoaulas. Usei as videoaulas apenas em caso de dúvida ou para alguma revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Niskier: Conheci o Estratégia pelo Youtube. Vi alguns conteúdos gratuitos e gostei da qualidade do material e da didática dos professores.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Niskier: O material do Estratégia é muito bom. O PDF é bastante completo, apresenta uma didática muito boa, várias questões, oferece tudo o que você precisa para fazer uma boa prova. Usei principalmente os PDFs, os resumos e o sistema de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Niskier: O plano de estudos era baseado na quantidade de aulas de cada matéria e na importância de cada matéria para o concurso. Assim, eu calculava quanto tempo aproximadamente seria necessário para chegar com todo o assunto estudado e revisado no dia da prova.
Eu estudava 2 ou 3 matérias por dia (em um dia estudava um grupo de matéria e no dia seguinte outro grupo). De 3 a 5 horas líquidas por dia, em média.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Niskier: Eu revisava pelos resumos que já vinham no PDF e através resolução de questões. Não fazia resumos próprios e raramente resolvia simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Niskier: As questões são fundamentais para consolidar o conteúdo estudado e para medir o seu desempenho. Se o percentual de acertos em determinado assunto estava baixo, era sinal que aquela aula merecia ser mais estudada.
Não sei quantas questões eu fiz, mas buscava sempre resolver o máximo possível, não deixando nenhum dia sem resolução de exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Niskier: No último concurso, a legislação específica foi a que tive mais dificuldade. Busquei dedicar mais tempo a ela para poder revisar mais e resolver mais questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Niskier: Na última semana procuro estudar o máximo possível até a hora da prova, para não esquecer nenhum detalhe.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Niskier: O maior erro foi fazer resumos no começo da preparação e acabar perdendo tempo resumindo assuntos, muitas vezes, pouco importantes.
O maior acerto foi não escolher concursos com matérias muito diferentes das que já estavam sendo estudadas e persistir focado mesmo com as reprovações.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Niskier: Nunca pensei em desistir. Os momentos de desânimo acontecem para todos. O importante é sempre lembrar o que fez você começar a estudar para concursos e pensar que sua dedicação em algum momento será recompensada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Niskier: Esteja convicto do seu objetivo no estudo para concursos. A caminhada é difícil, é longa, mas é também recompensadora. Estabeleça uma rotina sustentável de estudo, monitore o seu desempenho, observe sua evolução de uma prova para outra, corrija os pontos fracos e a aprovação virá mais cedo ou mais tarde.