Aprovada no concurso TRT MA para Analista Judiciário - Área Administrativa
Tribunais“O concurso público muda vidas, como já mudou a minha. Então se você tem um objetivo, persevere e acredite, pois o esforço é recompensado.”
Confira nossa entrevista com Paula Nayara Sousa Lima, aprovada no concurso TRT MA para Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paula Nayara Sousa Lima: Sou formada em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão e atualmente curso Direito. Tenho 31 anos e sou de São Luís do Maranhão.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paula: Quando saí da faculdade encontrei muita dificuldade de colocação no mercado, poucas oportunidades e muitas exigências para quem tinha acabado de sair da graduação, então teve um concurso do MAPA (Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento) e vi uma boa oportunidade na minha área de formação, mas eu era muito inexperiente no mundo dos concursos e fui muito mal na prova. Porém, mesmo com um desempenho ruim, vi que o concurso público era uma boa oportunidade para mim.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Paula: Eu já sou servidora pública e faço faculdade também, então tive que ter muita disciplina para poder dar conta do trabalho, faculdade e estudos pra concurso. Mas tive muito suporte do marido que me auxiliou nos afazeres domésticos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Paula: Já fui aprovada no concurso do Detran- MA na 30ª posição, para o cargo se Assistente de Trânsito, cargo que exerço atualmente. Também já fui aprovada no concurso da SEGEP (Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores) do Estado do Maranhão, no cargo de técnico previdenciário, na posição 22º.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Paula: Saía muito pouco, porque comecei a estudar depois que o edital saiu, então foquei na minha preparação.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Paula: Sou casada, mas ainda não tenho filhos. Minha família me apoiou muito, principalmente meu marido, que ficou com todos os afazeres domésticos, idas ao supermercado… isso tudo para que eu pudesse focar nos meus estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Paula: Eu comecei a estudar logo após a divulgação do edital, então tinha pouco tempo. Procurei ao máximo deixar de lado as distrações e fazer um cronograma de estudos e segui-lo o máximo possível, pois o tempo era curto e eu sabia que essas privações eram passageiras.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paula: Eu usei os PDF’S e videoaulas do Estratégia, para as matérias que não tinha muito domínio como AFO, Raciocínio Lógico, português e para as disciplinas da parte direito eu fiz muitas questões, pois já tinha uma base por conta da graduação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paula: Conheci em 2017, quando teve uma promoção nos cursos, e acabei comprando o curso para o concurso do Detran MA.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Paula: Para mim o material do Estratégia é muito completo e didático e isso é um grande diferencial, pois nos outros materiais eu ficava perdida, principalmente porque não tinha base nenhuma. O material do Estratégia me ajudou a sedimentar os entendimentos das matérias e aprender como era a melhor forma e técnica de estudo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Paula: Sim, fiz o concurso TRE-MA no ano de 2015, porém não tive um bom desempenho.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Paula: Sim, o material além de ser completo e didático, os professores ministram o conteúdo de maneira primorosa e ainda ensinam como estudar, a melhor forma de preparação e os conteúdos mais cobrados em provas. Isso ajuda o aluno a delinear um plano de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paula: Montei meu plano baseado nos webinários que assistia do Estratégia. Estudava 3 disciplinas predeterminas, por dia, e ao final de cada aula fazia a resolução de questões baseado no assunto que tinha visto. Costumava estudar entre 4 e 5 horas por dia de Segunda à Sexta, e entre 7-8 horas por dia nos fins de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paula: As revisões eram diárias, com base no assunto que eu tinha estudado no dia anterior, além de revisar com exercícios e marcar as questões que eu tinha achado interessante e as que eu tinha achado mais complexas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Paula: Os exercícios foram de extrema importância, pois a partir deles eu poderia ter a percepção de quais assuntos a banca mais cobrava e como cobrava, as minhas revisões eram baseadas também em exercícios. Para essa preparação fiz por volta de 900 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Paula: Com certeza, no caso da FGV, português era uma matéria que me preocupava bastante. Então busquei assistir bastante videoaulas com resoluções de questões para tentar compreender melhor a matéria, e todos os dias colocava essa disciplina no meu ciclo de estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paula: Na semana da prova foi dedicado a muitos exercícios, já tinha criado um caderno de questões com os assuntos mais cobrados e aqueles que eu tinha mais dificuldade, e nessa reta final foi dedicada a exercícios da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paula: Com certeza o grande erro foi começar a estudar depois do edital, eu deveria ter começado a estudar antes. Como acerto vejo que soube dividir meus ciclos de estudo e procurei ter disciplina para tudo aquilo que eu tinha planejado para estudar durante a semana, e aos finais de semana usava pra preencher lacunas que ao longo da semana havia deixado e consolidar o estudo da semana.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paula: Sim, durante a preparação, logo após sair o edital, fiquei doente e precisei ser internada, então passei praticamente parada sem estudar nada. Nesse momento me desmotivei bastante, porque o edital era muito grande e um dia sem estudar é muito prejudicial para a preparação e já tinha se passado 2 semanas e eu não tinha retomado os estudos. Foi um momento que pensei em desistir desse concurso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paula: Estudar para concurso é um desafio, sem dúvidas, mas eu penso que as privações e renúncias são temporárias, e o sucesso é a soma de pequenos esforços diários. O concurso público muda vidas, como já mudou a minha. Então se você tem um objetivo, persevere e acredite, pois o esforço é recompensado.