“Compreender que a aprovação em um certame diz respeito a manutenção da FÉ nos objetivos para superar as inseguranças advindas com a trajetória; PACIÊNCIA para seguir a rotina de estudos e vencer as dificuldades; HUMILDADE para estar disposto(a) a revisar com atenção os conteúdos quantas vezes forem necessárias; e CRIATIVIDADE para perceber e implementar o método de estudos que mais se adequa à sua realidade, são características que fazem com que quem deseja verdadeiramente alcance a aprovação. Tudo é questão de tempo.”
Confira nossa entrevista com Iron Medeiros, aprovado em 36º lugar no concurso PM-RN para ALUNO OFICIAL PM:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Iron Medeiros: Meu nome é Jodilson Medeiros, sou natural de Currais Novos/RN, tenho 28 anos, sou bacharel em Direito formado pela UFRN – Campus Caicó/RN e atualmente curso Letras Português/Inglês na UFRN – Campus de Currais Novos/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Iron: Ser filho de uma professora e de um técnico em enfermagem e crescer vendo-os exercer suas funções tendo como objetivo servir à população, além da vontade de conquistar minha independência financeira pelo meu próprio esforço, sem depender de favores políticos, bem como a ideia da estabilidade, foram fatores que me influenciaram a estudar para concursos públicos. Assim, passei a me interessar pela área policial em razão do quantitativo de vagas e da realização regular de certames.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Iron: Tenho estudado para concursos desde o ano de 2019 e, desde então, tive períodos em que trabalhei. Durante os intervalos em que trabalhava, houve a redução da quantidade de horas e de disciplinas estudadas, mas busquei me manter em contato com as matérias para que os conteúdos sempre estivessem sendo revistos. Durante o intervalo em que me dediquei apenas para concursos pude aumentar a quantidade de disciplinas e matérias vistas diariamente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Iron: Fui aprovado em 3º lugar para o cargo de soldado masculino da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2019. No ano de 2021, fui aprovado nas provas objetiva e discursiva para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, bem como nos cargos de Agente Técnico Forense e Agente de Necrópsia do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), unidade de Caicó, esses últimos em 1º e 3º lugares, respectivamente. Recentemente fui aprovado para o cargo de Oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte na 36ª colocação e pretendo me dedicar inteiramente ao curso de formação para que possa exercer com excelência a função a ser desempenhada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Iron: Por morar no interior não tenho a vida social tão agitada, mas as saídas com a família e os amigos sempre ocorriam, mesmo que de forma esporádica. Enquanto concurseiros, é importante que saibamos equilibrar o nosso compromisso com os estudos e a vida social, pois a nossa vida e nossas relações permanecem acontecendo durante a nossa preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Iron: Sou solteiro e não tenho filhos. A minha preparação para concursos públicos se tornou bem mais leve graças ao apoio dos meus familiares, em especial a minha família nuclear, a qual é composta por minha mãe, meu pai (in memoriam, mas sempre presente nos meus dias), minha tia, irmãs e sobrinhas. Eu não teria conseguido se não houvesse o incentivo diário, a fé no meu potencial, a compreensão pelas minhas ausências, a paciência nos meus momentos de estresse e de apreensão, os atos de serviço que facilitaram o fluir dos meus dias e a disponibilidade de escuta dos meus familiares e amigos que me auxiliaram durante toda esta jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Iron: Como mencionei, a minha preparação para concursos públicos data de 2019, o que me proporciona uma base considerável. Dessa forma, após a conclusão do curso de formação do ITEP/RN, ocorrida no fim do mês de julho do corrente ano, passei a me dedicar durante os meses de agosto e setembro para a realização do concurso de Oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O equilíbrio entre a minha rotina de estudos e momentos de lazer e de ócio foram essenciais para que eu me mantivesse disciplinado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Iron: A minha preparação ocorreu basicamente por meio da leitura de PDFs e eu prefiro estudar assim graças à facilidade de acesso a um conteúdo compilado. De modo geral, recorro a videoaulas apenas quando tenho dificuldades nos conteúdos, pois assistir as aulas e fazer anotações demandam mais tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Iron: Conheci o Estratégia por meio de amigos de faculdade.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Iron: Considero os PDFs do Estratégia um dos melhores instrumentos disponibilizados pela plataforma, haja vista que apresentam de forma esclarecedora e com a profundidade necessária os conteúdos, além de o material contar com questões comentadas para revisão.
Além disso, a Trilha Estratégica é uma ótima ferramenta para realização de uma revisão final, elencando os pontos do edital que são cobrados com maior incidência.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Iron: A depender da minha disponibilidade de tempo, costumo estudar quatro disciplinas por dia e utilizo como técnica a leitura diária de duas disciplinas, associada à resolução de questões de outras duas, geralmente vistas no dia anterior. Não baseio os meus estudos por horas líquidas, mas pela compreensão de determinado conteúdo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Iron: Realizava revisões de forma ativa por meio da resolução de questões produzindo cadernos de cada disciplina com anotações que eram feitas ao errar ou ao me deparar com algum assunto cobrado que me deixasse em dúvida. Semanalmente realizava a leitura desses cadernos de anotações a fim de vencer os pontos em que apresentei dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Iron: A resolução de exercícios é imprescindível na preparação para um concurso público, haja visto que neste momento o candidato estará revisando, bem como perceberá como o conteúdo costuma ser cobrado pela banca e quais pontos merecem ser melhorados. Durante a preparação para o último certame (Oficial da PMRN) respondi uma média de 1000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Iron: Sempre tive dificuldades na disciplina de raciocínio lógico matemático e para superá-las busquei assistir videoaulas, ler apostilas, responder várias questões com maior regularidade, sempre revisando meu caderno de anotações para perceber qual a lógica de raciocínio a ser utilizada ao me deparar com questões em que o mesmo assunto fosse cobrado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Iron: Na última semana de estudos reli os meus cadernos de anotações de cada disciplina e respondi as questões que errei durante minha preparação, o que fez com que eu revisitasse os pontos que senti dificuldades. No dia pré-prova revisei apenas alguns conteúdos que eu acreditei serem mais prováveis de ser cobrados, buscando ter um dia mais tranquilo, relaxante, em contato com minha família e amigos, descansando para o dia seguinte.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Iron: Fiz uso das aulas do professor Felipe Rosa, na disciplina de Português, e do professor Raphael Reis, responsável por ministrar o curso de Ciências Humanas para Redação, tendo obtido nota máxima na redação produzida no concurso de Oficial da PMRN.
A redação geralmente é deixada de lado por parte dos concurseiros, mas a nota que é atribuída a ela faz toda a diferença na classificação dos candidatos. Desse modo, estudar português, buscar aumentar o seu reportório sociocultural e pensar criticamente sobre de que forma os conceitos se correlacionam às temáticas, bem como produzir redações dos mais diversos temas são atitudes que devem ser adotadas durante a preparação para os certames.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Iron: Sempre pratiquei musculação, de modo que, ao decidir me preparar para concursos da área policial, busquei adequar minha rotina de exercícios para fortalecimento dos músculos e aumento da minha capacidade cardiorrespiratória. É importante ressaltar que os concursos da área policial também cobram dos candidatos um bom desempenho físico e a preparação para o teste de aptidão física (TAF) não pode ser menosprezada.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Iron: Dentre os principais erros, acredito que falhei ao não estabelecer desde o início da minha jornada de estudos a revisão periódica dos pontos que tive dificuldade.
Dentre os principais acertos, considero o fato de ter percebido que para que eu compreendesse algumas disciplinas seria necessária uma verdadeira imersão, revisando-as ao assistir videoaulas, ler apostilas e responder várias questões com maior frequência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Iron: A vontade de desistir associada ao cansaço e ao receio de falhar foram fatores que se fizeram presentes durante a minha preparação. Para vencê-los, eu me mantive instigado ao pensar no meu progresso diário acumulado durante a minha jornada, no meu propósito enquanto futuro servidor público, na estabilidade e nos valores a serem recebidos no cargo, bem como o quanto esses me ajudariam a vivenciar momentos com a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Iron: A aprovação em concursos públicos demanda o comprometimento pessoal e diário dos candidatos com o seu objetivo e não é preciso ter sido um aluno excelente durante o ensino médio ou faculdade para ocupar o cargo público almejado. Compreender que a aprovação em um certame diz respeito a manutenção da FÉ nos objetivos para superar as inseguranças advindas com a trajetória; PACIÊNCIA para seguir a rotina de estudos e vencer as dificuldades; HUMILDADE para estar disposto(a) a revisar com atenção os conteúdos quantas vezes forem necessárias; e CRIATIVIDADE para perceber e implementar o método de estudos que mais se adequa à sua realidade, são características que fazem com que quem deseja verdadeiramente alcance a aprovação. Tudo é questão de tempo.