Notícia

Concurso Público: você conhece o estilo da banca Cebraspe?

O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) é uma empresa conhecida pela organização de diversos editais de concurso público.

Ele é responsável por provas importantes e vista como um bicho de sete cabeças para muitos candidatos devido ao método de correção, na qual uma questão errada anula uma acerta.

E, por isso, é fundamental entender como a banca funciona, como, por exemplo, os assuntos que costumam cair nas principais disciplinas.

As provas geralmente contam com 120 questões, mas, dependendo do concurso, a avaliação pode chegar até 150 alternativas. Já nos exames de múltipla escolha, a quantidades varia de 60 a 80 questões.  

O concurso público realizado pelo Cebraspe também costuma ter uma prova de redação. Os temas geralmente são técnicos, com assuntos sobre o cargo/área do concurso, ou de atualidades, o que pode variar conforme o edital.

O Estratégia Concursos realizou uma entrevista com o Assessor da Direção do Cebraspe, Ricardo Bastos, que esclareceu algumas das dúvidas mais comuns entre os concurseiros.

Segundo Bastos quando o assunto é o estilo de exigência do conteúdo, o Cebraspe busca trazer questões contextualizadas, principalmente, com a rotina do trabalho do futuro servidor.

Entre os concurseiros a empresa também é reconhecida pela rigidez com a interpretação de texto e assuntos que fogem do famoso “decoreba”.

E sobre isso o assessor esclareceu: “[Geralmente] são situações “problema” em que ele [candidato] teria que julgar as assertivas relacionadas àquelas situação o que, no caso, não exige a tal Lei seca.”

Além disso, ele garante que as provas são elaboradas por especialistas na área, a maioria doutores, com notório saber. Confira os detalhes do bate-papo!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Agora que você conferiu o estilo da banca, que tal estudar para concurso público?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.