Orientações para Interação no Chat das Videoaulas
Introdução
Você gosta de aprender por videoaulas? Utiliza o chat para fazer comentários durante as gravações no YouTube? Se a sua resposta foi SIM para as duas perguntas, então esse artigo é para você. Hoje vamos falar um pouco sobre a interação no chat das videoaulas.
Decidimos fazer um artigo a respeito disso logo após analisar o comportamento de diversos alunos no chat das principais videoaulas. Além disso, outra motivação foi o fato de não existir muita informação a respeito do assunto.
Antes de mais nada, o nosso objetivo é passar as orientações adequadas para você aproveitar as aulas da melhor maneira possível. Lembre-se sempre de que você não é o único interessado na sua aprovação: nós também somos. Dessa forma, segue o nosso roteiro:
- Comunicação com o Professor no Chat
- Comunicação com os Alunos no Chat
- Papel do Moderador no Chat
- Quiz: Pode X Não Pode
Em contrapartida, se você estuda apenas por pdf e outros meios correlatos, nem precisa seguir adiante. Embora a leitura de hoje seja mais rápida (atendendo a pedidos), não é oportuno que você desperdice seu tempo à toa. Então, para quem ficará conosco, vamos começar?
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
Comunicação com o Professor no Chat
Primeiramente, o chat é uma ferramenta de comunicação dos alunos com o professor. Ele deve ser utilizado sobretudo para tirar dúvidas a respeito da matéria, informar-se sobre próximas aulas, fazer agradecimentos e elogios etc.
Os professores são bem solícitos e buscam sempre responder aos questionamentos. Normalmente, as respostas são fornecidas no intervalo das gravações, no momento em que o professor realiza pausas para a leitura dos comentários.
Entretanto, alguns professores conseguem visualizar as dúvidas simultaneamente com a gravação e as respondem de imediato. Independentemente do momento, a tendência é que todas sejam respondidas até o término da aula.
Comunicação com os Alunos no Chat
De maneira idêntica, o chat das videoaulas também pode ser utilizado para estabelecer a comunicação com outros alunos. Isso pode ser interessante caso você queira compartilhar informações a respeito de outras aulas ministradas, por exemplo, ou tirar dúvidas gerais que envolvem concursos em comum.
Todavia, a comunicação com outros alunos deve ser vista como exceção, não como regra. O principal objetivo do chat é a comunicação com o professor. Assim, caso você queira entrar em contato com um colega específico, prefira outras formas alternativas, especialmente as privadas.
Papel do Moderador no Chat
Todos os chats do Estratégia contam com a presença de pelo menos um moderador. Seu papel é resolver intercorrências e prestar esclarecimentos que estejam ligados à transmissão (por exemplo, imagem travando, áudio baixo, informar sobre disponibilidade da aula após a gravação etc.).
Normalmente, o moderador encontra-se destacado na cor azul, a fim de que você possa reconhecê-lo mais facilmente. Além disso, habitualmente ele escreve frases motivadoras para apoiar os concurseiros. Só para ilustrar, veja um exemplo:
Salientamos que o moderador nem sempre está ciente a respeito de outros assuntos que não envolvam a aula propriamente dita. Eventualmente, ele até pode resolvê-los, mas não faz parte de suas atribuições.
Dessa forma, caso você tenha dúvidas a respeito de outros temas não pertinentes à aula (por exemplo, cursos indisponíveis, assinaturas ofertadas etc.), o ideal é que você entre em contato diretamente com o Suporte do Estratégia para esclarecê-las.
Quiz: Pode X Não Pode
Agora vamos fazer um jogo rápido com você. Vamos ver se você entendeu as orientações que acabamos de passar com a brincadeira do Pode X Não Pode. É muito simples: nós faremos 10 perguntas e você terá que responder se pode ou não pode. Está pronto então?
Questões | Pode | Não Pode | |
---|---|---|---|
1 | Repetir comentários sucessivas vezes. | [ ] | [ ] |
2 | Resolver problemas da conta do Estratégia Concursos. | [ ] | [ ] |
3 | Fazer um elogio ao trabalho do professor. | [ ] | [ ] |
4 | Informar que o microfone do professor está desligado. | [ ] | [ ] |
5 | Perguntar sobre o horário do término da aula. | [ ] | [ ] |
6 | Assediar o professor. | [ ] | [ ] |
7 | Bater papo com outros alunos. | [ ] | [ ] |
8 | Tirar dúvidas sobre a agenda de outro professor. | [ ] | [ ] |
9 | Fazer manifestações políticas. | [ ] | [ ] |
10 | Perguntar se há material de apoio para acompanhar a aula. | [ ] | [ ] |
O gabarito está no final deste artigo, mas já adiantamos que não vamos aceitar recursos :). Brincadeiras à parte, a vantagem é que aqui você não compete com outros concurseiros (só com você mesmo).
Conclusão
Em suma, neste artigo falamos um pouco sobre o papel do chat na gravação das videoaulas e as melhores formas de exercer a comunicação por meio dele. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para melhorar a sua interação posteriormente.
Lembramos que o Estratégia oferece diversos cursos em pdf, videoaulas e áudios para você ouvir onde quiser. Saiba mais sobre todos os nossos cursos disponíveis na plataforma por meio do link https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Por fim, reforçamos também a importância de treinar seus conhecimentos por meio de questões. Alunos aprovados realizam centenas ou até milhares de questões, a fim de que possam atingir seu objetivo. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.
Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Profissional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Especialista em Previdência Social – Ciência da Computação no Rioprevidência, além de ser colaboradora do Blog do Estratégia Concursos.
Quer Saber Tudo de Concursos Previstos?
Confira Nossos Artigos
*Gabarito do Quiz:
Pode – Números 3, 4, 5, 8 e 10
Não Pode – Números 1, 2, 6, 7 e 9