Artigo

Prova MPU – Noções de Informática – cargos 34 e 35 – comentários e recursos

Olá, pessoal, tudo bem?

Acabei de comentar a prova de Noções de Informática – MPU – cargos 34 e 35 e encontrei 2 questões com possibilidades de recurso. São as duas últimas deste texto.

Grande abraço!

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO – Conhecimentos Básicos para os cargos 34 e 35

MPU1

A partir da figura acima, que ilustra uma janela do navegador Internet Explorer, julgue os próximos itens.

44 A página apresentada poderá ser impressa, desde que seja copiada e transferida para o editor de textos Word.

Gabarito Preliminar: E.

Comentários: Concordo com o gabarito. Não há a necessidade de copiar e/ou transferir a página para o Word (ou qualquer outro aplicativo) para que a mesma possa ser impressa. Os navegadores, incluindo o Internet Explorer, podem realizar a impressão.

 

45 A planilha Boletins de Serviço pode ser copiada, sem que se percam os dados e a formatação, tanto para o Excel quanto para o aplicativo LibreOffice.

Gabarito Preliminar: E.

Comentários: Ainda que a planilha possa ser copiada sem que se perca a formatação (em muitos casos o aplicativo tenta adaptar a tabela da página à formatação disponível), a questão errou ao dizer que a cópia seria copiada para o “aplicativo LibreOffice”. O LibreOffice é um pacote de programas onde encontramos o Calc, o Impress, o Writer, etc.

 

46 A opção de criar página com os tópicos favoritos é vantagem do Google Chrome em relação ao Internet Explorer.

Gabarito Preliminar: E.

Comentários: Desconheço a existência desta opção em qualquer dos dois navegadores. É possível, sim, gerenciar os favoritos e até salvá-los (exportar) em uma página HTML. Assim, podemos acessá-los como se estivessem em uma página web. Mas isto ambos os navegadores permitem fazer.

 

47 A principal vantagem do formato pdf é a consistência obtida em todos os tipos de computadores, ou seja, o documento aparecerá de maneira idêntica independentemente da plataforma em que ele estiver sendo lido.

Gabarito Preliminar: C.

Comentários: É fato, um documento em formato PDF possui a forma que terá quando for impresso e pode ser aberto em qualquer programa visualizador deste formato, independente da plataforma. O PDF é um formato proprietário, desenvolvido pela Adobe System. Este formato é um padrão para troca de documentos eletrônicos, mantido pela International Standards Organization (ISO). Quando convertemos algo (documentos, imagens, páginas web, etc) para o formato web, ele fica como se já estivesse impresso. Porém, eles podem conter links, campos de formulários, áudio e até vídeos.

 

Acerca de segurança e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue os itens a seguir.

48 Os arquivos salvos no Linux são guardados na pasta escolhida pelo usuário e, automaticamente, na pasta backup, o que facilita a integridade dos dados. No Linux, os arquivos salvos na pasta escolhida pelo usuário são automaticamente salvos na pasta backup, o que preserva a integridade dos dados.

Gabarito Preliminar: E.

Comentários: As configurações iniciais dos sistemas não habilitam ou utilizam esquemas de backup ou cópia de segurança. Portanto, nada de salvar os arquivos aqui e lá automaticamente.

 

49 Uma página da Internet pode ser salva em uma pasta no drive C, independentemente da origem da página.

Gabarito Preliminar: C.

Comentários: Quando li pela primeira vez eu fiquei com uma pulga atrás da orelha. O termo “independente” não parece correto. A questão não diz se estamos visualizando a página no navegador, mas que a tal página pode ser – sempre – salva no drive C. Primeiro, existem páginas da Internet que não são acessíveis ao sistema Web (páginas que ficam em locais protegidos do público, sendo acessíveis apenas pelo servidor, por exemplo). Outra coisa é que posso estar utilizando um sistema Linux, que não tem drive C (o Linux não usa este tipo de nomenclatura para a unidade de disco), ou até um sistema que não possui drive algum. Para mim, o gabarito correto aqui é ERRADO. Cabe, sim, recurso.

 

50 Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.

Gabarito Preliminar: C.

Comentários: É verdade, mas em parte. Uma parte das aplicações pode estar disponível, mas nem todas as funcionalidades que desejamos está disponível na Web. Será que a produção de filmes de alta qualidade está disponível na Web e, quem acredita, com qualidade de resultados?

Ainda que tenhamos servidores que possam armazenar dados, com eficiência e promessa de disponibilidade, quem tem a coragem de fazer isto? Eu mesmo já tentei, mas nem sempre consegui uma conexão com velocidade razoável para acessar os arquivos mais pesados, ou para executar um aplicativo com os recursos que de que precisei (edição de vídeo, por exemplo). Achei a afirmação muito ampla para a realidade do momento. Existem programas que necessitam, sim, de estar instalado e armazenado no computador local. Se cabe recurso? Claro!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.