Aprovada em 1° lugar no concurso TRT MT no cargo de Analista Administrativo - Especialidade Contabilidade
Tribunais“Nenhum esforço na vida é em vão. Todo empenho e dedicação um dia retorna para nós e foi isso exatamente que aconteceu comigo. O importante é manter a constância, o foco e pensar no teu objetivo (independente da opinião alheia e das ausências que serão necessárias) que alcançaremos êxito. Foco, força e fé!”
.
Confira nossa entrevista com Juliana Perrone de Oliveira, aprovada em 1° lugar no concurso TRT MT no cargo de Analista Administrativo – Especialidade Contabilidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Juliana Perrone de Oliveira: Tenho 37 anos, nascida em Manaus/AM e resido em Porto Alegre/RS desde os meus 6 anos. Me formei em Direito na Uniritter e Contabilidade na UFRGS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Juliana: Trabalhei alguns anos na iniciativa privada, porém queria uma estabilidade e segurança maior que só concurso público proporciona. Além disso, os salários iniciais são muito atrativos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Juliana: Sim, trabalho atualmente e tentava conciliar os estudos nos intervalos de almoço, durante a noite quando chegava em casa e nos finais de semana. Porém, com a pandemia entramos em teletrabalho o que flexibilizou muito meus horários e consegui ter mais horas de estudo durante a semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Juliana: Em 2021 e 2022 resolvi me dedicar com mais afinco aos estudos. Fui aprovada no TJ/SC para analista administrativo (140° posição); no TRT 4° Região fui aprovada para Técnico judiciário – área administrativa (185° posição); e Analista de contabilidade (37° posição). Depois fui aprovada no TRT 23° Região para Analista de contabilidade (1° posição); TRT 22° Região para Técnico judiciário – área administrativa (23° posição); e Analista de contabilidade (21° posição). Com certeza continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Juliana: Eu decidir permanecer focada nos estudos, então minha vida social foi nula. Inclusive deixei de ir ao casamento de um grande amigo meu. Apenas saía com amigos e família após a realização das provas, para relaxar um pouco antes de seguir novamente nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Juliana: Eu digo que concurseiro(a) passa a ser um estilo de vida. Apesar de desejarem nosso sucesso nos estudos, a família ainda tem muita dificuldade em compreender nossas ausências e afastamentos. Porém, toda essa dedicação e foco é 90% responsável pelo nosso desempenho. Com o tempo eles foram aceitando, acompanhando a jornada e torcendo por mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Juliana: Na verdade, como eu havia estudado para TCU e CGU no início do ano e ambos são concursos de muito alto nível, eu estava com uma base fortalecida em várias matérias que são comuns em concursos. Somando tudo isso foi uma preparação “geral” de 8 meses e focada no concurso TRT 23° em torno de 2 meses mesmo.
Para manter a disciplina eu organizei meus estudos num cronograma dividido entre as matérias e procurava cumprir à risca.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Juliana: Dentro do meu cronograma eu estudava pelos PDFs e caso tivesse dúvidas eu assistia às videoaulas do assunto. Algumas leis importantes eu lia inteira original, resolvia muitas questões para entender como a banca gosta de cobrar e fazia resumos visuais que me auxiliam a memorizar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Juliana: Conheci o Estratégia através de amigos e divulgação na internet, principalmente pelos vídeos no Youtube das aulas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Juliana: Com certeza! Estudar com o Estratégia foi fundamental para alcançar as aprovações. Estudar somente pelas leis é um estudo robótico e de pura memorização, na maioria das vezes. Com a explicação dos professores nas aulas e nos PDFs passamos a entender a lógica e assim conseguir responder as questões com mais segurança, sem cair em armadilhas das bancas.
O diferencial do material do Estratégia são as inúmeras opções de estudo, tem os PDFs, vídeos, mapas mental (que adoro), simulados, Bizus, sem falar nas aulas de Reta final e Hora da verdade. Posso dizer que, em algum momento, utilizei todos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Juliana: Como eu disse, criei um cronograma. Estudava uma matéria por vez para fixar melhor o conteúdo e sempre que terminava fazia uma bateria de questões. Nos dias de semana conseguia estudar de 4 a 5 horas por dia e nos finais de semana consegui estudar de 6 a 10 horas, se preciso.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Juliana: Para revisar o conteúdo eu lia os mapas mentais e meus resumos, que eu mesma elaborava, e finalizava com os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Juliana: Posso afirmar que resolver exercícios foi o segredo da elevação do meu desempenho, conseguindo chegar ao primeiro lugar de analista. Eu procurava fazer entre 100 a 200 questões por matéria no módulo de caderno de questões do Estratégia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Juliana: Tinha muita dificuldade em contabilidade geral, pois é um conteúdo bem extenso. O que me ajudou foi realizar questões e assistir às aulas de resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Juliana: Na semana anterior a prova eu revisei um conteúdo por dia e fazia questões. No dia anterior à prova dei uma lida geral nos meus resumos e mapas mentais e assistia o aulão revisão de véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Juliana: No concurso do TRT 23º região não teve discursiva, mas no TRT 4° região teve e eu li todos os PDFs de aulas para questões discursivas. Foi suficiente para um bom desempenho.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Juliana: Os principais erros posso dizer que é não ter começado a estudar antes, bate aquele receio de não sair o edital e acabava relaxando muito. Sem falar que antes fazia poucas questões e esse é um erro gigante.
Nos acertos afirmo que as resoluções de questões fizeram a diferença, assim como fixar o conteúdo com os mapas mentais e simulados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Juliana: Após as provas do TCU e CGU cheguei a ficar deprimida. Estudava e estudava e era sempre eliminada. Bate um desanimo. Porém, quando pensava no futuro, era essa a minha vontade e retornei aos estudos com mais garra.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Juliana: Afirmo, com categoria, que nenhum esforço na vida é em vão. Todo empenho e dedicação um dia retorna para nós e foi isso exatamente que aconteceu comigo. O importante é manter a constância, o foco e pensar no teu objetivo (independente da opinião alheia e das ausências que serão necessárias) que alcançaremos êxito. Foco, força e fé!