Simulados – Como eles podem revolucionar os seus estudos
Quer passar no seu próximo Concurso Público? Aposte em simulados e estude através deles. Os simulados são uma ferramenta incrível para estudar e se preparar para as suas provas de Concursos Públicos. Isso porque são uma réplica das situações que irá enfrentar. Além disso, quando você investe em simulados condizentes com a banca organizadora da seletiva, com seus macetes e tipos de questões específicas, as suas chances de passar aumentam. Veja como os simulados podem revolucionar os seus estudos!
A importância dos simulados
Assim como os exercícios, os simulados servem de termômetro quanto a qualidade dos seus estudos e conhecimentos adquiridos no seu processo de preparação. Eles possuem pelo menos quatro funções para os concurseiros:
- Aquisição de novos conhecimentos, informações e saberes;
- Reforço eficiente do conteúdo adquirido;
- Adaptação com o tipo de prova exigida pela banca organizadora;
- Identificação dos seus pontos fortes e fracos, possíveis erros e dificuldades e formas de como melhorar.
Uma vez que você identifica a necessidade de utilizar os simulados, é preciso ter o cuidado de escolher simulados que sejam próximos ao que será exigido pela banca organizadora. É importante dizer que os simulados devem ser criados por especialistas e preparadores que conhecem os diferentes tipos de concursos.
Ao optar por simulados em sua preparação e escolher bem as propostas que sejam condizentes com os seus propósitos e com a banca que organizará a seletiva, é importante que o candidato adapte os simulados ao seu cronograma de estudos e aos seus horários. Tem tempo certo para aplicar um simulado e isso não pode ser uma tarefa corriqueira. Em geral, os simulados devem ser aplicados após a conclusão de estudo de uma disciplina, de um bloco de disciplinas ou no fim de todo o seu estudo.
Pontos a ficar atendo nos simulados
Uma vez que já possui um planejamento de estudo que contemple os simulados como uma ferramenta poderosa para os seus resultados, é importante saber utilizá-los. Há alguns pontos de atenção que o candidato deve priorizar:
Identifique como serão as questões exigidas em cada disciplina. É hora de reconhecer o que será cobrado e a forma como a banca irá cobrar estes conteúdos de você. Há bancas que preferem utilizar uma abordagem mais reflexivas; outras irão exigir conhecimentos ipsi literis, como é o caso das disciplinas de Direito, por exemplo, ou atribuições do servidor. O primeiro passo é analisar, através dos simulados, como estão expostas estas questões.
Outra forma de utilizar os simulados para ter bons resultados nos Concursos Públicos é no gerenciamento do tempo. Em geral, os simulados possuem a mesma quantidade de questões e nível de dificuldade que a prova. Assim, você pode aprender a gerir melhor o tempo dedicado a cada questão.
Você pode ainda analisar, através dos simulados, o tipo de questão privilegiada pela banca organizadora e os assuntos mais cobrados. Toda banca tem seus próprios critérios e privilegia certos assuntos em detrimento de outros. Esteja atento a esta condição!
Você deve estar atento também à sua própria performance em relação à prova: como você age diante da demanda apresentada no simulado? Quais são as suas preocupações? Há uma autodisputa, uma autosuperação ou o foco está nos outros competidores? Este é um momento de otimizar também o seu estado de espírito e condições emocionais.
O principal ponto de observação nos simulados é o que você acertou e o que errou durante este exercício. Retorne aos estudos do que errou e compreenda qual foi o seu erro. Assim como a reprovação, o erro nos possibilita muitos aprendizados – já falamos sobre isso nesta matéria – confira na íntegra. Utilize o erro ao seu favor como um termômetro de aprendizado e um apoio motivacional. Quanto aos acertos, reforce os seus aprendizados e repasse todo o conteúdo.
Quando você já conhece o que irá enfrentar no dia do exame – e uma das funções do simulado é justamente esta – ficará mais focado, gastará menos energia com expectativas e ansiedade e terá uma performance mais produtiva e positiva no dia da prova. Mas lembre-se de que o simulado é um complemento aos seus estudos e não deve ser a principal ferramenta no seu processo de aprendizagem.
Veja também: Ciclo de Estudos para Iniciantes – Passo a passo simplificado
Gostou das dicas de como passar em Concursos Públicos com simulados? Deixe um comentário!
Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!
EMAIL: [email protected]
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?
Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital
Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões
Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público
Veja também: A Importância Da REVISÃO Na Preparação Para Concurso Público
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos