Aprovado em 1º lugar no concurso PM RN para Endodontista
Policial (PM/BM - Oficial)Saúde“É saber que não vai ser uma jornada fácil. Saber que será preciso muito foco e abrir mão de muitas coisas. Mas também saber que vale muito à pena!”
Confira nossa entrevista com Matheus Silva do Nascimento, aprovado em 1º lugar no concurso PM RN para Endodontista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Matheus Silva do Nascimento: Sou carioca e tenho 32 anos. Me formei em odontologia na UFRJ em 2011. Me especializei em Endodontia e em Ortodontia. Passei no concurso para RM2 de Marinha em 2017 e trabalho atualmente exclusivamente na Odontoclínica Central da Marinha.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Matheus: Antes eu achava que isso de concurso era só para quem já tinha “peixada” e que as vagas já eram todas marcadas. Mas em 2016, conversando com um colega que tinha passado sem ter nenhuma “ajuda” num concurso para uma prefeitura, entendi a importância da estabilidade que um concurso público proporciona e fiquei motivado a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Matheus: Sim. Para passar para o RM2 de Marinha, eu estudava quando chegava do trabalho mesmo, umas 3 horas de segunda à quinta. Parei de trabalhar às sextas para ficar só estudando e também estudava aos fins de semana.
Depois, já na Marinha, ficou mais fácil para organizar tempo para estudo, uma vez que, na OM em que eu sirvo, eu trabalho ou só no turno da manhã ou só no turno da tarde, tendo o turno oposto livre para estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Matheus: Fui aprovado no concurso de RM2 Marinha em quarto lugar, se não me engano. Eram 16 vagas.
Aprovado no concurso da prefeitura de Niterói, para cirurgião dentista, em décimo quinto, se não me engano. Eram 22 vagas.
Aprovado na PM-RN, para endodontista, em primeiro lugar, eram duas vagas.
Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Matheus: Nunca deixei de sair com amigos, família e namorada. Separava meu tempo de lazer, mas sempre dentro do planejamento de estudos. Ter um planejamento é fundamental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Matheus: Sou solteiro. Minha família e amigos sempre me deram apoio para estudar. Porém, às vezes é difícil para quem não é concurseiro entender que em muitos momentos vamos ter que dizer ”não” a um programa, uma saía.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Matheus: Usei todos os métodos (livros, PDF, fiz resumos, videoaulas), de tudo um pouco, exceto aulas presenciais. Eu, particularmente, prefiro as videoaulas às aulas presenciais pela vantagem de poder acelerar o vídeo e, assim, ganhar tempo.
Quando se tem tempo suficiente disponível para estudar, eu acho super válido ler os livros da bibliografia, fazer seu próprio resumo, suas próprias anotações. Quando tenho menos tempo até a prova, uso as videoaulas e PDFs. Com menos tempo ainda, só PDF. Com menos tempo ainda, só questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Não lembro ao certo, porque foi há muitos anos isso kkk. Mas foi ou por indicação de amigos ou pela professora Mirela Barreto, que é também minha colega de Marinha.
Estratégia: Como foi o seu contato com as professoras de Odontologia?
Matheus: Foi o melhor possível. Todas muito atenciosas e empenhadas a ajudar ao máximo. Parece até que são elas prestando o concurso.
Estratégia: Quando saiu o edital, você já estava estudando há quanto tempo? Ou começou a estudar após a publicação?
Matheus: Desde que virei concurseiro em 2016, não parei mais de estudar. Claro que sempre há momentos em que você relaxa um pouco e momentos em que você volta ao foco. Acho que isso é normal, mas é preciso cuidado para que esses momentos de relaxamento não sejam muito longos.
Estratégia: Qual curso de Odontologia do Estratégia você fez para se preparar?
Matheus: Já fiz muitos cursos do Estratégia kkk. Já fiz os preparatórios para as 3 forças armadas. Fiz o específico para a PM-RN também.
Estratégia: Você já teve contato com outros cursos? Se sim, o que o curso do Estratégia de Odontologia tem de diferente?
Matheus: Já fiz sim. Acho que o Estratégia tem algumas vantagens. Gosto da forma de dividir os assuntos em várias aulas menores, gosto do caderno de questões, da disponibilidade dos professores, de sempre aulas novas e conteúdos atualizados serem acrescentados aos cursos, entre outras coisas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Matheus: Planejei estudar no mínimo 3 horas por dia. Havia dias da semana em que eu conseguia fazer 6, 8 ou 9 horas. Não fazia tudo direto. Estudava 2horas, fazia um intervalo e depois voltava. Meu planejamento sempre é voltado para o edital. Estudo mais o que pesa mais, o que cai mais. Deixo um dia para só resolver questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões e qual a importância da resolução de exercícios?
Matheus: Em todos os dias de estudo, o fim do meu estudo é de revisão de algum conteúdo estudado em outro dia. A resolução de exercícios é fundamental para saber em que assunto você precisa se dedicar mais e também porque a cada questão que você erra, você pode estudar sobre aquele tema e então fazer um estudo ativo. Além disso, muitas questões se repetem nas provas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Matheus: Eu sou do tipo que estuda até o momento de entrar na sala da prova kkk. Então esse período foi de muita revisão e resolução de exercícios. E SEMPRE o que eu estudo na véspera cai haha.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Matheus: Acertos acredito que foram a persistência e a dedicação extrema.
Considero erro o fato de que no início eu praticamente não fazia questões e planejava muito mal o meu estudo. Às vezes você tem tempo e tem disposição, mas falta o planejamento correto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Matheus: Várias vezes kkkk. Mas eu sabia muito bem qual era o meu objetivo e confiava no meu conhecimento até aqui, em tudo o que eu tinha estudado… Eu sabia que estava perto.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: É saber que não vai ser uma jornada fácil. Saber que será preciso muito foco e abrir mão de muitas coisas. Mas também saber que vale muito à pena! Certa vez uma colega falou uma frase pra mim: “não existe alguém que se dedicou, que persistiu, que estudou demais, que não desistiu e que não tenha chegado a lugar nenhum no final.” Então é isso. Uma hora a vitória chega. Pode até demorar mais do que você espera, ou até ser por um caminho diferente do que você imaginou, mas chega.