Aprovada em 01° no concurso PM RN para Assistente Social
Policial (PM/BM - Oficial)“Estude sempre mais, dedique-se ao máximo, abdique de alguns momentos de lazer (uma hora você irá usufruir disso), nunca desista (continue na fila, uma hora a sua vez chega), nenhuma reprovação é em vão, você sempre acumula bagagem e experiência para o próximo.”
Confira a nossa entrevista com Rayanna Beatriz Barbosa Da Silveira Mendonça, aprovada em 01° no concurso PM RN para Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rayanna Beatriz Barbosa Da Silveira Mendonça: Graduação em Serviço Social pela UFRN, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto– UTI – através do Programa de Residência Multiprofissional da UFRN/HUOL, Mestrado em Serviço Social pela UFPB. Tenho 31 anos e sou de Natal/RN
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rayanna: A partir da decisão pela formação em Serviço Social já imaginava que teria que enfrentar os concursos para uma inserção mais sólida no mercado de trabalho. Com o incentivo dos meus pais e apoio incondicional do meu esposo, antes mesmo da conclusão da graduação, já iniciei minha trajetória nos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rayanna: Durante a preparação para o concurso da PM trabalhava, sou Coordenadora Adjunta da Escola de Educação Básica (EEBAS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e precisei conciliar as demandas do trabalho e do concurso. Consegui antecipar 20 dias de férias (março) que estavam programadas para o final do ano e me dediquei em torno de 12 a 14 horas por dia para o concurso. Após o retorno das férias tive que reduzir a carga horária, mas aproveitava qualquer momento de “folga” (horário de almoço) e à noite para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rayanna: Já tive algumas aprovações:
- 1º Lugar na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS/Natal-RN);
- 3º Lugar na Secretaria Municipal de Educação (SME/Natal-RN)
- 2º Lugar na Defensoria Pública da União/DPU-PB
- 5º Lugar Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- 3º Lugar na Marinha do Brasil – Quadro de oficiais da Saúde;
- 8º Lugar INSS
- 1º Lugar – Polícia Militar—Quadro de apoio à saúde- RN
- UFRN, EBSERH (UFRN – HUOL e Maternidade Ana Bezerra), IFRN (não lembro exatamente das colocações);
Todos os cargos de Assistente Social
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rayanna: Durante as preparações para os concursos eu mantinha o foco nos estudos e dividia a atenção com meu trabalho e/ou faculdade e minha família (04 filhos e esposo). Não costumava sair para nada além das obrigações e tirava uma horinha para a academia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Rayanna: Sempre tive o apoio incondicional da minha família, sobretudo do meu esposo que desdobrava nas atividades domésticas e de cuidados com os filhos para deixar mais tempo para eu me dedicar aos estudos. Meus filhos, cada um com seu nível de maturidade, compreendia a necessidade da minha ausência e dedicação aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rayanna: Assim que saiu o edital em janeiro, comecei a pesquisar cursos preparatórios direcionados para esse concurso, foi a 1ª vez que fiz isso, nos outros concursos estudei por conta própria ou assinei cursos mais gerais. Encontrei esse no Estratégia e sabia que seria um curso bom por ser uma empresa grande e renomada no mercado de concursos. A partir daí, fui estudando e conciliando com o trabalho, uma média de 06 horas por dia. Até chegar em março, quando antecipei 20 dias das férias e passe a estudar 12 a 14 horas por dia. Eu queria muito ser aprovada nesse concurso, era uma chance muito boa para voltar para minha terra Natal e a carreira Militar muito atrativa, então, o foco era total. Só era 01 vaga tinha que me dedicar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rayanna: Bati todo o conteúdo do edital através desse curso preparatório do Estratégia para o cargo específico de Assistente Social, tanto as disciplinas gerais quanto as específicas através das videoulas, li poucos PDFs o foco eram os vídeos e exercícios (fiz mais de 1000 exercícios), muita leitura de Serviço Social dos artigos e livros que tenho além do material do Estratégia, assisti à lives do canal de vocês, resumos, dicas, tudo que me ajudasse a bater e revisar os conteúdos. O maior desafio foi com Raciocínio Lógico, disciplina densa a qual eu tinha mais dificuldade, mas que foi superada com muita dedicação e graças ao Professor Bruno Lima do Estratégia (super didático, excelente Professor).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rayanna: Meu esposo já conhecia e na internet a gente acompanha os principais cursos Preparatórios do mercado.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Rayanna: Sim, utilizei outros cursos mais gerais de outro concorrente, porém não manteve o nível inicial e estava bastante desatualizado, sobretudo é muito raro encontrar um Preparatório bem completo para cargos específicos como Serviço Social por exemplo nos concorrentes, as empresas focam mais em cargos de nível médio ou da área jurídica, enquanto o Estratégia tem um compromisso maior com as outras profissões e um leque de cursos e possibilidades variadas com o melhor custo-benefício. Além do material e equipe de professores excelentes.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Rayanna: Sim, fui aprovada em outros concursos, porém tinha mais tempo para estudar. Para este eu tinha que ser assertiva nas minhas escolhas e a principal dela era escolher o melhor curso que pudesse direcionar ao máximo meus estudos para não perder tempo, então o resultado foi o melhor possível graças ao Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Rayanna: A principal diferença foi encontrar de fato um curso completo direcionado ao concurso específico para o meu cargo. Material didático na medida, edição e conteúdo dos vídeos de qualidade e a possibilidade de assistir em qualquer lugar e a qualquer hora. Além dos professores serem ótimos, reforço aqui a preparação do conteúdo de Raciocínio Lógico, principalmente com o professor Bruno Lima, e a preparação na Matéria de Serviço Social bem direcionada ao foco do concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rayanna: Essa é uma pergunta interessante, eu costumo dizer que apesar de estudarmos a matéria de Português desde que aprendemos a falar (rsrsr) ela é uma matéria bastante capciosa e que muitos negligenciam por achar que já sabe, eu não, sempre coloquei ela como prioridade. Então, todos os dias de estudo tinha o conteúdo de Português. Neste concurso que tinha Português, Raciocínio Lógico, saúde pública e Serviço Social eu sempre colocava 3 por dia (português, Raciocínio Lógico e Serviço Social, no outro dia colocava saúde pública no lugar de Serviço social e a assim ia intercalando). Como disse anteriormente, no começo eram 06 horas por dia, mas cheguei a fazer 12 a 14 horas durante um tempo. Aos finais de semana 10h por aí e sempre fazia exercícios no final de semana e mais perto da proa revisões à noite e no FDS. Tinha que ter dedicação e abdicar de outras coisas para poder conseguir. Poderia não ter dado certo, é normal, mas sabia que tinha feito o máximo que pude.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rayanna: Sempre copiava os conteúdos e dicas durante o estudo das videoaulas, e nos fins de semana revisava por eles, além disso, acompanhava Lives e vídeos de revisão do Estratégia no canal do Youtube
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rayanna: Resolução de exercícios é o momento catártico da fixação dos conteúdos, não há como verificar o seu nível de apreensão das matérias sem exercitá-las. É através dos erros que identificamos alguma lacuna que precisa ser revista ou se dedicar mais, assim como se está muito bem em um conteúdo ou matéria já sobra tempo para se dedicar mais às que tem mais dificuldades. Estudo para concurso é estratégia (rsrsrs) e acúmulo de bagagem, precisa conciliar e otimizar o tempo. Fiz mais de 1000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rayanna: Sem dúvidas meu maior obstáculo foi Raciocínio Lógico e matemática. Primeiro passo é saber aceitar as limitações que tinha e encarar que era possível aprender, tive sorte do professor ser excelente e dentre os conteúdos o que fiz mais questões foi dessa disciplina. Matemática é repetição, precisava treinar meu cérebro a compreender o comando da questão e qual a linha de raciocínio tinha que adotar, portanto para superar minimamente tive que fazer muito mais questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rayanna: Rotina intensa de revisão, para mim funciona, preciso ir preparada psicologicamente para a prova no sentido de me sentir que dediquei ao máximo para ela. Portanto, sempre reviso até a noite anterior da prova. Como ela foi a tarde então ainda vi algumas coisinhas pela manhã.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rayanna: Principais erros: Poderia ter lido mais os PDFs, acho que poderia ter feito mais questões de Língua Portuguesa…
Principais Acertos: Ter focado bastante nos conteúdos e disciplinas que mais tinha dificuldades; ter dedicado todas as horas que pude para o concurso, ter abdicação de ter férias para descansar e curtir para focar no concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rayanna: Pensei em um primeiro momento quando na 1ª semana de Março o meu bebê que ainda ia fazer 01 ano adoeceu e não pôde ir para o berçário, então me senti impotente diante do fato de que estava ansiosa por ter conseguido mais tempo para estudar, mas não pude utilizar todo como planejava em razão de dedicar mais cuidados a ele, mesmo com meu esposo fazendo a parte dele como ele ainda mamava e ainda mama tem horas que só comigo, então era com ele no colo e o celular na mão para estudar vendo os vídeos ou fazendo exercícios. Da mesma forma que isso me fez pensar desistir, por outro lado me deu mais forças para continuar, era por ele (Erick), por Luigi (09 anos) , por Renato (16 anos), por Liandra (18 anos) e por Alex (38 anos) meus filhos e esposo, respectivamente. Minha família é a base de tudo, e meu esposo é o meu maior incentivador, sem esse apoio nada seria possível…
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rayanna: Estude sempre mais, dedique-se ao máximo, abdique de alguns momentos de lazer (uma hora você irá usufruir disso), nunca desista (continue na fila, uma hora a sua vez chega), nenhuma reprovação é em vão, você sempre acumula bagagem e experiência para o próximo.