Artigo

Como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso do INSS? Hoje falaremos sobre como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS. Vamos lá?

Entenda como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

Como você já deve saber, após anos de espera, foi publicado o edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS ofertando 1.000 vagas imediatas mais 2.373 em cadastro de reserva.

Uma baita oportunidade, não é mesmo?

As vagas são para o cargo de Técnico do Seguro Social com salário inicial de R$ 5,9 mil.

Vai aproveitar essa oportunidade para conquistar a sua tão sonhada estabilidade e melhorar a sua qualidade de vida e da sua família?

Sim ou Claro? Rs…

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como aumentar o seu percentual de acertos para sair dos 70% para a sua prova do INSS. Vamos lá?

Como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

Quando iniciamos nosso estudo para concursos públicos, a maioria das disciplinas são novas. Assim, o objetivo inicial do estudante é conseguir aprender ao máximo as disciplinas exigidas no seu certame.

Desse modo, à medida que ele vai avançando no assunto, ele vai chegando a uma média em torno dos 70% de acerto nas questões.

Claro que é natural que algumas disciplinas o estudante avança mais rápido que outras, seja porque já estudou ou por ter uma maior afinidade.

Mas, a grande maioria dos estudantes para concursos sente que estão empacados nos estudos quando alcançam um percentual de 70% de acertos, como se não tivesse mais avançando.

Você sabe porque isso acontece?

Isso acontece porque todas as provas são formadas por questões de nível mais fácil, questões de nível médio e, por fim, questões com uma dificuldade mais alta.

Então, quando você inicia os seus estudos para concursos, você consegue verificar um aumento no seu desempenho de forma mais rápida até chegar, em média, nos 50% de acertos (seriam questões mais simples), dos 50 para os 70% (demoraria um pouco mais, por ser questões de nível médio, mas ainda é possível avançar mais rápido do que as com nível maior).

Por fim, ao avançar dos 70%, o estudante entra no campo das questões com um nível de dificuldade maior, o que dificulta mais o seu avanço no conteúdo estudado.

Assim, para melhorar o desempenho a partir dos 70% requer uma mudança na estratégia do estudo. Uma vez que para chegar até eles, ela só entende as matérias de forma geral, para aumentar dos 70% é necessário entender as especificidades das disciplinas, inclusive as que têm mais dificuldade.

Muitas vezes quando o estudante se depara com déficits durante o seu estudo, ele acaba deixando a disciplina ou o assunto para depois. Assim, para melhorar o desempenho exige uma mudança de atitude, não dá para deixar para depois o estudo das matérias que têm dificuldade.

Importância de Resolver Questões

Um modo de você conseguir aumentar o seu percentual de acertos para a prova do INSS é respondendo muitas questões para treinar e melhorar o seu desempenho.

O jeito mais eficiente de melhorar o seu percentual de acertos estudando para concursos públicos é: estudar por questões.

Afinal, o que mais importa no momento em que você estiver fazendo a sua prova do INSS ou de qualquer outro certame público, é a capacidade de marcar o X na alternativa certa

Isto é, não adianta somente dominar a matéria, você precisa conseguir aplicar o seu conhecimento na realização das questões.

Destarte, conseguir colocar em prática o assunto estudado é fundamental para conseguir obter uma boa pontuação na prova. Além do mais, o estudo por questões é menos cansativo que o estudo da teoria, além de que é fundamental para entender como a sua Banca Examinadora exige determinado assunto.

Sendo assim, por meio da realização de questões conseguimos analisar se a teoria está de fato consolidada e aprendida durante o nosso estudo.

Importância de Resolver Questões: Como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

O estudo por questões auxiliar a inúmeras coisas, entre elas:

  • Coloca em prática o estudo ativo: A realização de questões de concursos anteriores é uma das principais ferramentas de estudo ativo. Isto é, trata-se de um estudo mais dinâmico e menos cansativo do que só ler a teoria. Além do mais, nesse estudo, o concurseiro exerce um papel mais ativo do que apenas ficar lendo o que está escrito.
  • Auxilia a memorizar melhor o conteúdo: Quanto mais questões você resolver, melhor você irá fixar os conteúdos que estão sendo estudados. Desse modo, a resolução de exercícios é uma excelente ferramenta para conseguir memorizar o conteúdo para a sua prova. Afinal de contas, quanto mais questões resolvemos, mais estamos revisando os assuntos que são mais exigidos pela Banca.
  • Ferramenta de revisão: Como falamos no ponto anterior, o estudo por questões é uma excelente ferramenta para revisar os assuntos abordados no edital. Afinal de contas, sabemos que em um certame público são exigidas inúmeras matérias. Sendo assim, para conseguir fixar todas elas na memória para utilizar no dia da prova, só por meio do uso de métodos de revisão.
  • Direciona os estudos para os pontos mais importantes: Quanto mais questões você fizer, mais claro vai ficar os assuntos que a Banca costuma cobrar, quais pontos você precisa ter mais atenção, quais tópicos você precisa aprofundar melhor ou não, etc, pois nem todos assuntos possuem a mesma importância.

Continuando a importância de resolver questões:

  • Possibilita aferir melhor o seu rendimento nos assuntos: Quando você resolve questões de provas anteriores da sua Banca Examinadora, você consegue aferir como está o seu rendimento nos tópicos. Portanto, você consegue analisar quais pontos você precisa dar uma maior atenção para melhorar o seu desempenho.
  • Possibilita entender como a Banca cobra o assunto: Por fim, quando você resolve questões de concursos anteriores da sua Banca Examinadora, você consegue analisar qual é o modelo de questões exigido por ela, o estilo de cobrança e os assuntos que ela costuma cobrar. Desse modo, você entende quais são os assuntos mais cobrados, como as questões são estruturadas e o nível de detalhamento que você precisa levar para a prova.

Como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

Mas, tínhamos colocado no início que devemos treinar as matérias que temos mais dificuldade, não podemos negligenciar. Porém, como saber as matérias que a pessoa tem mais dificuldade?

Uma excelente maneira de monitorar as matérias que você está tendo mais dificuldade é elaborar uma planilha de controle dos seus acertos por assuntos de cada matéria.

Se você elaborar o controle apenas pelas disciplinas, por exemplo, direito constitucional, não traria a clareza necessária para você saber quais pontos de direito constitucional você está errando mais e quais você já está com um percentual alto.

Por isso, é importante que você vá monitorando seu percentual de acertos por assuntos dentro da disciplina. Assim, você fica melhor no que você tem que melhorar de fato.

Por exemplo, em relação a Direito Constitucional:

Matéria: Direito ConstitucionalQuantidade de AcertosQuantidade de Questões ResolvidasPercentual de Acertos
Princípios Fundamentais203066,67%
Direitos e Garantias Fundamentais203066,67%
Direitos Individuais e Coletivos253090%
Direitos Sociais 202580%
Nacionalidade102050%
Direitos Políticos e Partidos Políticos102050%
Total10515567,74%
Como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

Como melhorar desempenho a partir da tabela

Assim, a partir da Tabela fica mais fácil você identificar quais assuntos de Direito Constitucional que estão jogando o seu percentual de acertos para baixo (67,74% na matéria).

Por exemplo, nas matérias: Nacionalidade e Direitos Políticos e Partidos Políticos, o percentual de acertos foi de apenas 50%, ou seja, o estudante precisa estudar melhor essa matéria até para entender mais a parte geral.

Em Princípios Fundamentais e Direitos e Garantias Fundamentais, deve-se reforçar a matéria e verificar o porquê não está conseguindo chegar nem nos 70%.

Por sua vez, nas demais matérias: Direitos Individuais e Coletivos e Direitos Sociais, cujo percentual está acima de 80%, o estudante deve ver o porquê errou cada questão, mas não é necessário se estender tanto estudando novamente a matéria.

Resumo – Como sair dos 70% de acertos para a prova do INSS

Como falamos, quando você inicia os seus estudos para concursos, você consegue verificar um aumento no seu desempenho de forma mais rápida até chegar, em média, nos 50% de acertos (seriam questões mais simples), dos 50 para os 70% (demoraria um pouco mais, por ser questões de nível médio, mas ainda é possível avançar mais rápido do que as com nível maior).

Desse modo, ao avançar dos 70%, o estudante entra no campo das questões com um nível de dificuldade maior, o que dificulta mais o seu avanço no conteúdo estudado.

Sendo assim, para melhorar o desempenho a partir dos 70% requer uma mudança na estratégia do estudo. Uma vez que para chegar até eles, ela só entende as matérias de forma geral, para aumentar dos 70% é necessário entender as especificidades das disciplinas, inclusive as que têm mais dificuldade.

Portanto, para você aumentar o seu desempenho, você deve responder muitas questões para treinar e verificar porque você está errando.

Além disso, é importante que você elabore uma planilha para conseguir acompanhar como está sendo o seu desempenho em cada assunto das matérias.

Com a planilha fica mais claro para você em quais pontos você tem que focar para conseguir aumentar o seu percentual em cada uma das matérias do seu certame.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

https://www.gov.br/inss/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.