Artigo

BACEN Área 5 – Questões “aperitivo” – SQL

Olá companheiros e companheiras de estudo!

Segue, abaixo, algumas questões e comentários sobre linguagem SQL, que faz parte do conteúdo previsto para a Área 5 do BACEN (e, naturalmente, também para as áreas 1 e 2). Esse, sem dúvida, é o assunto tecnicamente mais difícil do nosso curso, e se você acompanhar o entendimento destas questões, não haverá nada em nosso curso que você não consiga absorver.

 

 (CESPE – EBC – Analista – Engenharia de Software – 2011) Julgue os itens subsequentes, relativos a comandos SQL (structured query language).

 

106 O comando a seguir permite criar a tabela ALUNO inserindo as restrições de integridade. Os dados da tabela e as suas restrições podem ser alteradas utilizando-se o comando ALTER TABLE.

 

CREATE TABLE ALUNO
(
Matricula smallint not null,
Nome char(20),
Salario money,
Cidade char(20),
CEP smallint
Primary key (matricula)
);

 

Errado! E com pegadinha! o CREATE TABLE descrito acima realmente cria a tabela, e o ALTER TABLE permitirá alterar as restrições de integridade da tabela. Entretanto, a modificação dos dados da tabela é restrita aos comandos DML, como INSERT, UPDATE e DELETE.

 

 

107 O comando drop table aluno pode ser utilizado para eliminar a tabela aluno, seus dados e suas referências com outras tabelas.

 

Correto. DROP TABLE derruba a tabela e seus dados, e a escolha pela opção CASCADE exclui automaticamente as referências com outras tabelas.

108 O comando Select * from aluno permite exibir, na tela do computador, todas as colunas da tabela aluno.

 

Correto. O asterisco implica na opção por todas as colunas da tabela selecionada, no caso a tabela aluno.

109 O comando a seguir permite exibir, na tela do computador, o nome, a cidade e o CEP dos alunos constantes da tabela aluno que moram na cidade de Brasília e cujo endereço tenha o CEP maior que 70000.

Select nome from aluno where cidade = “Brasilia” and CEP > 70000

 

Errado! Novamente a banca quer saber se você está prestando atenção! “Select nome from aluno” seleciona apenas a coluna nome. O que vem após o WHERE são as restrições da consulta, somente. Estas, por sua vez, estão corretas, pois restingem a cidade a Brasília e cujo CEP possui valor maior que 70000. Logo, somente os nomes dos alunos serão expostos, não mostrando nem a cidade nem o CEP.

 

110 O comando a seguir permite exibir, na tela do computador, os dados de todos os alunos constantes da tabela aluno que recebam salário maior que 2000. 

Select count (*) from aluno where salário > 2000

 

Errado! A cláusula count (*) indica que deverão ser mostrados apenas o número de alunos cujo salário excede 2000, e não os dados dos alunos.

 

 

Bem, espero que você tenha conseguido perceber que SQL é uma linguagem declarativa, e, embora a sua sintaxe seja estritamente técnica, é possível entender o conteúdo dos comandos. Com um pouco de estudo, todos podemos aprender!

 

Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.