“Desde os meus 12 anos já trabalhava nas fazendas das regiões com plantação e coleta dos mantimentos e na limpeza das lavouras recebendo uma diária de 11 reais. (…) Quando cheguei em Brasília, comecei a trabalhar como frentista e depois de alguns anos comecei a passar mal em relação ao benzeno da gasolina, mas eu não tinha outra alternativa de trabalho. Em meu ciclo social, família e amigos, não tinha ninguém que estudava. Até que um colega me falou sobre concurso – foi aí que surgiu uma luz…”
Confira a nossa entrevista com Jucimar Costa, aprovado no concurso PP DF para Agente de Segurança Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jucimar Costa: Tenho ensino médio e estou cursando tecnólogo EAD em gestão pública, tenho 30 anos e sou de Tabocas do Brejo Velho-BA do povoado de Brejinho Itacarambi. Sou filho de lavradores os quais possuem 6 filhos, passei a minha infância toda ajudando meus pais na plantação e coleta de milho, feijão, mandioca entre outros. Desde os meus 12 anos de idade já trabalhava nas fazendas das regiões com plantação e coleta dos mantimentos e na limpeza das lavouras recebendo uma diária de 11 reais. Apesar da necessidade de estar na roça ajudando meus pais, eles nunca nos privaram de ir à Escola, muito pelo contrário foi o maior impulsionador, apesar de a gente não saber por que era importante frequentar o colégio, já que não era tão importante para as atividades as quais a gente exercia, o colégio ficava em outro povoado, sempre faltava transporte devido a precariedade da estrada, mas mesmo assim nunca deixamos de ir até finalizar o ensino médio. Na época a gente não tinhaacesso à televisão e à internet, mas depois de alguns anos a televisão chegou ao nosso povoado, lembro que sempre quando meu pai estava assistindo ao jornal era mencionado a palavra DEMOCRACIA e eu sempre ia dormir com a curiosidade em saber do que se tratava. Daí então, terminei o ensino médio e surgiu a necessidade de sair de lá para trabalhar, pois a seca já estava presente e as plantações não estavam mais dando frutos como antes. Então, tive a oportunidade de conhecer a primeira cidade a qual foi Brasília, cheguei aqui e comecei a trabalhar como frentista, o que me deu a oportunidade de comprar meu primeiro celular aos 21 anos de idade e com isso tive a chance de pesquisar o que era DEMOCRACIA. Fiquei muito tempo nessa profissão até que comecei a sentir problema em relação ao contato com o benzeno do combustível. Nesse posto conheci uma pessoa muito importante que foi imprescindível para iniciar meus estudos, ela me falou sobre o processo seletivo para agente penitenciário temporário de Goiás o qual fiz e fui aprovado em primeiro lugar. É através desse cargo que iniciei a minha preparação para concursos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Jucimar: Quando cheguei em Brasília, comecei a trabalhar como frentista e depois de alguns anos comecei a passar mal em relação ao benzeno da gasolina, mas eu não tinha outra alternativa de trabalho, pois não tinha condição de fazer uma faculdade. Em meu ciclo social, família e amigos, não tinha ninguém que estudava. Até que um colega me falou sobre concurso que, até então, eu nunca tinha ouvido essa palavra. Foi aí que surgiu uma luz e no outro dia já fui me matricular em um cursinho presencial o qual não trouxe resultado, pois não consegui acompanhar as aulas, já que meu ensino médio foi muito precário.
Começando os estudos fiz uma análise para saber qual área teria mais oportunidade e cheguei a conclusão de que a área policial tinha vários concursos previstos. Quando comecei a trabalhar no sistema tive a certeza de que tomei a decisão certa.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jucimar: Trabalho e estudo desde o início, dedico meu tempo integral as essas duas atividades, estudo antes e depois do serviço e faço anotações para levar para o serviço quando preciso decorar ou relembrar alguma coisa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jucimar: Primeiramente fui aprovado em primeiro lugar no cargo que exerço atualmente: Agente Penitenciário temporário de Goiás; Depen, Policial Penal Federal; PM-MG,soldado; PM-TO,soldado; PM-SP,Soldado; PC-MT, investigador de Polícia; Polícia penal MG e Polícia penal DF. Não consigo lembrar das posições e vou continuar estudando, pois ainda quero realizar o sonho de entrar em uma faculdade e tenho muitas provas pela frente até alcançar o objetivo Final. Sigo aqui no Estratégia até alcançá-los.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jucimar: Quando comecei a estudar, abri mão de tudo que não agregava aos meus estudos: redes sociais, final de semana, e diminui o meu ciclo social ficando mesmo só com a família em sentido estrito, e com ela só coisas importante que não pode abrir mão mesmo. Hoje minha vida se resume em estudo. Tudo que faço é relacionado a isso e me sinto bem fazendo isso, pois sei que estou no caminho certo e vou continuar nessa vida por muito tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jucimar: Sou solteiro não tem filhos e minha família apoia quando eu não apareço em momentos importante, eles entendemisso e dão a maior força para eu continuar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jucimar: Como eu já tinha traçado um plano de estudo selecionando as matérias mais importante para a área policial, com o Edital na praça foi suficiente para pegar as matérias específicas para ir bem na prova, acredito que levou em torno de dois a três meses focado em uma prova. A disciplina é mantida quando você tem foco e sabe que precisa buscar um resultado que depende do trabalho feito até lá.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Jucimar: Como já mencionado antes, comecei com aula presencial e, devido as aulas serem disponibilizadas de acordo com a direção, muito tempo desperdiçado nas abordagens do tema, gasto no percurso e o fato de eu estar iniciando nos estudos, tudo isso fez com que não desse certo. Depois disso, tive acesso ao curso preparatório online, exclusivamente o Estratégia, o que me proporcionou várias vantagens em relação ao presencial. No online, você tem acesso à aula mais didática, PDF mais bem elaborados, mapas mentais, aulas resumidas e aceleração do vídeo e tantos outros benefícios. No início, estudava por videoaula, mas quando fui crescendo nos estudos troqueipor PDF, já que tinha questões comentadas, a leitura é mais rápida do que assistir à aula, pode tirar o print e salvar na pasta para revisão, hoje meu estudo 90% é em PDF e cursos resumidos como preparação turbo e hora da verdade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jucimar: Assim que comecei a trabalhar no órgão público, meus colegas me falaram que existiam cursos online. Daí então, comecei a pesquisar e nas pesquisas sempre o Estratégia Concursos estava com os melhores resultados, então comecei a assistir aulas gratuitas no YouTube e não teve outra, a forma didática que os professores abordavam os temas me fez de imediato fazer a assinatura ilimitada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jucimar: Com o Estratégia tudo mudou, minha preparação ficou turbinada, pois a sua excelente plataforma tem espaço para todo de tipo de aluno, no meu caso era apenas um iniciante e aos poucos fui crescendo dentro do Estratégia. As videoaulas com os principais temas, os PDF completos com uma infinidade de questões novascomentadas, jurisprudência quentíssima, os resumos e mapas mentais, tudo isso se torna um diferencial fundamental. Hoje,depois de ter avançado muito nos estudos, o que mais me ajuda na preparação é a preparação turbo e os PDF comentados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Jucimar: O meu plano de estudo é baseado na necessidade. Com o Edital na mão e uma análise do que a banca mais cobra, foco nas disciplina que ainda tenho dificuldade e faço um bom resumo das outras matérias através dos bizus ou passo estratégico do Estratégia. Não faço contagem de hora de estudo, meu tempo livre é todo para estudar, se tiver uma hora estudo ela se tiver mais estudo mais, hoje só não estudo quando estou trabalhando.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Jucimar: Minhas revisões é baseada em anotações e principalmente em print dos PDF comentados salvo por matéria na galeria e resoluções de vários simulados. Todos os dias assisto aulas, leio PDF e faço várias questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jucimar: Acredito que português e informática, não tem forma mágica; é colocá-las como preferenciais e todos os dias estudá-las, principalmente por videoaulas. Hoje, a cada dez questões consigo 7 a 8 pontos nessas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jucimar: Na semana antes da prova não tinha mais o que fazer, era só revisar todos as anotações e os esquemas feitos para essa semana. O dia antes da prova foi reservado para a revisão de véspera aqui do Estratégia.
Estratégia: (Se não houve prova discursiva, pularemos esta pergunta) No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jucimar: Exclusivamente no da PP DF não teve, mas fiz em outras. Para ir bem na redação, não tem pra onde fugir, é necessário fazer de duas a três redações por semana com diferentes temas relacionados à prova, indico que faça redações já cobradas pela banca.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Jucimar: A prova objetiva é apenas a primeira etapa do concurso, então, se possível, deve conciliar a preparação para a objetiva e também para o TAF; as demais fases cabe uma preparação após a objetiva. No meu caso, já chego na objetiva preparado para o TAF pois é uma etapa que reprova muita gente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jucimar: Meu principal erro foi de não ter começado logo, já que não tinha conhecimento do mundo dos concursos. Já meu maior acerto foi na escolha do curso preparatório, no caso o Estratégia; Além de começar de imediato o curso superior e abrir mão de tudo pra estudar, estudar com
sede e estratégia para alcançar o objetivo o quanto antes, investindo todo o meu tempo nessa jornada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jucimar: Quem vem de família humilde não tem essa alternativa: desistir, isso nunca passou pela minha cabeça, a única alternativa é estudar para se tornar uma pessoa melhor no sentido de princípios. A maior motivação é um dia servir de espelho para as pessoas de onde vim, para que possam sentir que não existe obstáculo capaz de frear seus sonhos quando você decide lutar por eles, e mostrar que todo mundo é capaz.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jucimar: O melhor caminho é tomar uma decisão de colocar o estudo como prioridade, fazer todo o sacrifício para Alcançar o desejado. Estude com estratégia, não fuja de matérias difíceis, muito pelo contrário, coloque elas como prioridade, pois no final elas fazem a diferença; leia PDF, assista as videoaulas e principalmente faça vários simulados até a prova; comece com as matérias mais simples e mais importantes, faça suas anotações para revisão, estude as matérias a fim de realmente aprendê-las. Não desiste, véi, a dificuldade é para todos, não dê ouvido as falácias, acredite em você, não se preocupe com o tempo, seja 1, 2 ou 3 anos, a sua hora vai chegar. Logo, o mais importante: tenha um bom material em mãos, isso faz toda diferença, não fique pegando matérias em grupos de diferentes fontes; invista em você, então faça uma assinatura anual e o Estratégia concurso tem a melhor do Brasil. Desde o início tenho a assinatura premium a qual fez toda a diferença em minhas aprovações. Enfim, só me resta agradecer o Estratégia por estar caminhando comigo nessa jornada. Estratégia Concursos, o Líder Absoluto em Aprovações.