Aprovado em 4º lugar no concurso PM AM para Aluno Soldado PM
Policial (PM/BM - Oficial)“Se posso dar um conselho, então, você que tem um sonho de ser aprovado em concurso público, não pense em seus concorrentes, que são muitos, pense apenas no seu objetivo; estude, estude muito mesmo; não tem fórmula secreta, só estudo, mas se puder investir no curso do Estratégia, invista e não irá se arrepender!”
Confira a nossa entrevista com Emerson Melo de Souza, aprovado em 4º lugar no concurso PM AM para Aluno Soldado PM:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Emerson Melo de Souza: Olá, me chamo Emerson Melo de Souza, tenho 25 anos, sou acadêmico de Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas. Nasci e fui criado no município de Coari no Médio Solimões, interior do Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Emerson: As oportunidades de emprego são escassas na minha cidade, logo, ser aprovado em um concurso público é o melhor meio de conquistar uma vida melhor, financeira e profissionalmente. Por isso, decidi dedicar parte do meu tempo a esse objetivo. No início minha meta era passar em concurso da área administrativa, porém, com a abertura do edital do concurso da Polícia Militar do Estado do Amazonas e o grande número de vagas minha meta mudou. Era um antigo sonho ser policial, que com o tempo foi ficando de lado, mas como surgiu a oportunidade, decidi agarrá-la.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Emerson: Não trabalhava integralmente, mas fazia alguns bicos para fechar a conta no fim do mês. Então, dedicava grande parte do meu tempo aos estudos e na preparação para o TAF.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Emerson: Antes de passar no concurso da PM-AM nunca tinha passado em nada, cheguei muito perto em alguns. A realidade é difícil, pois tenho que escolher bem os concursos que devo fazer, já que não tenho muito dinheiro para viajar e realizar as provas, visto que não é frequente as provas serem realizadas no meu município.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Emerson: Raras foram as vezes em que saí com meus amigos, já os almoços de família aos domingos eram mais comuns, mas não ia em todos, porque tinha que pôr em dia alguma disciplina que atrasei durante a semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Emerson: Não sou casado, nem tenho namorada, também não tenho filhos. Minha família e meus amigos apoiaram completamente minha decisão, incentivaram bastante, apesar do receio de minha mãe em ver seu filho um policial, uma profissão um tanto perigosa (risos). Meus pais são os maiores incentivadores, pois não tenho renda fixa, alguns meses não ganho nada, então eles sempre me ajudam e morar com eles foi fundamental para minha aprovação, pois me deu um pouco de tranquilidade para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Emerson: Eu estudei do dia que o edital foi publicado ao anterior da prova, dois meses e alguns dias aproximadamente. Um futuro melhor e a profissão dos sonhos foram motivações que me ajudaram a manter a disciplina, pois o presente não estava tão bom quanto poderia ser.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Emerson: Videosaulas e apostilas em PDF foram os principais materiais que utilizei, pois eram gratuitos e de qualidade. A principal vantagem foi a praticidade desses materiais, pois as videoaulas ajudaram bastante a otimizar meu tempo de estudo, a principal desvantagem eram os materiais desatualizados e, também, a didática ruim de alguns poucos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Emerson: O Youtube me apresentou o Estratégia quando estava estudando para o concurso do Banco do Brasil, gostei bastante das aulas e dos materiais disponíveis. Não tinha dinheiro para pagar pelos cursos, mas já estava satisfeito com o material gratuito, principalmente as aulas de português.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Emerson: Usei material de quase todos os cursos existentes no Brasil, muitos são ruins, outros medianos, mas o Estratégia é um dos poucos em alto nível. Antes de conhecer o Estratégia me deparei com muito material de baixa qualidade, erros grotescos, falta de didática e objetividade, o que era um grande atraso para os meus estudos e para minha aprovação.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Emerson: Sim, usei. Não, não fui aprovado, longe disso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Emerson: Quando conheci o canal do Estratégia no Youtube, foi uma revolução, amava as maratonas de aulas, meu desempenho melhorou significativamente, o Estratégia se tornou um dos poucos canais de concursos que acompanhava diariamente, e dia após dia via que minha aprovação estava próxima.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Emerson: Primeiramente destrinchei o edital do concurso, e procurei montar a melhor estratégia possível. O edital cobrava seis disciplinas, então formei dois grupos de três disciplinas, e cada dia estudava um grupo diferente, procurava dedicar de 1h30 a 2h para cada matéria. Em média estudava entre 5h e 6h líquidas por dia, de segunda a sexta. Caso não conseguisse bater a meta durante a semana, então estudava aos sábados e domingos também.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Emerson: Costumava fazer bastante anotações, tinha um caderninho para cada disciplina. Antes de começar um novo conteúdo, revisava todo o conteúdo anterior, mas a principal ferramenta de revisão eram os simulados, pois com eles conseguia medir meu desempenho, assim ficava ciente em que devia focar mais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Emerson: Exercício é fundamental, não da para ser aprovado sem resolver exercícios. Para o concurso da PM-AM resolvi aproximadamente 1000 exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Emerson: Não havia uma disciplina em que tinha mais dificuldades, alguns conteúdos de português e informática demorei mais para aprender, porém, no geral todas as disciplinas apresentaram o mesmo nível de dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Emerson: Foi a semana em que mais estudei, cheguei a quase nove horas líquidas, foi dedicação exclusiva. Apesar de toda a ansiedade, estava confiante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Emerson: A prova discursiva foi separada da objetiva, mais de 4 meses depois, pois não estava prevista no edital de abertura, foi introduzida pouco antes da realização da prova objetiva.
O método foi o mesmo, videoaulas e exercícios, porém estudava de 2h a 3h líquidas por dia, já que teria bastante tempo até a realização da prova.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Emerson: Estou treinando diariamente para o TAF, já estou cumprindo todos os quesitos da avaliação, a parte de documentação e avaliação médica já está bem encaminhada, por isso estou bastante confiante para minha nomeação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Emerson: Erros: Não ter começado bem antes a estudar para concursos. Não ter investido mais no meu sonho, seja no financeiro ou tempo mesmo.
Acertos: Pesquisar por materiais de qualidade como o do Estratégia. Não ter desistido na primeira falha e persistido até a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Emerson: Não, e nenhum momento pensei em desistir, estava convicto do meu objetivo, e lutei por ele, tive bastante dificuldade, mas nada que me fizesse desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Emerson: Se posso dar um conselho, então, você que tem um sonho de ser aprovado em concurso público, não pense em seus concorrentes, que são muitos, pense apenas no seu objetivo; estude, estude muito mesmo; não tem fórmula secreta, só estudo, mas se puder investir no curso do Estratégia, invista e não irá se arrepender!