“Meu principal erro foi não ter começado antes. E principal acerto foi escolher o Estratégia Concursos :D.”
Confira a nossa entrevista com Agley Cavalcante, aprovado em 7° no concurso PM AM para Aluno Oficial PM:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Agley Cavalcante: Sou farmacêutico, tenho 28 anos e sou natural de Eirunepé, interior do Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Agley: Sempre sonhei ser policial, mas nunca havia tido a iniciativa de buscar esse sonho. Até que ano passado eu virei essa chave e resolvi entrar de cabeça.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Agley: Sim, trabalho desde os meus 16 anos e durante minha preparação eu estava trabalhando em plantões de 12x36h. Isso, na minha concepção, ajudou muito, pois nos meus dias de folga eu estudava cerca de 8 a 9h líquidas. Aí quando eu estava de plantão chegava em casa por volta de 20h e apenas revisava as matérias até umas 23h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Agley: Esses foram meus primeiros concursos. E fui aprovado nos quatro:
CFO PMAM: 7º lugar
SD PMAM: 800 e pouco
SD CBMAM: 100º
PCAM: 1000 e pouco (fora das vagas)
No momento não estou estudando e não tenho nada em mente. Se der tudo certo no CFO estarei muito realizado. Do contrário, continuarei buscando a área policial.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Agley: Sempre mantive o foco, estudava de segunda a segunda, mas também saia para ocasiões mais especiais, como eventos da família, e com minha esposa. Mas mesmo no dia em que tinha algum compromisso eu tentava ver alguma coisa só pra não perder o ritmo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Agley: Sou casado e não tenho filhos. Minha esposa me apoiou 100% e super entendia a fase que estávamos vivendo. Na verdade, ela tinha acabado de passar por um tratamento para o câncer de mama em que eu a acompanhei em todas as consultas, exames e quimioterapias. Aí quando comecei a estudar ela já ia para algumas consultas de acompanhamento sozinha para que eu pudesse ficar estudando (é a grande responsável por tudo isso). Os amigos e familiares estranharam um pouco as ausências mais frequentes, mas tranquilo também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Agley: Estudei por aproximadamente seis meses, mais especificamente do dia 02 de agosto de 2021 ao dia 05 de fevereiro de 2022 (um dia antes da prova). Sou muito disciplinado, quando tenho que fazer algo, faço, reclamando, mas faço, rsrs.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Agley: Como foi a primeira vez que estudei para concurso, tive que encontrar uma maneira de estudar. Iniciei imprimindo alguns PDFs, mas não deu certo (muito volume) e logo abandonei. Depois fui para as videoaulas e resumos no caderno, também não deu bom. Então comecei a estudar apenas pelos PDFs, fazendo marcações/grifos direto pelo notebook, essa foi a maneira que mais me adaptei. Estudava por videoaulas apenas matérias ou aulas que eu sentia dificuldade somente lendo.
Para mim as principais desvantagens das videoaulas é que era um estudo mais demorado (mesmo do 2x) e também os professores acabam tendo que resumir para que a aula seja mais dinâmica.
Já os PDFs proporcionam um grau de aprofundamento no assunto bem maior.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Agley: Através de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Agley: Utilizei muito os PDFs simplificados, eu gostava de terminar todo a aula no mesmo dia, estudava de um a três PDFs por dia. Aí somente ia para o completo caso visse necessidade durante a resolução de questões. Os PDFs sempre destacam as informações mais recorrentes nas provas de concurso, isso ajuda muuuuito. Também usei muito o Passo Estratégico na reta final, excelente ferramenta para revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Agley: Montei meu plano de estudo olhando vídeos no YouTube. Fiz uma planilha e adicionei as matérias mais importantes do último edital do meu concurso (cerca de 8 matérias). Comecei pelo método 24h, 7, 14 e 30 dias. Com o passar do tempo, foi ficando difícil seguir esse método e fui adequando a minha realidade. No geral, estudei 6h líquidas por dia (9h nos dias de folga e 3h nos dias de plantão).
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Agley: Minhas revisões sempre foram através da leitura dos grifos e resolução de questões. Com o passar do tempo a proporção fui mudando e eu resolvia mais questões e apenas ia para o PDF em assuntos que eu sentia dificuldade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Agley: Sem dúvidas a resolução de questões é de fundamental importância. Durante seis meses de estudos resolvi cerca de 6.200 questões. Essa quantidade só não foi maior porque as questões que eu errava, inseria no Anki e em alguns dias eu apenas ficava revisando as questões erradas pelo Anki.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Agley: Português foi uma disciplina bem difícil, sempre estudei no ensino público e não era um aluno nenhum pouco aplicado. Então essa foi uma das disciplinas com maior carga horária na minha preparação. Acredito que só assim você supera a dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Agley: Muitas questões, aulas de reta final no canal do Estratégia e revisão pelo Anki.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Agley: No meu concurso teve uma prova discursiva constituída por três questões discursivas e uma redação.
A última vez que eu tinha feito uma redação tinha sido em 2011. Então contratei um cursinho específico. Além de entender a estrutura de uma redação, decidi estudar alguns repertórios para ajudar no desenvolvimento da redação (não pensava em acertar o tema). Decorei cerca de 70 repertórios socioculturais e dados estatísticos sobre segurança pública, meio ambiente, educação, desigualdade social, etc. E tudo isso valeu muito a pena, pois eu gabaritei a prova discursiva. Somente eu e mais quatro candidatos no concurso do CFO tiraram 10/10.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Agley: Sempre pratiquei musculação, mas durante a preparação eu parei e fiquei apenas fazendo algumas corridas durante a semana. Após a prova voltei com tudo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Agley: Meu principal erro foi não ter começado antes. E principal acerto foi escolher o Estratégia Concursos :D.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Agley: Desistir acho que não, mas a insegurança e o medo de não passar foi sempre um grande desafio, mas Deus e minha família estava comigo. Minha motivação foi a realização de um sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Agley: CONSTÂNCIA. Apesar de eu ter estudado pouco tempo, se comparado a algumas pessoas, a constância e consistência dos estudos são de extrema importância.