Aprovado em 4º lugar no concurso TCU para Auditor Federal de Controle Externo
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“Aconselho a manter constância nos estudos, a encontrar um método de estudos que funcione para cada um por meio de autoconhecimento, a tentar encontrar uma forma de ter prazer no caminho através dos próprios estudos e a adotar algum sistema de recompensas por metas cumpridas.”
Confira a nossa entrevista com Gutemberg Morais Serrano, aprovado em 4º lugar no concurso TCU para Auditor Federal de Controle Externo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gutemberg Morais Serrano: Tenho formação em engenharia civil e direito, 32 anos, Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gutemberg: Estabilidade no cargo, vocação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Gutemberg: Sim, procurava estudar em todos os momentos vagos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gutemberg: DNIT 2013 Analista em Infraestrutura de Transportes (terceiro lugar), ALERN 2013 (Analista área engenharia civil, quarto ou quinto lugar, não lembro ao certo); CAERN engenheiro civil (não lembro a colocação); CBTU Analista engenheiro (não lembro colocação); TCDF 2021 Auditor de Controle Externo (46o); CGU 2022 Auditor Federal de Finanças e Controle (46o); TCU 2022 Auditor Federal de Controle Externo (5o). Não pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gutemberg: Pré-edital não limitava vida social, pós-edital tentava restringir para sair uma vez por semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Gutemberg: Casado sem filhos. Minha família e amigos apoiaram de forma que eu tivesse mais tempo para estudo, entendendo a restrição pós-edital.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gutemberg: 5 anos aproximadamente. Sempre tentei manter a constância nos estudos, utilizava também sistema de recompensa por metas cumpridas, além de tentar encontrar prazer no próprio caminho dos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gutemberg: Usei livros quando retomei o estudo para concursos em 2017, por ter entrado no curso de direito no mesmo ano, de modo que os livros servissem tanto para preparação para concursos quanto para a faculdade. Também usava videoaulas no momento das refeições (pós-edital), bem como o áudio das videoaulas durante atividade física Usei também site de questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gutemberg: Pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Gutemberg: Sim, usei há muito tempo nos primeiros concursos que fiz na minha primeira área de formação (engenharia), então não lembro ao certo o que me incomodava nesses materiais, mas pelo que eu lembre a qualidade dos materiais de forma geral não era tão boa.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gutemberg: Sim, gostava da qualidade dos professores de forma geral e das videoaulas, que eu podia assistir nos momentos em que realizava outras atividades ao mesmo tempo (refeições, atividades físicas, transporte etc.).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gutemberg: Meu plano de estudos no pré-edital foi montado com base nas matérias que sempre caíam nos últimos editais e que tinham maior peso no TCU (Controle Externo, Administração Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Auditoria Governamental, Contabilidade Geral e Pública, Análise das Demonstrações Contábeis, Administração Financeira e Orçamentária, Economia). Deixei para o pós-edital: Português, Inglês (pelo baixo peso e por ter domínio da língua), Matemática Financeira, Estatística e Análise de Dados (por não ter sido cobrado em todos os editais e por suspeitar que o conteúdo poderia mudar muito). Pré-edital estudava 2 ou 3 horas líquidas por dia. Pós-edital entre 6 – 10 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gutemberg: Usava grifos e questões principalmente. Fiz alguns poucos resumos no pós-edital de pontos muito específicos da matéria que sentia mais dificuldade, principalmente em análise de dados, estatística e matemática financeira. Fiz simulados no pós-edital.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gutemberg: Entendo que é muito importante a resolução de exercícios. Fiz cerca de 29.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gutemberg: Análise de dados, principalmente por ter pego no pós-edital. Para superar, dediquei mais horas para essa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gutemberg: Intensa, muitas horas líquidas por dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Gutemberg: No começo praticava a resolução de questões na mão, para pegar a estrutura e melhorar a letra. Depois, resolvia as questões na mente e em seguida via o espelho de resposta para ganhar tempo. Aconselho fazer o mesmo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gutemberg: Principal acerto acredito que tenha sido a constância nos estudos. Principal erro foi que no começo não estruturei muito bem.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Gutemberg: Não cheguei a pensar em desistir totalmente. Pensei em dar uma pausa pela demora em o concurso sair para me dedicar a outros projetos, mas os rumores que poderiam sair a qualquer momento sempre me traziam de volta aos estudos. Para me motivar, pensava sempre na melhoria da qualidade de vida para mim e minha família, na atividade do cargo, bem como tentava encontrar prazer nos próprios estudos e na obtenção do conhecimento, além de utilizar sistema de recompensas por metas cumpridas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gutemberg: Aconselho a manter constância nos estudos, a encontrar um método de estudos que funcione para cada um por meio de autoconhecimento, a tentar encontrar uma forma de ter prazer no caminho através dos próprios estudos e a adotar algum sistema de recompensas por metas cumpridas.