Polícia Civil São Paulo | Editais de 2018: QUAL SERÁ A MATÉRIA NOVA?
Guerreiros!
Em 2018 teremos o maior Concurso da história da Polícia Civil de São Paulo: estão previstas 2750 vagas distribuídas em 7 carreiras, abaixo relacionadas:
800 vagas – Escrivão de Polícia
600 vagas – Investigador de Polícia
300 vagas – Agente de Telecomunicações
400 vagas – Agente Policial
200 vagas – Papiloscopista Policial
200 vagas – Auxiliar de Papiloscopista
250 vagas – Delegado de Polícia
A pergunta que não quer calar para quem já está na preparação é: “O que vai mudar nos editais de 2018?”
Uma dica que estamos preparando para vocês é fundamentada no Decreto n. 60.449 de 15 de maio de 2014, que entrou em vigor após os últimos editais dos concursos anteriores. Ou seja, a regra deve ser seguida nos editais que estão na iminência e prestes a serem publicados.
Esse Decreto, do qual eu me refiro, “Regulamenta os procedimentos relativos à realização de concursos públicos, no âmbito da Administração direta e autárquica do Estado e dá providências correlatas”.
Lá no artigo 29, foram incluídas 3 conteúdos importantes para os próximos editais:
I – Interpretação de texto;
II – Noções de Administração Pública;
III – Noções básicas de informática.
Destacamos o item II, pois acreditamos que vai gerar uma matéria nova nos editais de 2018: NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Analisando os editais de Escrivão de Polícia-2013, Investigador de Polícia-2013, Papiloscopista-2012, Auxiliar de Papiloscopista-2013, Agente Policial-2012, Agente de Telecomunicações-2011 percebemos que o conteúdo programático para “NOÇÕES DE DIREITO”, não contemplava a matéria de “Direito Administrativo”, o ramo do direito que regulamenta as relações entre o Estado e os cidadãos.
Por isso acreditamos que nos concursos de 2018 serão incluídos no edital, dentro do item Noções de Administração Pública, matérias relacionadas com o Direito Administrativo como:
Conteúdos novos previstos para os editais de 2018
– Direito Administrativo: conceito, evolução histórica, fontes, métodos e critérios interpretativos, relação com outros ramos do Direito.
– Princípios do Direito Administrativo.
– Administração Pública: em sentido amplo (Administração Pública e Governo – aspectos objetivo e subjetivo) e em sentido estrito (funções administrativas e os sujeitos incumbidos de desempenhá-las).
– Princípios regenciais da Administração Pública. Princípios constitucionais explícitos e implícitos da atividade administrativa estatal. Transparência e probidade administrativa.
– Servidores públicos. Servidores públicos do Estado de São Paulo. O regime jurídico trabalhista do policial civil paulista.
– Poderes e deveres da Administração. Uso legítimo e abuso de poder. Poderes em espécie.
– Poder de Polícia.
– Atos administrativos.
– Processo Administrativo. Processo Administrativo Disciplinar.
– Licitação, Contratos Administrativos.
– Serviços Públicos. A ordem e os direitos sociais. Conceito, classificação e princípios.
– Competência dos entes federados. Formas de prestação dos serviços públicos.
– Serviços públicos concedidos, permitidos e autorizados. Parceria público-privada.
– Consórcios e convênios administrativos. A defesa do usuário/consumidor de serviço público.
Os Professores do Estratégia Concursos já estão 100% empenhados na preparação do material que vai garantir a sua aprovação! Fiquem ligados nas redes sociais do Estratégia Concursos para novidades que elenquei na página Concursos de Polícia 2018. Para conferir as previsões atualizadas Clique aqui!