Cotas Raciais: Alesp cogita criação de cotas para negros em concursos estaduais
A política de cotas raciais vem sendo, frequentemente, tema de discussão em concursos públicos. A medida, que já foi sancionada pelo senado e adotada deste 2014 em concursos federais, agora, pode também ser aprovada para os concursos estaduais de São Paulo.
A Assembleia legislativa do estado, ALESP, discute a possibilidade de inserção do sistema de cotas nos concursos públicos do estado. A informação foi divulgada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 16 de Fevereiro.
Se aprovada, a lei garantirá aos candidatos negros a reserva de 20 % das vagas dos concursos públicos. O projeto de lei 532/2017 tem como autor o deputado Luiz Turco do partido dos trabalhadores (PT).
Segundo o deputado, a ideia de implantar cotas raciais seguiria o exemplo das universidades públicas paulistas e estaria relacionada com “uma política afirmativa”. Para isto, o parlamentar argumenta que ainda há desigualdade racial na educação do país, o autor do projeto menciona os dados do IBGE, onde foi constatado que dos 11,8 milhões de analfabetos no país, 10% são negros ou pardos.
O projeto, atualmente, tramita pela comissões da assembleia e pode ser levado à comissão do plenário, caso seja aprovado.
Enquete
Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.
Fernanda Brito
Ascom Estratégia
[email protected]
Receba notícias de Concursos no WhatsApp!
Preencha o formulário abaixo e mantenha salvo na sua lista de contatos o número correspondente à sua área de interesse.
Você não precisa nos enviar uma mensagem, ok? Basta manter o número salvo na sua agenda!
Número 01 – (61) 99876-2981
EXCLUSIVO para quem estuda para concursos de Tribunais.
Número 02 – (11) 94529-9361
EXCLUSIVO para as áreas: Policial, Legislativo, Administrativo e Bancário.
Número 03 – (11) 94539-3038
EXCLUSIVO para as carreiras: Jurídica, Fiscal, Tribunais de Contas, Educação e Saúde.