Aprovada em 39º lugar no concurso da ALESP para Técnico Legislativo
Concursos PúblicosLegislativo“Ser aluno do Estratégia traz diversas vantagens na preparação. Primeiro porque, com a assinatura, você tem acesso a todas as matérias do concurso em uma só plataforma, economizando dinheiro e tempo, já que não precisa pesquisar por outros cursos. Além disso, por ser a maior empresa no ramo, o Estratégia está sempre em busca dos principais e melhores professores do mercado, portanto não existe dúvida ou preocupação sobre a qualidade do material. Por fim, existem diversas outras ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar na jornada, como: site de questões, fórum de dúvidas, resumos estratégicos, trilhas, marcação dos aprovados etc., ou seja, o Estratégia te proporciona uma preparação completa.”
Confira nossa entrevista com Priscila Lie Kawazoi, aprovada em 39º lugar no concurso da ALESP para Técnico Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscila Lie Kawazoi: Sou formada em Engenharia de Alimentos, tenho 34 anos e sou de São Paulo (SP).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: Eu não estava feliz com o que estava fazendo. Depois de trabalhar alguns anos em empresa privada, percebi que meu perfil não se encaixava nas características que uma pessoa precisa ter para crescer no mundo corporativo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Priscila: Fiquei muitos anos só estudando, porém de maneira errada e inconstante. Mesmo tendo o dia inteiro, não conseguia render mais que 3 horas por dia. Apenas no último ano voltei a trabalhar. Trabalhava durante o dia e estudava durante a noite e finais de semana, em média 20 a 25 horas semanais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Priscila: Essa foi a minha primeira aprovação dentro das vagas. Foi para o cargo de técnico legislativo da ALESP em 39º lugar. Pretendo continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Priscila: Tive várias fases durante a preparação. Antes de estudar para concursos, era uma pessoa que saía todos os sábados e domingos possíveis. No início da preparação não conseguia falar não para nenhuma saída. Depois, vi que não conseguiria a aprovação tendo a vida social que tinha, então comecei a ir somente para eventos especiais (aniversários e casamentos) e não deixei de visitar a família aos domingos. Hoje tento manter esse ritmo de ir somente para eventos muito especiais (como casamentos) e ver a família.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscila: Tenho um namorado, não sou casada e não tenho filhos. Minha família, meu namorado e meus amigos apoiam 100% a minha decisão em estudar para concursos, disso não posso reclamar. A cobrança sempre foi mais interna do que externa. Claro, depois de tanto tempo estudando, acabei me afastando de muita gente. É um período muito difícil, muitas vezes não saía para poder estudar, outras vezes para não ter peso na consciência (mesmo que não fosse usar o tempo para estudar) e outras vezes simplesmente não queria sair para evitar falar sobre a minha vida, já que sempre seria a mesma resposta: a de que estava estudando. Depois de muito tempo “só” estudando, a verdade é que ficava com vergonha de dar a mesma resposta sempre. O importante é que, no final, as pessoas que realmente têm que ficar na sua vida, vão ficar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Priscila: Especificamente para a ALESP foi 1 mês de preparação, porém só faltava estudar a legislação específica e treinar discursiva, já que as outras matérias eu já havia estudado para outros concursos. Acho que trabalhar durante esse período me ajudou a manter a disciplina para estudar nos períodos que restavam, além de saber que tinha somente 1 mês para fazer as revisões e estudar o que faltava.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Priscila: A maior parte da minha preparação foi por PDF. Utilizei videoaulas + PDF para a legislação específica e discursiva. Gosto muito das videoaulas para entender melhor a matéria, acho que é a principal vantagem dessa ferramenta. Porém, geralmente é preciso mais tempo para assistir uma videoaula do que ler um PDF, além de preferir o PDF para fazer as revisões via grifos (já que não costumo fazer muitas anotações assistindo a videoaula).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Conheci o Estratégia pesquisando pelo Google e Youtube sobre principais cursinhos online.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Priscila: Antes de existir a assinatura de pacote, usei alguns materiais de professores que não trabalhavam no Estratégia. Alguns materiais até eram bons, mas não eram atualizados uma vez que adquiria o curso, além de ter o custo proporcionalmente muito maior para uma só matéria.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Priscila: Comprei esses cursos de matérias/professores isolados somente no começo da preparação. Fiz alguns concursos, mas não fui aprovada em nenhum.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Priscila: Ser aluno do Estratégia traz diversas vantagens na preparação. Primeiro porque, com a assinatura, você tem acesso a todas as matérias do concurso em uma só plataforma, economizando dinheiro e tempo, já que não precisa pesquisar por outros cursos. Além disso, por ser a maior empresa no ramo, o Estratégia está sempre em busca dos principais e melhores professores do mercado, portanto não existe dúvida ou preocupação sobre a qualidade do material. Por fim, existem diversas outras ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar na jornada, como: site de questões, fórum de dúvidas, resumos estratégicos, trilhas, marcação dos aprovados etc., ou seja, o Estratégia te proporciona uma preparação completa.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Priscila: Tentava seguir um ciclo de estudos, dedicando aproximadamente 1h por matéria e rodando as matérias do edital. Durante a semana, estudava aproximadamente 3 horas líquidas por dia. Aos finais de semana, tentava fazer 10 horas líquidas, totalizando 25 horas semanais.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Priscila: Sempre fiz revisão do dia seguinte e de 7 dias, somente via grifos (não fiz resumos), resolução de questões e fiz alguns simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Priscila: Resolver exercícios é essencial para uma boa preparação, além de ver como as bancas costumam cobrar determinada matéria, ajuda a revisar os tópicos da teoria estudada. Não sei quantas questões fiz durante a minha trajetória, já que se passaram bons anos, mas certamente foram mais de 15 mil questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Priscila: Das matérias da ALESP, tinha dificuldade principalmente em discursiva. Sempre evitei fazer concursos com discursivas, tinha pavor em pensar em escrever uma redação. Para superar esse medo, não tem segredo: é necessário botar a mão na massa e treinar. Fiz todas as redações propostas nas aulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscila: Na semana que antecedeu a prova fiz uma revisão rápida e geral de todas as matérias e foquei na revisão da discursiva: revi as videoaulas sobre principais filósofos, sociólogos etc. para estar preparada para inserir a citação de autoridade, pois sabia que enriqueceria minha redação. Fiz uma revisão mais forte também na legislação específica.
Estratégia:No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Priscila: Sabia que a discursiva tinha um grande peso na prova, além disso, como comentei anteriormente, sempre tive pavor em escrever uma redação. No mês que antecedeu a prova meu principal foco foi estudar discursiva. Aconselho simular o dia da prova para resolver uma discursiva, para testar realmente quanto tempo demora para conseguir escrever, e ver quais são suas principais dificuldades. Para quem não tem o costume de ler e escrever, como eu, é uma tarefa difícil reservar um tempo para isso, você sempre quer usar o tempo para outras coisas para fugir da matéria. Mas é muito melhor travar em uma discursiva em casa do que na hora da prova, e pense sempre: “Treinamento difícil, combate fácil”.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscila: Poderia citar milhares de erros na minha longa trajetória, mas posso resumir citando os principais: falta de foco em uma área de concurso, procrastinação e falta de disciplina para estudar. Acho que a maioria dos concurseiros que demoram para obter a aprovação (como eu) sofrem com esses pontos. De acerto, certamente foi a persistência. Sabia que, mesmo estudando de maneira errada, aos poucos iria evoluindo e conseguiria uma aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscila: Desanimei, procrastinei e dei pausas no estudo inúmeras vezes, mas desistir nunca foi uma opção. Sabia que o concurso público seria a melhor opção para mim. A principal motivação para seguir era pensar sobre a mudança que a aprovação traria na minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: Para quem está iniciando os estudos, as principais mensagens que gostaria de passar são relacionadas aos meus erros. É possível evitar diversas situações sem ter que passar por elas, apenas ouvindo quem já as vivenciaram: 1) foque em uma área, não tente abraçar todos os editais que saem, mesmo que pareçam ser tentadores. Provavelmente essa ansiedade em uma aprovação rápida provocará o efeito contrário.
2) escute os conselhos dos que foram aprovados e tenha em mente que é possível. Às vezes pode parecer impossível pensando na concorrência, ou quando compara sua vida com a dos outros. Mas acredite, é possível. Quando falam que no final é você contra você, parece mentira, mas não é.
3) aprenda os principais métodos de estudos, mas não fique em uma busca incessante pela dica mágica, no final todos sabemos que o mais importante é ter as boas horas de estudo. É difícil, a ansiedade é grande, a procrastinação é inevitável e a jornada é longa, mas tente todos os dias avançar um pouco, irá perceber que tudo é questão de foco e paciência.
4) tente não gastar energia em pensamentos negativos, busque sempre o suporte de pessoas que te apoiam, e para aqueles que não apoiam, tente (sei que é difícil) não dar ouvidos. Estude em silêncio, foque em você, ninguém deveria palpitar ou tomar conta da sua vida, e ninguém melhor do que você para saber o que se passa na sua vida e o que é melhor para ela.
5) Nunca desista daquilo que você não passa um dia sem pensar. Se não desistir e buscar sempre evoluir nos estudos, tenho certeza de que conseguirá alcançar a tão sonhada aprovação. Boa jornada!