Aprovada em 27° lugar no concurso ALESP para o cargo de Técnico Legislativo
Legislativo“Meu conselho para quem pretende iniciar os estudos para concursos é acreditar que é possível, escolher uma área específica, buscar um bom material escrito e resolver muitas questões. Criar uma rotina de estudos e ter muita disciplina, descansar quando for preciso, mas nunca desistir“
.
Confira nossa entrevista com Susane Marins Felix, aprovada em 27° lugar no concurso ALESP para o cargo de Técnico Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Susane Marins Felix: Tenho 33 anos, sou da cidade de Salto, interior de São Paulo. Formada em administração de empresas, trabalhei na iniciativa privada por mais de 10 anos, em indústria do ramo automotivo, na área de administração de vendas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Susane: Estava sem expectativas de crescimento profissional na empresa na qual eu trabalhava e então resolvi sair do emprego para tentar outras oportunidades. Me mudei para São Paulo (por conta do trabalho do meu companheiro), não consegui me recolocar no mercado e então decidi estudar para concursos, principalmente pela qualidade de vida que me traria, além de poder contribuir com o serviço público, da boa remuneração e da estabilidade que os cargos públicos oferecem.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Susane: Apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Susane: Fui aprovada em outros concursos, mas, até então, apenas para o cadastro de reserva. Técnico do TRT-SP; Analista do MP-SP; Técnico do TRF-SP; Analista no Metrô-SP (para esse fiquei bem perto das vagas e fui chamada para o processo de admissão); Escrevente no TJ-SP. Pretendo continuar os estudos (com foco no longo prazo).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Susane: Não costumava sair muito e quando saía, me sentia culpada. Sempre me cobrei muito, principalmente por não estar trabalhando. Acho que o peso das reprovações acabava sendo maior.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Susane: Moro com meu companheiro, que sempre me incentivou e me apoiou nessa jornada. Todas as vezes que pensava em desistir ele me estimulava a continuar, ter paciência e seguir em frente. Normalmente as pessoas que estão de fora não entendem o significado de “só estudar”, muitas veem como se você não estivesse fazendo nada e tivesse todo tempo livre.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Susane: Direcionado ao último concurso (ALESP), estudei apenas o pós-edital, menos de dois meses. Fiz a prova da CGU para a qual eu havia estudado muito e estava com muitas expectativas de que daria certo, no entanto, o nível da prova estava além do que eu imaginava, fui reprovada e fiquei muito deprimida com meu resultado. Foi difícil manter o foco para Alesp, mas resolvi utilizar todo conhecimento acumulado até então e continuar, sentia que estava mais perto da aprovação dentro das vagas e sabia que não poderia perder essa oportunidade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Susane: Como eu tinha pouco tempo até a prova, foquei na leitura dos resumos prontos dos PDFs, nas questões comentadas e em resolver questões. Para as matérias novas, me preparei pelos PDFs, pois tem a vantagem de ser mais rápido do que as videoaulas, o que possibilita maior número de revisões. Além disso, fiz os simulados do Estratégia, a leitura das legislações e na última semana assisti às aulas de reta final/revisão de véspera.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Susane: Conheci o Estratégia por indicação de uma colega que havia começado um curso e estava gostando.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Susane: O principal diferencial que vejo no material do Estratégia são os PDFs, pois são bem completos e contêm muitas questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Susane: Montei meu plano de estudos com base em ciclos, várias matérias por dia. Normalmente estudava de 6 a 8 horas líquidas, 1 matéria por hora.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Susane: Fazia minhas revisões pelos resumos prontos dos PDFs, pelas questões comentadas, pela leitura da legislação e por simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Susane: A resolução de exercícios é muito importante para a fixação de conteúdo e para entender os padrões de cobrança da banca, além de ajudar a memorizar prazos e outros pontos das legislações.
Para o concurso da Alesp resolvi cerca de 4.000 questões em menos de dois meses. Entretanto, acredito que o mais importante é a qualidade na resolução, com foco na absorção de conhecimento e não apenas quantidade.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Susane: Para Alesp, a matéria que tive mais dificuldade foi a redação. Me preparei com muita leitura para adquirir conteúdo e fiz a resolução de todos os temas dos simulados.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Susane: Na semana que antecedeu a prova, bem como na véspera, procurei desacelerar um pouco. Assisti às aulas de reta final, revi minhas marcações e alguns pontos que ainda precisavam ser memorizados.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Susane: Minha preparação para a discursiva foi com foco em adquirir conteúdo, pois já tinha conhecimento da parte estrutural, dos elementos coesivos e de gramática. Escrevi todas as redações propostas nos simulados e analisei todos os comentários.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Susane: Meu principal erro, no início dos estudos, foi focar em videoaulas para todas as matérias. Com tempo, aprendi que os PDFs são mais eficientes e possibilitam maior absorção de conteúdo, com isso passei a utilizar as videoaulas apenas para revisões de pontos específicos ou para matérias que tinha mais dificuldades. Outro erro que me prejudicou foi não escolher uma área específica para a minha preparação, o que acabou atrasando minha aprovação dentro das vagas.
Como acertos cito o estudo por meio de ciclos e a resolução de muitas questões, com foco em aprender com os erros.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Susane: Várias vezes, mas tive muito apoio do meu companheiro. Minha principal motivação foi o tempo que eu já havia me dedicado aos estudos, todo conhecimento que já havia adquirido e acreditar que a aprovação dentro das vagas estava próxima.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Susane: Meu conselho para quem pretende iniciar os estudos para concursos é acreditar que é possível, escolher uma área específica, buscar um bom material escrito e resolver muitas questões. Criar uma rotina de estudos e ter muita disciplina, descansar quando for preciso, mas nunca desistir.