Aprovado em 9º lugar o concurso ALESP para Técnico Legislativo
Concursos PúblicosLegislativo“Principal ganho de eficiência em meu estudo foram as Trilhas e o Sistema de Questões do Estratégia. Foram fundamentais para minha aprovação.”
Confira nossa entrevista com Diego Lima de Oliveira, aprovado em 9º lugar o concurso ALESP para Técnico Legislativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo.
Diego Lima de Oliveira: Olá, me chamo Diego Lima de Oliveira, tenho 33 anos , sou formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá-PR/UEM. Sou de Moreira Sales-PR e maringaense de coração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diego: Estabilidade de saber quanto ganharei ao final do mês (risos) e a vontade prestar um serviço público de qualidade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Diego: Fui aprovado no concurso da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para Técnico Legislativo em 9º colocado (dentro das vagas). Já para Analista Legislativo fiquei dentro do cadastro reserva em 225º. Por fim, pretendo continuar estudando para concursos da área de controle (Tribunal de Contas do Município de São Paulo – TCM/SP).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Diego: Estou há alguns anos estudando para concurso, por esse motivo precisei lapidar meu estudo e não tive que começar do zero. Sim, saía com minha família e amigos, porém selecionava alguns eventos, não participei de todos em nome do estudo e de uma boa noite de sono (para recuperar o pique para os estudos).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Diego: Sou casado, não tenho filhos e tive a sorte de obter apoio de todos meus familiares e amigos. Aliás, mantive minhas sessões de análise com minha psicóloga, o que foi muito importante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Diego: Desde a publicação do edital (25/02/2022), para manter a disciplina decidi seguir as Trilhas Estratégicas, ferramenta de grande auxílio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Diego: Estudei muito a legislação seca com alguns comentários que eu mesmo fazia. Além disso, utilizei cursos em PDF do Estratégia Concursos, Trilhas Estratégicas e site de questões do Estratégia. Vantagem é o direcionamento que as Trilhas trouxeram ao meu estudo. Sem essa ferramenta ficava meio perdido em meus estudos, tendo que escolher os tópicos do dia, gerando uma certa ansiedade e dúvidas acerca de minhas escolhas (se estavam enviesadas ou não).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diego: Internet.
Estratégia: Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Diego: Principal ganho de eficiência em meu estudo foram as Trilhas e o Sistema de Questões do Estratégia. Foram fundamentais para minha aprovação. O material em PDF ajudou bastante, mas o diferencial foram essas ferramentas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Diego: Montei um plano de estudos com aproximadamente 2 ou 3 matérias por período (algumas janelas eram apenas para resolução de questões e formação do caderno de erros, acabavam sendo mais rápidas). Cerca de 4 a 5 horas líquidas. Confesso que já fui muito rígido em marcar tempo exato (era mais um gatilho para minha ansiedade), porém nessa preparação fui mais maleável quanto a isso.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Diego: Minhas revisões eram pautadas em ler o caderno de erros (questões que havia errado), resolução de questões, legislação seca e os comentários que havia feito na legislação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Diego: Não sei precisar. Muitas das questões feitas foram das aulas em PDFs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Diego: Direito Administrativo e Penal. Superei minhas dificuldades nessas matérias lendo a legislação/PDFs, fazendo questões e revisando o caderno de erros.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diego: Assisti as revisões do estratégia no Youtube, li minha legislação com meus comentários e resolvi algumas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Diego: Como foi uma redação de tema geral, acredito que a melhor preparação é ser curioso e ler o máximo possível sobre quase todas as áreas. Além disso, é bom treinar a escrita, visto que hoje mais digitamos que escrevemos. Por fim, ter em mente as estruturas básicas de um parágrafo – tópico frasal, desenvolvimento e conclusão -, a banca corrige centenas de redações, melhor garantir uma linguagem clara.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diego: Não ler a legislação seca, não montar um caderno de erros e me perder na seleção de tópicos para estudo e revisão. Novamente, as Trilhas Estratégicas são show! (Risos)
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Diego: Durante a pandemia pensei em desistir. Estava bem desorientado, mas minha esposa sempre me apoiou e me fez relembrar que o estudo e conhecimento estava ali, bastava relembrá-lo e aperfeiçoá-lo. Logo, minha principal motivação também era minha motivadora… Ivy, te amo!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso?
Diego: Não existe estudo perfeito, salvo raríssimas exceções. Dias ruins sempre existirão, sempre desconfiaremos do nosso real potencial e de nossa força. Todavia, somos mais fortes do que imaginamos. Disciplina requer abstenção de alguns prazeres, um fato, cabe a você aceitar ou não. Por último, seja teimoso a ponto de estudar até passar. Pouco importa se passarão meses ou anos, só existe um objetivo: ser aprovado(a). =)