Aprovada na CGU em 15º lugar para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle - TI (DF)
Controladorias/Gestão (CGU, CGE, STN, EPPGG)“Estudei um pouco mais de 3 meses, foi bem puxado, não foi fácil.”
Confira nossa entrevista com Sarah Veldhuis, aprovada na CGU em 15º lugar para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle – TI (DF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sarah Veldhuis: Meu nome é Sarah, tenho 25 anos e venho do interior do Ceará, uma cidade chamada Juazeiro do Norte, conhecida como a terra do Padre Cícero. Me formei em Engenharia da Computação no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, em 2021.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sarah: Atualmente sou oficial do Exército e a experiência que tive no ambiente militar me levou a crer que eu queria mais, queria buscar novos desafios e novas oportunidades de crescimento. Além disso, a estabilidade é um fator primordial de eu ter escolhido estudar para concurso ao invés de ir trabalhar no mercado privado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? Estava no meu último ano da faculdade quando decidi estudar para concurso.
Sarah: Foi um pouco complicado conciliar a época da formatura com os estudos, meus amigos estavam todos saindo, toda minha família foi me visitar no Rio de Janeiro, por fim tirei uma semana sem estudos para me dedicar a minha família. E quanto ao trabalho consegui acumular férias e dispensas para me dedicar integralmente aos estudos durante um pouco mais de três meses, consegui aproveitar bem essa oportunidade que surgiu.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sarah: Fui aprovada no IME, para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais do Exército, em 2017, onde passei cinco anos realizando a minha formação em engenharia da computação. E agora tive a feliz notícia de ser aprovada na CGU, para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. Desde que eu me entendo por gente eu sempre gostei de estudar, mas passei 4 anos estudando num ritmo pesado pra passar no IME, e mais 5 anos da faculdade e por fim um tempo estudando para a CGU, acho que por agora preciso de um merecido descanso, pretendo me dedicar apenas ao trabalho e à minha família.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sarah: Especificamente para a preparação da CGU, eu acabei me privando um tanto da minha vida social, eu tinha pouco tempo até a prova, era tudo ou nada. Foram um pouco mais de 3 meses de preparo, foi bem corrido para alguém que teve o primeiro contato com as matérias de Direito e Administração. Durante esse período gostava de sair pra caminhar na praia com meu namorado, que também estava estudando comigo para o mesmo concurso, era um momento de relaxar a mente e imaginar como seria o futuro, era um momento energizante. Já na preparação pro IME, eu mantinha um ritmo muito mais saudável de estudo, tinha uma rotina de finais de semana de descanso, de sair com amigos, algo mais sustentável a longo prazo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Sarah: Tenho um companheiro maravilhoso que não só me apoiou, como me convenceu a estudar para este concurso e me acompanhou nos estudos, ele também foi aprovado na CGU para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. E tenho uma irmã maravilhosa que esteve comigo literalmente minha vida inteira me apoiando, dizendo que eu podia chegar onde eu quisesse, para quem eu ligava quando estava feliz e quando estava triste.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sarah: Estudei um pouco mais de 3 meses, foi bem puxado, não foi fácil. Eu já vinha de um ritmo de estudo bastante disciplinado, me formei na faculdade em 2021, então continuar a manter a disciplina é mais fácil que começar do zero. Também tive a ajuda da minha sogra, que cuidava da casa, da comida, de praticamente tudo em casa, e permitiu que eu me dedicasse somente a estudar durante esse período.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Sarah: Usei as videoaulas e os PDFs do Estratégia Concursos. Acho que a principal vantagem é ter toda a matéria do edital organizada, sem eu ter que me preocupar em ficar procurando material de estudo. A vantagem da videoaula é que não perdemos tempo com deslocamento até o local físico para assistir aulas presenciais e ainda é possível acelerar os vídeos, pra quem tem pouco tempo é uma ótima opção.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sarah: Esse foi o único cursinho que utilizei, de forma que não consigo fazer uma justa comparação. Estudar por conta própria com materiais avulsos que encontra na internet tem a desvantagem de sempre ter que ficar procurando a matéria do edital, e isso custa tempo. Gostei muito do fato do Estratégia disponibilizar simulados semanais, foi uma forma de conhecer a prova para a qual estava me preparando, e também quebrar um pouco do nervosismo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Sarah: Gostava de estudar um pouco de tudo todo dia, passava por umas quatro/cinco matérias todo dia. Eu organizei uma planilha de estudos, o que permitia eu saber qual o meu objetivo até o dia da prova e o meu objetivo para cada dia. Nem sempre conseguia cumprir com o objetivo, mas era uma boa diretriz, eu sabia quantas aulas teria que ver no dia e quais matérias teria que ver, a fim de dar um passada em quase todos os itens do edital. Durante esses três meses estudei em torno de 12 horas líquidas por dia, se fosse estudar a longo prazo com certeza teria que encontrar algo mais sustentável, até para conciliar com o meu trabalho.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Sarah: Eu gostava de ver as videoaulas, os PDFs e fazer os exercícios em dias diferentes, com um certo intervalo, assim conseguia ver e rever a matéria três vezes; funcionou pra mim, sempre aprendia algo novo, e fixava algo que tinha ficado vago anteriormente. E também fazia os simulados, o que era uma revisão da matéria como um todo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sarah: A resolução de exercícios é fundamental, tanto para revisar matéria quanto para conhecer o estilo de cobrança das bancas. De tanto resolver questões, elas se tornam repetitivas e é possível saber quais os pontos críticos da matéria e o que você tem que ter uma atenção mais focada.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sarah: Para estudar para o concurso da CGU quase tudo foi novidade pra mim, exceto as disciplinas voltadas para a área de TI e Português, então tive que focar mais no que era novo para mim, dedicava muito mais tempo para as disciplinas de direito e administração. Acho que a que mais tive dificuldade foi Direito Administrativo, devido ao extenso conteúdo cobrado no edital.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sarah: Na semana que antecedeu a prova fiquei assistindo os vídeos de revisão que os professores do Estratégia realizavam no Youtube, não conseguia assistir ao vivo porque acabava demandando muito tempo, então preferia assistir no acelerado depois. No dia pré prova foi organizar como seria o dia de prova, quanto tempo gastaria até chegar ao local de prova, o que eu iria comer, onde eu iria comer (a prova foi de manhã e à tarde). E por fim tentar relaxar, não é fácil, mas não podemos deixar o nervosismo vencer. Acredito que estudar coisas novas no pré prova não ajuda muito, no meu caso me deixa mais ansiosa, foram meses de preparo, um dia ou algumas horas se torna irrelevante diante de meses.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sarah: No primeiro contato com sugestões de questões discursivas que o cursinho disponibilizou fiquei um pouco perdida, não tinha muita ideia de como responder. Comecei olhando as propostas de solução que os professores disponibilizaram, assim eu consegui ter uma ideia de como seria um bom modelo de resposta. Quando passei a realizar os simulados, fazia a questão discursiva como se fosse no dia, apenas fazia um esboço de tópicos a abordar no rascunho (eram 90 linhas, meio difícil fazer rascunho completo e passar a limpo depois).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sarah: Quando a gente vê que tudo deu tão certo é difícil de encontrar erros, acabei minha faculdade no final de 2021, e fiz a prova da CGU em março em 2022 e já obtive aprovação. Acho que de acerto foi aproveitar as oportunidades que apareceram. Consegui acumular férias e dispensas no meu trabalho para poder me dedicar integralmente aos estudos, escolhi focar em um concurso com um grande número de vagas (80 vagas) e que ainda fosse dentro da minha área de formação. Inicialmente, comecei estudando pro TCU, mas o edital estava muito extenso e a quantidade de vagas era bem menor, além de só ter aberto vagas para um único cargo. Desviei logo meus estudos para focar especificamente na CGU, que eu acreditava ter maiores chances, e deu tudo certo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sarah: Quem me convenceu a estudar pra concurso foi meu namorado, eu tinha planos bem diferentes pra minha vida. Mas a partir do momento que me propus a estudar para esse concurso, em nenhum momento pensei em desistir, apesar de ser cansativo, ser estressante. Ficar imaginando como seria o futuro foi minha principal motivação, eu me imaginava como já aprovada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sarah: Não desista, as oportunidades vão aparecer ao longo de sua trajetória, e quando aparecerem se agarre a elas, mantenha um objetivo. Sempre é hora de começar, comece aos poucos, escolha alguns concursos menos concorridos, que garantam para si um mínimo de estabilidade financeira, que sirva como ponte para que você possa se dedicar ao concurso que você acredite ser o ideal.