Aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ ES para Consultor do Tesouro Estadual, Ciências Econômicas
Fiscal - Estadual (ICMS)“Tente fazer muitos concursos, mas não um montante que te deixe sobrecarregado. E veja em quais matérias você foi mal para tentar melhorar no próximo.”
Confira nossa entrevista com André Alves, aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ ES para Consultor do Tesouro Estadual, Ciências Econômicas:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
André Alves: Sou de Belo Horizonte, tenho 38 anos e sou formado em Economia.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
André: Não cheguei a exercer a profissão. Estava me preparando pra ser professor universitário na área de Matemática quando os concursos na área praticamente acabaram. Decidi mudar meu foco para estudar para concursos, principalmente nas áreas de controle e fiscal.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
André: Quando comecei a estudar para concursos, os primeiros que saíram foram os da área de controle. Depois estendi meu foco também para a área fiscal.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
André: Só estudava.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
André: Esse é o primeiro concurso para o qual fui aprovado.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
André: Cheguei a estudar sem edital. Meu foco era trabalhar as disciplinas nas quais tinha dificuldade. Consegui melhorar em algumas, embora Direito ainda seja um dos meus pontos fracos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
André: Recebi uma recomendação sobre onde estudar as disciplinas de Direito Administrativo e Constitucional. Depois fui me aprofundando em outras disciplinas a partir das demandas de cada concurso.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
André: Achei os PDFs bem aprofundados, especialmente nas matérias que tinha dificuldade.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
André: Sim. Especialmente pelos PDFs. Acho que são a melhor maneira de aprender um assunto. Só usava videoaulas quando os pdfs não estavam fazendo nenhum sentido.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
André: PDFs. E quando passei a usar o passo estratégico me ajudou muito nas revisões.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
André: Variava muito, mas tentava manter uma média de 6 horas por dia no mínimo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
André: Foco mais em exercícios e tento reler as partes da matéria que tenho dificuldade.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
André: A matéria que eu mais tenho dificuldade é Direito. Hoje em dia já não me assusto com contabilidade, que também era uma fraqueza minha.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
André: Não tenho namorada. Mas minha família sempre me apoiou nesse processo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
André: Não cheguei a abdicar, mas meu convívio social ficou mais restrito.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
André: Acho que vale a pena fazer muitos concursos em áreas próximas. Esse ano teve mais concursos que ficaram represados pela pandemia, o que me ajudou a ter um feedback das áreas que eu precisava estudar mais. O melhor conselho que eu posso dar pra alguém que está começando é fazer muitos concursos. E pretendo continuar estudando. Procuro manter a mente aberta em relação a concurso dos sonhos, mas se sair um concurso do BACEN eu não reclamo não.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
André: Faz tempo que comecei. Acho que próximo de 4 anos. A pandemia também não ajudou.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
André: Felicidade e alívio. Mas pelos resultados preliminares achei que seria aprovado.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
André: Estudei até a véspera. Não sei se é o mais recomendado.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
André: Treinar. Escrever é algo que me intimidava no começo. Depois você se acostuma. Também é bom conhecer o formato das questões discursivas e saber controlar o tempo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
André: Meu maior erro foi perder um pouco a motivação no auge da pandemia. Já o acerto foi focar nas matérias em que tinha dificuldade.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
André: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
André: Mudar de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
André: Tente fazer muitos concursos, mas não um montante que te deixe sobrecarregado. E veja em quais matérias você foi mal para tentar melhorar no próximo.