Aprovado no concurso Polícia Penal PE
Concursos PúblicosPolicial (Agente Penitenciário)“Eu aconselho o aluno que está começando a estudar a fazer a Trilha Estratégica para o cargo almejado, já que é um material completo e já carrega consigo metas e um planejamento de estudo.”
Confira nossa entrevista com Dyego Luis Mendes, aprovado em 9º lugar no concurso da Polícia Penal de Pernambuco:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Dyego Luis Mendes: Sou formado em direito, tenho 30 anos e sou natural de Arcoverde-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Dyego: Assim que terminei a faculdade tentei atuar na advocacia, no entanto não me identifiquei com a área, visto que almejava algo que me garantisse estabilidade. Com isso, decidi estudar para concurso público e a carreira policial sempre foi a mais atrativa para mim, tendo em vista que tem uma atuação essencial para sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Dyego: Atualmente estou trabalhando no cargo de policial penal no estado de Santa Catarina, e quando saiu o da polícia penal em Pernambuco cogitei a possibilidade de voltar para próximo da família. Como meu tempo reduziu bastante e já tenho uma certa experiência com concurso dei uma ênfase maior ao material de reta final do Estratégia e revisei com a plataforma de questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Dyego: Fui aprovado na PMSC posição 388, DEAP-SC posição 297 e na Polícia Penal de Pernambuco em 9. Pretendo estudar para o cargo de delegado de polícia.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Dyego: Quando decidi estudar para concurso público, eu tive que abdicar de muitas coisas e de muitos momentos importantes.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Dyego: Eu tenho uma companheira que me ajudou e continua ajudando muito nessa jornada, também tive apoio da minha família. O apoio deles nessa jornada foi fundamental, tendo em vista que eles acreditaram e confiaram até mesmo nos momentos mais difíceis.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Dyego: Para esse último concurso estudei 3 meses, e meu incentivo maior foi a possibilidade de voltar para próximo de minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Dyego: Curso em pdf, tendo em vista que aprendo mais lendo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Dyego: Assisti algumas aulas pelo YouTube e acabei comprando o curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Dyego: Sim, já estudei com outro curso, achei o material muito resumido.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Dyego: O material do Estratégia é muito completo, e não fui surpreendido com conteúdos que eu não tinha tido algum contato.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Dyego: Eu costumo ver 2 matérias durante o dia e assistir alguma videoaula sobre o assunto no final do dia. Nos meus melhores dias cheguei a fazer 8 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Dyego: Simulados, gosto muito de fazer questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Dyego: Ao meu ver o treino com questão é essencial e para mim foi uma ferramenta fundamental.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Dyego: Exatas e português, tive que dar prioridade as dificuldades e olhar mais vezes durante a semana.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Dyego: Como atualmente já estou em um cargo público, fui fazer a prova sem nenhuma cobrança, mas acompanhei a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Dyego: Eu assisti às aulas do professor Rodolfo do Estratégia que me ajudaram bastante nos conteúdos da redação.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Dyego: Está tudo sob controle, visto que esse alinhamento entre estudar e se preparar para o TAF deve ser contínuo para quem optou pelas carreiras policiais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Dyego: Na minha trajetória eu tinha dificuldade em saber o que deveria estudar, e quando escolhia um determinado assunto, logo que começava a estudar pensava que a minha escolha tinha sido errada e que aquilo não seria cobrado nas provas, com isso perdia horas fazendo escolhas. Então acredito que um planejamento de estudo é fundamental, como também, a escolha de um material atualizado e completo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Dyego: Não pensei em desistir, mas passei por muitos momentos difíceis… e até mesmo cheguei a pensar que não iria dar certo. A minha maior motivação era ver alguns amigos que ganhei nessa jornada conseguindo realizar seus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Dyego: Eu aconselho o aluno que está começando a estudar a fazer a Trilha Estratégica para o cargo almejado, já que é um material completo e já carrega consigo metas e um planejamento de estudo.