Aprovado no concurso TCE SC em 3º lugar para o cargo de Auditor - Ciências Contábeis:
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“O Estratégia Concursos foi fundamental na minha preparação. Fui assinante Platinum e tive acompanhamento do coaching. Isso me auxiliou muito na organização e planejamento dos estudos e o feedback semanal ajudava a manter a constância nos estudos. Além disso, as aulas em PDF e em vídeo são excelentes e muito didáticas.
Confira nossa entrevista com Leandro Marques, aprovado no concurso TCE SC em 3º lugar para o cargo de Auditor – Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro Marques: Tenho 31 anos e sou natural de Dona Emma, interior do estado de Santa Catarina. Tenho graduação e mestrado em Ciências Contábeis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Há muito tempo eu já almejava o serviço público. Até já havia feito algumas provas, mas de forma amadora, sem nenhum tipo de preparo. No final de 2019 saí do meu emprego com o objetivo de fazer um mochilão pela Europa e futuramente, quando retornasse, estudar para concursos. Porém, a pandemia acabou adiando meus planos de viajar. Resolvi então priorizar o estudo para concursos e aproveitar enquanto as provas estavam suspensas para estudar o máximo possível.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leandro: Não, não tinha emprego fixo durante o período que estudei. Esporadicamente fazia alguns trabalhos como autônomo, mas o foco principal sempre foi o estudo para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leandro: Recentemente tive duas aprovações dentro das vagas: 3º lugar para o cargo de Auditor de Controle Externo (Ciências Contábeis) no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e 1º lugar no cargo de Auditor de Controle Interno na Prefeitura Municipal de Navegantes (SC). Também tive duas aprovações fora das vagas: 7º lugar para o cargo de Controlador Interno na Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras (SC) e 5º lugar para o cargo de Contador na Prefeitura Municipal de Navegantes (SC). Atualmente continuo estudando, mas após tomar posse vou reavaliar se continuo ou não.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leandro: Eventualmente eu saía com amigos, mas não era algo tão frequente. Optei por reduzir o máximo possível minha vida social para priorizar os estudos, porém fiz isso de maneira consciente, buscando encarar essa etapa como algo passageiro.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leandro: Estou solteiro e não tenho filhos. Minha família sempre apoiou e incentivou minha caminhada como concurseiro. Além de respeitar minhas ausências, também forneceu apoio financeiro, pois durante o período em que fiquei estudando voltei a morar com meus pais. Eles sempre foram grandes incentivadores e sou grato por todo o apoio que me deram. Meus amigos não sabiam que eu estava estudando para concursos, apenas minha família sabia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Foram dois anos de estudo. No primeiro ano eu estudei para o TCE Leandro: SC. No segundo ano eu estudei as matérias do TCU enquanto revisava as matérias do TCE SC. Nem sempre foi fácil manter a disciplina e o ritmo de estudos, mas acho que passar por altos e baixos é normal e faz parte do processo. Por isso, é importante ter clareza da sua situação atual e de onde você almeja chegar. Isso me ajudava a manter a constância, mesmo quando meu rendimento estava baixo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Leandro: Eu utilizei principalmente as aulas em PDF e resolução de questões, pois permitem avançar de maneira mais rápida pelo conteúdo. Em algumas matérias eu também fiz resumos esquematizados, pois me ajudavam a compreender melhor o conteúdo, apesar de tomarem mais tempo para elaboração. Também utilizei videoaulas para alguns conteúdos e fazia diariamente diversos flashcards no Anki.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Conheci ainda quando era professor e buscava material para montar minhas aulas de Contabilidade. Assim, acabei encontrando diversos vídeos e materiais de ótima qualidade e passei a ler com frequência os artigos do Blog do Estratégia. Foi assim que conheci a área de controle e optei por estudar para alguma carreira dessa área.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Leandro: Eu cheguei a adquirir um pacote de um outro curso, mas praticamente não utilizei, porque as aulas em PDF eram muito pobres e pouco auxiliavam.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Leandro: O Estratégia Concursos foi fundamental na minha preparação. Fui assinante Platinum e tive acompanhamento do coaching. Isso me auxiliou muito na organização e planejamento dos estudos e o feedback semanal ajudava a manter a constância nos estudos. Além disso, as aulas em PDF e em vídeo são excelentes e muito didáticas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Leandro: Meu plano de estudos variou um pouco ao longo do tempo, conforme o estágio em que eu me encontrava. Iniciei estudando 4 horas líquidas por dia, depois aumentou para 6 horas e no pós-edital cheguei a fazer 9 horas líquidas por dia. Iniciei com 7 matérias no ciclo e no final estava com 20 matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Leandro: Eu costumava fazer resumos esquematizados no momento em que estudava o PDF, pois me auxiliavam a compreender melhor o conteúdo. Posteriormente, eu revisava por meio desses resumos. Também fiz simulados ao longo da preparação e utilizava frequentemente videoaulas para revisar determinados conteúdos. Além disso, fazia diariamente diversos flashcards no Anki.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leandro: Resolver questões é fundamental em todas as etapas da preparação, pois ajudam a fixar e revisar o conteúdo teórico. Resolvi cerca de 22.000 questões no pré-edital e mais 6.200 questões no pós-edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leandro: Direito Administrativo e Direito Constitucional sem dúvida foram grandes desafios em função da quantidade de conteúdo e por serem disciplinas que demandam memorização da legislação. Para superar essa dificuldade, investi mais tempo na leitura da lei seca e também utilizei flashcards diariamente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Na semana pré-prova busquei manter o mesmo ritmo do pós-edital, revisando todas as matérias e acompanhando a Hora da Verdade do Estratégia Concursos. Porém, tive imprevistos e acabei não conseguindo estudar todos os dias. No dia anterior à prova eu assisti à Revisão de Véspera e procurei descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leandro: Eu dedicava semanalmente em torno de 3 horas para treino de discursivas. Eu utilizei o curso de discursivas do Estratégia que contava com questões discursivas de concursos anteriores. Acredito que essa seja a melhor abordagem para treinar para este tipo de prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: Acredito que negligenciar as revisões foi o principal erro que cometi no início dos estudos, pois não sabia ao certo como fazê-las e acabava por não fazer revisão nenhuma. Também perdi algum tempo desnecessário com resumos manuscritos. Além disso, no início eu me frustrava com muita facilidade, pois achava que todos os dias deveriam ter um rendimento igual, o que não é verdade. Já em relação aos acertos, acredito que a assinatura Platinum e o acompanhamento do coaching foram grandes acertos, pois me permitiram iniciar os estudos com planejamento, tornando a tarefa mais fácil. Também foi um acerto a utilização de flashcards diariamente como forma de revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leandro: Não, em desistir completamente não. Mas passei por alguns momentos de baixo rendimento, desânimo e cansaço. Ter clareza sobre onde eu queria chegar me ajudou bastante nesses momentos, além do incentivo dos meus familiares.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Estudar para concursos não é uma tarefa fácil, porém também não é algo impossível. Demanda tempo e dedicação. Escolha uma área, estabeleça um planejamento e execute-o. Nem sempre sairá perfeito como o planejado, mas procure fazer o seu melhor diariamente que os resultados virão. Por fim, não desista antes de tentar!