Aprovada em 5º lugar para Auditor Fiscal de Controle Externo - Engenharia no concurso do TCE SC
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“Escolher uma área, adquirir um bom material, fazer um bom planejamento de ciclo de estudo e ter constância. Não é um caminho fácil, no meu caso, meus estudos coincidiram com a pandemia (iniciei em Janeiro 2020), ou seja, lidar com a vida de concurseira no meio dessa situação foi difícil, e sempre tive em mente uma frase do prof. Herbert Almeida “Concentre-se naquilo que você pode controlar”, seu conhecimento, seu avanço nas disciplinas e nos seus percentuais de acerto”.
Confira nossa entrevista com Paula Dal Pont, aprovada em 5º lugar para Auditor Fiscal de Controle Externo – Engenharia no concurso do TCE SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paula Antunes Dal Pont: Sou engenheira civil, 30 anos, sou de Criciúma – SC, mas atualmente moro em Florianópolis.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paula Dal Pont: A instabilidade do mercado privado na área da engenharia civil, em especial em época de crise, foi determinante. Além disso, no início da pandemia, fui demitida e o concurso do TCE SC havia sido suspenso, logo, resolvi virar estudante profissional e me dedicar integralmente aos estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Paula Dal Pont: Tive o privilégio de apenas estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Paula Dal Pont: Após um ano de estudos para o TCE SC, fui aprovada em 24º fora das vagas na CODEVASF, porém fui chamada em Palmas e Natal. No entanto, como meu objetivo era me manter em Santa Catarina, optei por não assumir e seguir estudando para o TCE SC e, como esse sempre foi meu objetivo, vou me aposentar da vida de concurseira.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Paula Dal Pont: Como meus estudos foram durante a pandemia, fui obrigada a reduzir a vida social, o que facilitou a dedicação aos estudos, mas sempre visitei meus pais durante esse período, que moram em outra cidade.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Paula Dal Pont: Moro com meu noivo e ele me incentivou e apoiou muito durante esse período, além de ele também estudar para concursos, então passamos muito tempo estudando juntos. Minha família e amigos sempre incentivaram desde que decidi me dedicar ao concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Paula Dal Pont: Iniciei meus estudos já direcionada para o TCE SC em Janeiro de 2020, então foram dois anos dedicados à prova. No que tange à disciplina, quando decidi que iria apenas estudar, coloquei uma meta de carga horária diária e me mantive firme até a data da prova, que era o objetivo final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paula Dal Pont: Usei um pouco de tudo! Como engenheira, nunca havia visto as matérias de direito administrativo e constitucional, auditoria, controle externo, administração financeira e orçamentária, então no início usei as videoaulas nessas disciplinas, e na engenharia estudei direto pelos PDFs. Mas. basicamente foram as videoaulas e PDFs do Estratégia, sistema de questões, lei seca, mapas mentais, simulados, estratégia cast e alguns resumos nas disciplinas em que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paula Dal Pont: Pela internet, em pesquisas de materiais para concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Paula Dal Pont: O diferencial são os PDFS, que são condensados conforme os assuntos mais cobrados das bancas e são atualizados constantemente de acordo com a revisão de leis, constituição, normas, etc. o que otimiza os estudos pois o aluno não perde tempo com tópicos que são irrelevantes para algumas bancas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paula Dal Pont: Contratei por um período a assinatura platinum com coach do estratégia para organizar meu ciclo de estudos, o que ajudou muito! Como tinha o dia todo para estudar, minha meta de segunda à sexta feira era de 7 horas por dia, eram 6 matérias vistas com 1 hora de duração e 1 hora para as revisões. Final de semana eu reduzia a carga horária para 3-4 horas para priorizar um pouco o descanso, no sábado disciplinas de 1 hora cada e no domingo fazia os simulados do Estratégia e questões discursivas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paula Dal Pont: Por indicação do coach do Estratégia, me adaptei à revisão de 24h, 7 e 24 dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Paula Dal Pont: Eu considero a resolução de exercícios a parte mais importante do estudo, afinal, é isso que você faz na prova! Todos os dias eu respondia centenas, acredito que tenha feito acima de 80.000 questões, pois a banca Cebraspe, pelo fato de ser C/E, possui enunciados mais curtos, então é possível responder com mais agilidade.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Paula Dal Pont: Português, em destaque a interpretação de texto, que é carregada de subjetividade do examinador, e auditoria, que é uma disciplina muito difícil de compreender. Nessas duas, eu usei com maior volume, vídeo aulas e resumos, aumentei a carga horária e tive muita insistência até entender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Paula Dal Pont: Sem dúvidas, o mais difícil foi controlar a ansiedade! Na semana anterior, reduzi a carga horária e acompanhei as revisões de hora da verdade do Estratégia das matérias básicas e li mapas mentais de engenharia. Na véspera acompanhei a revisão de véspera do Estratégia e tirei o restante do dia para “tentar” descansar. Usei muita meditação e exercício físico também para controlar a ansiedade durante o período.
Estratégia: Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Paula Dal Pont: Contratei curso com correção de discursivas, e isso é essencial, principalmente pois a discursiva representou aproximadamente 30% do peso da prova. Fiz e recomendo muito treino de discursiva para assimilar o perfil de cobrança da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paula Dal Pont: Considero erro ter começado a estudar sem me informar de como realmente se estuda para um concurso de alto nível. Após um início meio perdida, pesquisei bastante sobre o assunto com o pessoal já aprovado e, com o auxílio do coach, encontrei a fórmula que dava certo no meu caso, que considero um acerto, pois não existe um único método de estudo, e sim aquele que melhor se adequa a sua realidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paula Dal Pont: Acredito que todos passam por esse momento! A demora pelo edital, as incertezas do período de pandemia, tudo isso exige uma saúde mental enorme. Mas acredito que a motivação, a disciplina e o foco no resultado nos permitem a concentração no objetivo final, que é a aprovação!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paula Dal Pont: Escolher uma área, adquirir um bom material, fazer um bom planejamento de ciclo de estudo e ter constância. Não é um caminho fácil, no meu caso, meus estudos coincidiram com a pandemia (iniciei em Janeiro 2020), ou seja, lidar com a vida de concurseira no meio dessa situação foi difícil, e sempre tive em mente uma frase do prof. Herbert Almeida “Concentre-se naquilo que você pode controlar”, seu conhecimento, seu avanço nas disciplinas e nos seus percentuais de acerto. Enfim, acredito que, para quem leva os estudos a sério, a aprovação é só questão de tempo, e só não passa quem desiste e fica pelo caminho. Vai dar certo!