Aprovado nos concursos PC PB, FUNDAC PB e no CFO da PM PB
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)Policial (Peritos, Papiloscopistas)Concursos PúblicosPolicial (PM/BM - Oficial)“Realmente, depois que eu comecei a fazer no mínimo 25 questões por PDF do Estratégia, depois que eu revisei todos os mapas mentais nas duas semanas anteriores a prova e não negligenciei a discursiva meu rendimento subiu bastante.”
Confira nossa entrevista com Hipólito Filho, aprovado nos concursos PC PB, FUNDAC PB e no CFO da PM PB:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hipólito Filho: Olá amigos do Estratégia Concursos, sou formado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e também sou pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Previdenciário, tenho 27 anos e desde os 02 resido em João Pessoa, capital da Paraíba, no entanto, minha cidade natal é Guarabira, uma linda cidade que é famosa por ser a “capital” do brejo paraibano.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Hipólito: Em primeiro lugar, sem sombras de dúvidas, foi a estabilidade financeira, tendo em vista que nos tempos hodiernos, a escassez dos empregos privados são cada vez maiores. Em segundo lugar, assim que saí da faculdade já saí visando concursos públicos, pois tenho perfil de funcionário público, risos. Já a área policial sempre me encantou junto com a área de tribunais, como a segunda deu uma estacionada em concursos públicos pós pandemia, então dediquei-me à primeira e obtive grandes êxitos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hipólito: Assim que saí da faculdade, apenas estudava, pois meu pai me ajudava financeiramente. No entanto, depois de aproximadamente um ano, em que só vieram reprovações e reprovações, resolvi advogar e comecei a trabalhar e estudar ao mesmo tempo. O trabalho de advocacia era muito tranquilo, pois eu fazia os meus horários de atendimentos aos clientes, e, com isso, dava para conciliar demais com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Hipólito: O ano de 2022, foi, sem sombra de dúvidas, o ano das aprovações em concursos públicos. No fim de 2021, fui nomeado e empossado Agente Socioeducativo (FUNDAC-PB), em março veio outra nomeação para o CFO da PM-PB (Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba), e, por fim, em abril vieram mais duas aprovações dentro do número de vagas do certame da Polícia Civil da Paraíba para Escrivão e Papiloscopista.
Nos próximos três anos irei focar com todas as minhas forças para o CFO da PM-PB, pois é um curso de formação bem puxado, com isso irei aposentar, por enquanto, os estudos para concursos, no entanto, tenho certeza que quando essa fase mais difícil passar, irei focar para carreiras jurídicas (MP, Magistratura e Procuradoria), tendo em vista que só essas carreiras pagam melhor que a minha atual.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Hipólito: Eu sempre fui um homem muito caseiro, amo ficar dentro de casa. De segunda a sexta cumpria minhas metas de estudo com blocos de aulas a depender do dia entre 6 a 7 horas e final de semana era para lazer, isto é, sair com família, passear com a namorada etc etc…
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Hipólito: Sou solteiro, mas namoro – tendo em vista que namorar não é propriamente um estado civil, risos (que minha namorada não veja isso).
Não tenho filhos, pretendo tê-los, apenas depois do meu curso de formação da Polícia Militar daqui da Paraíba, então podem colocar uns 4 a 5 anos para a chegada deles.
Eu sempre digo, a FAMÍLIA É A BASE DE TUDO, na minha família cada um deu sua contribuição: meu avô me presenteou com a assinatura do Estratégia, ele paga desde a primeira; meus pais me deram o apoio psicológico que é importantíssimo, tendo em vista que sem a mente sã ninguém estuda ou melhor ninguém faz absolutamente nada; minha namorada me aguentou esse tempo todo estressado com as provas de concursos, então ela é quase uma santa, risos; minhas tias todas me davam conselhos de como estudar, como se dedicar (todas são funcionárias públicas concursadas), enfim, como perceberam foi uma soma de muitas contribuições ao longo da jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Hipólito: Para o último concurso que foi o da PC-PB, comecei minha preparação em abril de 2021. Naquela época, especulava-se que o edital sairia em meados de 2021, no entanto, a prova só foi realizada em fevereiro deste ano, então tive, praticamente, um ano de estudo, apenas focado nesse concurso.
É importante ressaltar que nesse período, também fiz outros concursos, como o da PC-AL para escrivão, também obtive êxito, porém, como o concurso foi suspenso, depois voltou, e ninguém sabe ainda a data das próximas etapas, resolvi, é claro, ficar no CFO da PM-PB, em primeiro lugar por ser minha terra, em segundo pela própria remuneração, e em terceiro também passei para Escrivão aqui na Paraíba, então não vale a pena.
E você meu amigo que está lendo esse depoimento, para manter a disciplina dos estudos é só focar em um concurso e persistir nele, se você atirar para todos os lados, provavelmente não acertará em nada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hipólito: Apenas os PDFs do Estratégia. Não gosto de videoaulas ou melhor, não tenho paciência para assisti-las, gosto do estudo ativo, de ler, sublinhar, revisar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hipólito: Assim que saí da faculdade pesquisei os melhores cursinhos para concursos públicos e adivinhem qual era o melhor de todos (risos), claro que era o Estratégia!
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Hipólito: Três ferramentas importantíssimas: A primeira os PDFs super, hiper, mega completos que fazem com que você não perca tempo e que estude só por esse material; a segunda são os mapas mentais que para a revisão nas últimas semanas são fundamentais; e a terceira é o tira-dúvidas com os professores que, inclusive, respondem até por mensagem de voz, facilitando ainda mais a comunicação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hipólito: Meu plano de estudo é bem peculiar, eu pego o quantitativo de aulas que eu preciso estudar durante o pós-edital, vamos dar um exemplo pra ficar mais ilustrativo. Se sai um edital hoje e que no site do Estratégia tenha 100 aulas para serem estudadas em 12 semanas para a prova eu irei estudar 10 aulas por semana, para vencer todo o conteúdo do edital em 10 semanas e ficar com as 2 últimas semana para revisar todos os mapas mentais e fazer todos os simulados disponibilizados pelo Estratégia. Então terá semanas mais puxadas pois poderá pegar 10 aulas mais robustas, outras semanas mais leves que peguem 10 aulas menores etc etc, no entanto, eu sempre fazia o balanço das aulas, pois como eu só estudo por PDFs então eu fazia sempre a equação para estudar sempre o mesmo tanto por semana.
Eu sempre fiz todas as matérias ao mesmo tempo, ia avançando uma por uma a depender do número de aulas eu ia equacionando. Estudava em média de 6 a 7 horas liquidas por semana (segunda a sexta).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Hipólito: Duas semanas antes da prova, eu já teria terminado o edital, então, os próximos quinze dias eram apenas para: revisar TODOS os mapas mentais e fazer TODOS os simulados que o Estratégia disponibilizava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hipólito: A importância da resolução de exercícios é inenarrável, tendo em vista que depois que você estuda o assunto, e ele quem vai provar se você precisa revisar ou poderá prosseguir para um outro assunto.
Não tenho noção de quantas questões eu fiz em minha trajetória, no entanto, só para o concurso da PC-PB (pós-edital) eu devo ter feito aproximadamente umas 5.625 questões, tendo em vista que estudei 177 aulas (cada aula fazia em média 25 questões no próprio PDF do Estratégia) e mais 15 simulados cada um contendo 80 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hipólito: Acho que a minha dificuldade é a mesma para quase todos os concurseiros que é com as matérias mais básicas como Português, Informática e Raciocínio Lógico.
No começo eu estudava essas matérias por videoulas, tendo em vista que eu não tinha muita base, e depois, com o tempo, quando você vai começando a evoluir, você largará as videoaulas e ficará apenas nos PDFs como aconteceu comigo.
Lembro bem de um dia que estudando raciocínio lógico chorava por não entender nadinha sobre tabela verdade, tudo não fazia sentido algum, já hoje eu me divirto fazendo questões sobre esse assunto e montando as tabelas, risos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hipólito: As duas últimas semanas para prova são bem intensas, com revisão dos mapas mentais e fazendo bastante simulados.
No dia pré-prova não faço absolutamente nada, só descanso mesmo, e uma vez ou outra reviso algum assunto que tenho dificuldade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Hipólito: Eu me preparei junto com o Estratégia e tenho a certeza que foi a melhor preparação de todos os tempos, tirei 14,06 em uma prova da Cebraspe que o máximo era 15,00 pontos, sem sombra de dúvidas foi um grande resultado pra mim.
É importante avisar a todos os que leem esse depoimento que NÃO negligenciem a prova discursiva, nesse concurso da PC-PB vi muitos amigos meus que fizeram uma ótima prova objetiva caírem 200 a 250 posições por causa da redação.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Hipólito: Para o concurso do CFO da PM-PB já houve o TAF e já estou aprovado (é claro se já fui nomeado, risos), para o concurso da PC-PB o TAF acontecerá agora em JULHO, no entanto é apenas corrida 2,4km em 12m, isso eu faço brincando, risos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hipólito: O principal erro no início da trajetória foi negligenciar três coisas importantíssimas: revisão, discursiva e questões.
E os acertos foram justamente rever esses erros e consertá-los.
Realmente, depois que eu comecei a fazer no mínimo 25 questões por PDF do Estratégia, depois que eu revisei todos os mapas mentais nas duas semanas anteriores a prova e não negligenciei a discursiva meu rendimento subiu bastante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Hipólito: Diversas vezes. Diversas noites chorava calado em meu quarto querendo desistir, querendo abandonar tudo. Mas a cada dia Deus nos concede um novo amanhecer que era a energia necessária para recomeçar e foi assim que passei minha jornada e ,sem sombra de dúvidas, a minha maior motivação foi minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hipólito: Em primeiro lugar, criem o hábito de estudar, quer seja 1 hora por dia, quer sejam 2 horas por dia, enfim, é necessário em primeiro lugar criar esse hábito.
Depois disso, é necessário estudar corretamente, e tenho certeza que com os materiais do Estratégia, principalmente os PDFs, vocês estudarão por um material altamente atualizado e completo, quer seja nas doutrinas, quer seja nas súmulas, quer seja em questões.
Nem tudo serão flores, terão dias muito muito difíceis que você, caro leitor, pensará em desistir, até desistirá (por um dia ou dois), mas voltará mais forte do que antes e continuará sua jornada. Sempre que precisar, descanse, reabasteça seu combustível com passeios em família com momentos descontraídos, mas volte para o seu foco principal.
Antigamente, eu lia esses depoimentos de pessoas que passaram e dizia para mim mesmo que um dia eu daria o meu depoimento de tudo que passei e vivi, e hoje estou aqui contando minha história pra vocês, espero que logo logo possa ler a sua história aqui também =P.