Aprovado em 7° lugar no concurso IBAMA no cargo de Analista Administrativo (DF)
Executivo (Administrativa)“Pode parecer clichê, mas o que eu diria para todos que estão nessa batalha é que não desistam! Sigam firmes nessa jornada que a vitória terá um sabor mais do que especial”
.
Confira nossa entrevista com Leandro Santana, aprovado em 7° lugar no concurso IBAMA no cargo de Analista Administrativo (DF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro Santana: Olá! Sou de Salvador na Bahia, tenho 35 anos e sou bacharel em Administração de empresas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: A falta de perspectiva na iniciativa privada foi o fator principal, além disso, ter trabalhado como terceirizado numa estatal e conviver diariamente com muitos concursados me fez desejar entrar no serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava? Leandro: Sim, sempre tive que conciliar os estudos para concurso com o trabalho. Eu procuro acordar um pouco mais cedo e tento estudar durante uma hora antes de ir para o trabalho. Aproveito o intervalo do almoço para estudar durante mais uma hora ou 50 minutos. A noite, quando possível, estudo mais um pouco, porém nem sempre consigo devido a outros compromissos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leandro: Eu fui aprovado no cargo de agente administrativo da Embasa, em 2017, em segundo lugar nas cotas para negros, cargo que ocupo atualmente. Pretendo continuar estudando para analista do poder judiciário ou do MP na área administrativa.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leandro: É difícil conciliar a vida social com a preparação para concursos, eu precisei abrir mão de muitos momentos em família e com meus amigos para focar nos estudos. Eu saía muito pouco.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leandro: Sou casado com uma servidora pública e não temos filhos ainda. Minha esposa sempre me apoiou, me incentivando e me fazendo acreditar que eu conseguiria.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leandro: Para o concurso do IBAMA eu comecei a estudar quando o edital foi publicado. Frequentar salas de estudo virtual no aplicativo Discord me ajudou bastante a manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Leandro: Para essa prova do IBAMA eu usei PDFs, aulões gratuitos no YouTube, legislação no site do planalto e muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Pela internet. Eu assisti alguns webinários e me interessei em conhecer os cursos do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leandro: Sim. Eu sentia que alguns materiais que eu tinha usado não eram suficientes para minha preparação.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leandro: Fui aprovado e nomeado, mas quando tentei outros concursos mais concorridos não tive o êxito esperado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leandro: Com certeza! Percebi que os PDFs eram mais completos, o memorex me ajuda muito a revisar os assuntos, além da lista de questões no final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Leandro: Devido a grande quantidade de leis que estavam previstas no edital, eu me programei para ler 3 leis por dia e estudar 2 matérias. Eu tentava estudar 3 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Leandro: Eu costumava fazer revisões nos finais de semana, geralmente usando o resumo que vinha no final do PDF e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leandro: Resolver questões é fundamental, desde o início da minha preparação para concursos já respondi mais de 39 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leandro: AFO foi uma matéria que tive dificuldade, por isso estudava 3 vezes na semana, assim consegui aumentar meus acertos nas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Eu sempre gostei de estudar até o último minuto e nessa prova não foi diferente, mantive minha programação até o dia anterior.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leandro: Eu comprei um curso de discursiva sem correção no Estratégia que me ajudou muito. Eu fazia uma discursiva por semana e mostrava para uma colega concurseira, que me dava algumas dicas. Já faz um ano que venho escrevendo uma discursiva por semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: Como acerto eu digo que foi estudar bastante a lei seca e focar em AFO. Como erro eu diria que foi deixar para estudar matemática financeira e contabilidade pública já nos últimos dias.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leandro: Minha maior motivação é poder atuar na área de minha formação e também alcançar alguns objetivos que estabeleci para minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Pode parecer clichê, mas o que eu diria para todos que estão nessa batalha é que não desistam! Sigam firmes nessa jornada que a vitória terá um sabor mais do que especial.