Aprovado no concurso PM-AM em 10º lugar para o cargo de Oficial
Policial (PM/BM - Oficial)“Esse, quer dizer, esses (fiz PM oficial e soldado e CBM soldado), foram meus primeiros concursos. Nunca havia estudado, pensava que não era capaz.”
Confira nossa entrevista com Agley Cavalcante, aprovado no concurso PM-AM em 10º lugar para o cargo de Oficial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Agley Cavalcante: Me chamo Agley, sou formando em Farmácia, tenho 27 anos e sou natural de Eirunepé, um município do interior do Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Agley: Eu sempre sonhei ser policial, no entanto, nunca busquei esse sonho, mas quando começaram a aparecer as primeiras notícias de um possível concurso para as forças de segurança do Amazonas, decidi colocá-lo em prática.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Agley: Sim, durante toda minha preparação tive que conciliar os estudos com o trabalho. Trabalho em escala de 12×36, então aproveitava cada momento disponível para estudar. Nos dias de folga estudava de 8 a 10 horas líquidas e nos dias que estava de plantão, 2 a 3h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Agley: Esse, quer dizer, esses (fiz PM oficial e soldado e CBM soldado), foram meus primeiros concursos. Nunca havia estudado, pensava que não era capaz.
Fiquei em 10º lugar para Oficial PM, 900 e pouco para Soldado PM e 131 para Soldado CBM.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Agley: Como eu tinha relativamente pouco tempo, optei por deixar um pouco a vida social de lado, mas nunca totalmente. Nos eventos um pouco mais importantes com a família e amigos, sempre estava presente, mas procurava ficar o mínimo de tempo possível.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Agley: Sou recém-casado e não temos filhos. Minha esposa foi fundamental, ela apoiou 110%, mesmo estando na fase final de um tratamento de câncer de mama. Minha mãe às vezes achava que eu estava exagerando kk, mas também entendia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Agley: Como eu disse anteriormente, esses foram meus primeiros concursos e, graças a Deus, fui aprovado nos três. Eu estudei por exatamente seis meses. Comecei no dia 02 de agosto de 2021 e as provas foram dias 06 e 12 de fevereiro de 2022. No início eu procurava vídeos na internet de “como estudar” kkk.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Agley: Eu tentei basicamente tudo. Comecei assistindo videoaulas, mas acabei de adaptando melhor aos PDFs e foi como estudei basicamente todo o edital, assistia videoaulas apenas nos assuntos que tinha dificuldade (matemática, por exemplo). Também usei outras coisas para complementar: resumos, mapas mentais, flashcards, mas, no final, o que mais usei de complemento foi o Anki.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Agley: Por meio de um amigo de trabalho que estudava para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Agley: Apesar de não ter estudado por outros materiais, pude ver os de alguns amigos e sempre me identifiquei com o Estratégia, por ser tudo completo. Os PDFs são incríveis.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Agley: Utilizei uma planilha de controle de um professor do YouTube. Lá organizei as matérias de acordo com as aulas do Estratégia. Comecei estudando as que eu vi que mais caíram no concurso anterior (português, direito adm, direito const., direito penal e processual penal). Quando finalizava uma, incluía outra. Como eu trabalhava dia sim, dia não, estudava o dia todo quando estava de folga para compensar o dia que estava trabalhando. Consegui manter uma média de 6-7 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Agley: Utilizei o método 24h/1/7/30 dias. Tentei fazer resumos no início, mas não me adaptei, então fazia as marcações no PDF no computador e revisava os grifos, além dos resumos prontos do Estratégia. Sim, após bater cerca de 80% do edital, comecei a fazer simulados. Fiz uns 10 durante os seis meses de preparação. Também utilizei muito o Anki, acredito que o processo de criação dos Cards ajudava muito a fixar o conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Agley: Para todo mundo que pede alguma dica sobre estudos, a primeira que dou é resolver muitas questões. Acredito que seja um super diferencial, você acaba vendo o que realmente é cobrado nas provas. Resolvi mais de 6 mil questões em 6 meses.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Agley: Português e Raciocínio Lógico foram as que mais me desafiaram no início, mas depois os conteúdos iam entrando e já não pareciam nada de outro mundo. Quando eu tinha dificuldade em alguma matéria, eu aumentava a frequência de estudo delas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Agley: Foi igual a todo o período da preparação kkk. No dia pré-prova eu apenas assisti as revisões de véspera do Estratégia, que por acaso, ajudaram demais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Agley: A provas discursivas desses certames ainda irão acontecer. Estão marcadas para os dias 21 e 22 de maio. Eu já comecei a me preparar após as provas objetivas.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Agley: Sempre pratiquei musculação, mas durante os três últimos meses de preparação eu parei para dar prioridade absoluta para a objetiva e logo após a prova voltei aos treinos. Confesso que tive bastante dificuldades na corrida, mas hoje já estou batendo todos os tempos. Os treinos são fundamentais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Agley: Erros eu não sei muito, mas os acertos com certeza foram as revisões e resolução de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Agley: Sempre falo que a motivação é o principal substrato para os estudos. No meu caso, a motivação foi a realização de um sonho e de dar mais estabilidade para minha família. Nunca pensei em desistir, mas houve vários momentos de ansiedade e desânimo, achando que não estava indo bem ou que não conseguiria.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Agley: Que tenham disciplina e foco, pois é possível para todos, assim como foi para mim. Estudei todo o ensino básico em escola pública, não era um aluno aplicado, meu pai já foi seringueiro, carpinteiro e pedreiro, minha mãe é costureira, ambos estudaram apenas até o fundamental e somente depois dos 50 anos, então TODOS podem chegar lá.