Aprovada em 9° lugar no concurso IBAMA no cargo de Analista Administrativo (DF)
Executivo (Administrativa)“Seguir seu caminho, manter a constância e não desistir. Pode ser que tenham muitas quedas no caminho, mas temos que nos levantar e continuar! Só se consegue aprovação assim. Quem não desiste, uma hora vai conseguir”
Confira nossa entrevista com Amanda Nery Coutinho Pierotti, aprovada em 9° lugar no concurso IBAMA no cargo de Analista Administrativo (DF):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Amanda Nery Coutinho Pierotti: Sou de Teresina-PI, formada em Direito e tenho 30 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Amanda: A formação em Direito abriu minha mente para a possibilidade de trabalhar no serviço público. Após minha formação, entretanto, eu resolvi mudar de área e comecei a estudar para a área Administrativa.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Amanda: Sim, eu trabalho e estudo. Como trabalho apenas no turno da manhã, dividia meus estudos no turno da tarde e da noite, sempre reservando tempo para atividade física, terapia, alguns encontros com amigos e momentos de lazer.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Amanda: Já fui aprovada para auxiliar Administrativo da FMS Teresina (meu atual cargo, em que estou há 12 anos), aprovada também para o TCE PI (em 15º) e UFPI (em 35º).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Amanda: Sim, sempre reservei tempo para o lazer com amigos e família. Tenho consciência de que essa escolha de manter tempo para lazer pode atrasar a aprovação, mas mantém melhor minha qualidade de vida e saúde mental.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Amanda: Sou casada, mas não tenho filhos. Meu esposo sempre apoiou minha dedicação aos estudos. Meus pais sempre me apoiaram também, mesmo com algumas reprovações.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Amanda: Direcionado ao concurso do IBAMA, somente após o edital. Como eu já estudava antes para outras provas, eu só mantive minha rotina de estudos e acrescentei as novas disciplinas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Amanda: Videoaulas, questões e simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Amanda: Há muito tempo, não lembro como.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Amanda: Para o concurso do IBAMA, eu apenas usei as aulas gratuitas no Youtube. Foram muito importantes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Amanda: Eu faço acompanhamento para concursos e tenho um mentor que está sempre me ajudando com o quadro de horários e o tempo que deve ser destinado para cada disciplina. Normalmente, estudo 2 ou 3 disciplinas por dia e estudo 20 a 30 horas líquidas por semana.
Nas duas semanas antes da prova, fiz mais de 40 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Amanda: Fazia resumos e relia sempre; fazia muitas questões e alguns simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Amanda: Muito importante resolver questões, pois elas vão nos dar noção de como a banca costuma cobrar e quais assuntos são mais abordados. Em média, costumo fazer 400 questões por semana.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Amanda: Contabilidade e Matemática Financeira, por serem disciplinas que eu não tinha costume de estudar. A estratégia que eu usei foi aprender pelo menos o básico delas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Amanda: Na semana antes da prova, eu me dediquei muito a revisar, assisti todas as revisões de véspera, fiz muitas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Amanda: No caso da prova do IBAMA, o principal foi ter conhecimento do assunto abordado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Amanda: É difícil dividir em erros e acertos! Na verdade, tudo faz parte da minha caminhada, são oportunidades de aprender e melhorar. A cada prova vamos aprendendo mais a lidar com o tempo, o nervosismo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Amanda: Cheguei a pensar em desistir dos concursos, mas sempre pensei que essa era a principal forma que eu tinha de crescer e melhorar minha vida profissional e financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Amanda: Eu aconselho a não desistir. Seguir seu caminho, manter a constância e não desistir. Pode ser que tenham muitas quedas no caminho, mas temos que nos levantar e continuar! Só se consegue aprovação assim. Quem não desiste, uma hora vai conseguir.