Aprovado em 2º lugar no concurso TCE SC no cargo de Auditor de Controle Externo – Administração
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“Resolva milhares de questões da sua banca e tenha ao seu lado um caderno (ou um arquivo de texto) para anotar as que errou ou que ficou em dúvida. Sempre que puder, revise esse caderno. Com o tempo você vai perceber que as questões tendem a se repetir e que há certa previsibilidade dos assuntos que serão mais abordados.”
Confira nossa entrevista com Ezequiel Coelho Kremer, aprovado em 2º lugar no concurso TCE SC no cargo de Auditor de Controle Externo – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ezequiel Coelho Kremer: Sou “manezinho”, nascido em Florianópolis, tenho 31 anos e me formei em administração pela ESAG/UDESC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ezequiel: Desde que me formei em administração, aos 22 anos, percebi que a iniciativa privada não era o que eu queria para minha vida. Além dos salários muito baixos e instabilidade no emprego, o trabalho era muito especializado e repetitivo. Junto disso, também tinha o exemplo dos meus pais e irmãs, todos servidores públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ezequiel: Venho estudando para esse concurso desde que não passei por uma questão no TCE-SC de 2015. Claro que tiveram momentos em que estava totalmente focado e outros em que havia deixado os estudos um pouco de lado. No entanto, em 2019 saiu uma notícia que havia sido criada uma comissão para um novo concurso do TCE-SC, daí para frente retomei os estudos com força.
Sempre conciliei meus estudos com o meu trabalho no Ministério da Agricultura. No entanto, como sabia da iminência do concurso, acumulei duas férias e tive a possibilidade de ficar os dois últimos meses antes do concurso estudando das 9h da manhã até as 10h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ezequiel: Fui aprovado em alguns concursos:
4º Lugar – Agente Administrativo da Polícia Federal (2014);
4º Lugar – Administrador FURB (2014);
5º Lugar – Administrador IFC (2014);
8º Lugar – Escriturário Banco do Brasil (2014);
2º Lugar – Administrador Ministério da Agricultura (2014);
2º Lugar – Auditor Administrador do TCE-SC (2022).
No momento exerço o cargo de Administrador no Ministério da Agricultura e em breve espero fazer parte do quadro do TCE-SC.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ezequiel: Me isolei um pouco nos últimos dois meses antes do concurso, no entanto não abri mão de estar com minha família e de encontrar meus amigos. Acredito que o concurseiro tem que saber conciliar os estudos com o lazer, pois o cérebro também precisa descansar.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ezequiel: Sou casado e temos duas vira-latas muito lindas. Meus pais e meu marido sempre me apoiaram acima de tudo, entendendo e respeitando os meus momentos de estudo. É muito bom ter pessoas do teu lado que te inspiram e que te animam, sem cobranças e pressão psicológica.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ezequiel: Venho estudando para esse concurso desde 2015, no entanto foquei mais nos últimos dois anos. A disciplina vem da rotina, a partir do momento em que você reserva algumas horas do seu dia para estudar aquilo se torna natural e prazeroso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ezequiel: Eu fiz um curso presencial em Florianópolis e também assisti muitas aulas do Estratégia através do YouTube, principalmente na Reta Final. Além disso, fiz centenas de questões todos os dias, resumos das matérias que poderiam cair na discursiva e montei arquivos com meus erros e questões que considerava difíceis.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ezequiel: Conheci o Estratégia Concursos através do Youtube. As aulas são sempre de altíssima qualidade com professores muito didáticos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ezequiel: Não costumo ser muito rígido com meu plano de estudos. Geralmente decidia o que ia estudar ou revisar na noite anterior. Quando estava trabalhando, estudava aproximadamente 5 horas por dia. Nos dois últimos meses antes do concurso, no qual estava de férias, estudei em torno de 12 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ezequiel: Fiz resumos das matérias que poderiam cair nas discursivas. As outras matérias estudei mais através de aulas e de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ezequiel: Fiz questões de diversas fontes: sites de questões, apostila do curso e resolução em vídeo. Acredito que em média fazia umas 200 questões por dia no período pós-edital.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ezequiel: A matéria que mais tive dificuldade foi Administração Financeira, por evolver análise de balanços e contabilidade. Estudei por meio de questões, pois permitia ver o que a CESPE geralmente cobrava. Por sorte na prova do TCE-SC só caiu uma questão dessa matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ezequiel: Na semana que antecedeu a prova eu li meus resumos, revisei meu caderno de questões (que errei ou considerava difíceis) e assisti aos vídeos da “hora da verdade” do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ezequiel: Fiz cinco peças técnicas no pós-edital. Também li bastante questões discursivas já resolvidas em sites especializados e acabei percebendo que havia um padrão de estrutura nas peças técnicas, que poderia ser repetido e adaptado na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ezequiel: Meu principal acerto foi não estudar em casa, mas sim em sala de estudos. Em casa temos muitas distrações, já nas bibliotecas e sala de estudos todo mundo está lá com um único objetivo: estudar.
Meu principal erro foi ter parado de estudar em alguns momentos, principalmente no auge da pandemia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ezequiel: Quando não tem edital na praça, é muito difícil manter o ritmo de estudos e direcionar o que estudar, nesses momentos foi bem difícil manter ritmo de estudo. Foquei nas matérias do edital de 2015 e por sorte o de 2022 veio bem parecido, com poucas alterações.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ezequiel: Resolva milhares de questões da sua banca e tenha ao seu lado um caderno (ou um arquivo de texto) para anotar as que errou ou que ficou em dúvida. Sempre que puder, revise esse caderno. Com o tempo você vai perceber que as questões tendem a se repetir e que há certa previsibilidade dos assuntos que serão mais abordados.