Concurso Bacen: greve de servidores por reajuste salarial
Em greve desde 1° abril, os servidores do Banco Central (Bacen) reivindicam reajuste salarial, reestruturação da carreira e novo concurso público.
De acordo com as informações do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Bacen), a estimativa de servidores que aderiram à greve é de 60 a 70% do quadro de pessoal.
Com perdas inflacionárias acima de 26% nos últimos três anos, a reivindicação é por reajuste salarial de 26,3% e reestruturação da carreira de analista.
No início do ano, a categoria se manifestou para que fosse incluída no reajuste salarial promovido pelo Poder Executivo. A proposta, no entanto, abrange apenas os policiais da União (PF, PRF e Depen). Vale ressaltar que a medida ainda está em análise.
Com a greve dos servidores do Bacen, serviços como Relatório Focus, Indeco, Relatório de Poupança e Pix podem ser afetados.
O Ministério da Economia irá se reunir, nesta terça-feira (05), com as entidades de classe que representam os servidores da autarquia federal.
Concurso Bacen
Em entrevista exclusiva ao Estratégia Concursos, o presidente do Sinal, Fábio Faiad, informou que o edital do concurso BACEN pode ser publicado ainda em 2022. Confira a entrevista AQUI!
O pedido de 245 vagas segue em análise no Ministério da Economia. Para mais informações sobre o concurso Bacen, acesse nosso artigo: