Artigo

Prova discursiva TCM RJ – acertamos em cheio!

Olá pessoal!

As provas discursivas do concurso TCM-RJ finalmente foram realizadas neste domingo (11/12/2016)!

Eu e a prof. Érica Porfírio, acompanhamos o dia-a-dia de nossos alunos nesses últimos meses e sabemos o quão árdua foi a preparação para essa etapa.

Para nossa satisfação, os dois documentos cobrados na prova foram exatamente os dois que trabalhamos em detalhes no nosso curso com correção: memorando e relatório!

Além disso, o tema do relatório trabalhado no curso foi o mesmo cobrado na prova (relatório sobre a participação em um curso de capacitação de servidores).

Ficamos muito felizes em poder ajudar nossos alunos dessa forma! Mesmo considerando alguns aspectos duvidosos da prova (como a questão da razão social), temos certeza de que quem fez o curso conosco estava muito bem preparado para encarar o desafio.

Sobre a razão social, a dúvida é porque os documentos cobrados na prova foram emitidos no âmbito do TCM-RJ, e o Manual de Redação só fornece o padrão para documentos emitidos pela Prefeitura, além de vedar a identificação do órgão emissor.

Assim, teoricamente, colocar o nome do TCM-RJ seria uma violação à referida vedação do Manual. Por outro lado, não faria sentido escrever “Prefeitura do Rio de Janeiro”, pois o TCM-RJ não faz parte da estrutura do Poder Executivo Municipal. Enfim, vamos aguardar as correções para verificar qual será o critério adotado pela IBFC nesse ponto.

De qualquer forma, como disse, estamos muito felizes com o desempenho de nossos alunos, que nos encheram de mensagens de agradecimento no dia de hoje.

Com toda sinceridade, é esse reconhecimento que faz valer a pena todo o trabalho que temos com a preparação do material, as respostas ao fórum e as correções.

Ver o sucesso de nossos alunos é a nossa maior realização! Muito obrigado a todos pela confiança.

Um grande abraço!

Conheça nossos outros cursos de discursivas:

Discursivas para Auditor da Receita Federal

Discursivas para Consultor da Câmara Legislativa do DF

Discursivas para BRDE

Estudo de Caso para TRF 2ª Região

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Fiz esse curso e merecem mesmo todos os elogios!! Além da teoria e de sanarem as dúvidas quanto aos pontos polêmicos (pelo menos dando alternativas q poderiam se sustentar no caso de um recurso), fizeram uma correção sensacional, mto bem organizada, estruturado e criteriosa. Deu pra notar q o serviço foi bem personalizado mesmo. Vocês estão de parabéns, professores!! Muito obrigada mesmo por todo o suporte!! Agora é só torcer e esperar pelo resultado!! :)
    Juliama em 12/12/16 às 23:01
  • Meu comentário é apenas pra endossar o que disse acima o Luiz Paulo. Professor Érick é realmente ótimo professor. Conheci suas aulas estudando para o TCU e pude comprovar a qualidade de suas aulas. Bons estudos a todos!
    Paulo Tiago em 12/12/16 às 21:24
  • O Manual ensina a preencher o cabeçalho na página 10 e na 25. O elemento "PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO" é fixo. Por isso, em todos os exemplos do Manual, sem exceção, o cabeçalho contém a expressão mencionada. O edital e as instruções da prova não afirmaram que era preciso conhecer a posição constitucional dos Tribunais de Contas ou a estrutura de poder do Município do Rio de Janeiro. É a minha opinião. Coloquei exatamente igual ao Manual para ter base legal no recurso.
    Julio Fontana em 12/12/16 às 18:01
  • Não fiz a prova, mas qualquer curso com Erick Alves é garantia de sucesso. Você é um gênio! Muita sorte a todos candidatos :)
    Luiz Paulo Simões em 12/12/16 às 16:32