A reestruturação do BB e o próximo Concurso Banco do Brasil
Olá pessoal, tudo bem?
Tenho recebido diversos questionamentos de interessados no próximo Concurso Banco do Brasil (BB), sobretudo considerando a atual situação da economia brasileira e o anúncio da reestruturação feito pelo BB em 20.11.16.
O anúncio da reestruturação pode ser acessado aqui! Em resumo, o Banco afirma que irá promover:
- Redimensionamento organizacional;
- Reorganização da rede de atendimento aos clientes com ampliação da rede digital; e
- Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), com período de adesão voluntária até 09 de dezembro de 2016, que prevê incentivo aos funcionários que reúnam condições para se aposentar, sendo que até 18.000 funcionários estariam aptos a aderir voluntariamente ao plano.
O BB está se adequando à realidade da economia brasileira (com a redução de custos), ajustando sua operação à economia digital e adaptando seus resultados aos dos demais bancos. Todas estas medidas são essenciais para a sobrevivência do banco e retomada de suas margens operacionais (lucro).
Bom, e qual a relação desta reestruturação com o novo concurso?
A relação é total!
Com a reestruturação o BB inevitavelmente irá reduzir sua estrutura administrativa, incluindo o número de colaboradores, além de passar a ter uma estrutura mais “digital”.
A estratégia do Banco é similar a de qualquer grande empresa que pretende ganhar agilidade e se adaptar às mudanças da economia, goste ou não dela. Com o PEAI pretende reduzir em até 18 mil funcionários seu quadro de colaboradores, fato que acompanhará a redução da rede física de atendimento do banco.
Sem meias palavras, o BB parece desejar substituir o “velho” pelo “novo”. Ou seja, substituir sem grandes choques funcionários antigos, e mais dispendiosos, por colaboradores mais novos, e menos custosos.
Além da natural redução de custos nesta medida, outro objetivo parece ser claro: para operar no ambiente digital e na nova economia, é preciso de pessoas atualizadas sobre esta realidade, ou seja, de colaboradores mais jovens e adaptados ao ambiente digital.
E aqui entram os próximos concursos ao BB.
Neste primeiro momento, não haverá novo concurso.
Primeiramente, é preciso concluir o PEAI e o redimensionamento organizacional do banco. Encerradas estas etapas, o BB terá a “fotografia” organizacional do banco para proceder à troca de “antigos” por “novos”. É neste momento que o próximo concurso irá ocorrer!
Mas, quando será isso?!
Impossível precisar! Pode acontecer muito em breve, demorar mais alguns meses.
Simplesmente não é possível saber e trabalhar com dados totalmente incertos não parece ser a melhor coisa a se fazer no momento.
O melhor a ser feito é trabalhar com informações conhecidas.
Por exemplo, é muito provável que o próximo certame ofereça vagas em 15 estados, quais sejam: Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Goiás, DF, Alagoas, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.
A próxima seleção também irá oferecer vagas de provimento imediato. Ou seja, o próximo concurso não irá contar apenas com cadastro de reserva, o que trará mais segurança aos candidatos e certeza de nomeação.
É também muito provável que a próxima banca seja a CESGRANRIO, dado o histórico de concursos passados realizados por ela. O último Concurso Banco do Brasil, organizado pela CESGRANRIO em 2015, foi composto por 70 questões objetivas, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de conhecimentos específicos.
As matérias comumente cobradas são as seguintes: Atualidades do Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento e Técnicas de Vendas.
A prova de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (dez perguntas), raciocínio lógico-matemático (dez) e atualidade do mercado financeiro (cinco). Já em conhecimentos específicos, cultura organizacional (cinco), técnicas de vendas (dez), atendimento (dez), domínio produtivo da informática (cinco), conhecimentos bancários (dez) e língua inglesa (cinco). Os candidatos também foram submetidos a uma redação.
É interessante notar que esta divisão de matérias é geralmente respeitada no Concurso Banco do Brasil. Ou seja, para a próxima seleção você pode se basear nela para sua preparação. Abaixo, segue um gráfico com a ponderação das matérias no último certame:
A matéria de conhecimentos bancários e atualidades do mercado financeiro (que representam juntas o maior peso da prova) apresentou o seguinte número de questões nos últimos concursos:
Interpretando a tabela, é possível notar que o assunto “Produtos Bancários” apresentou 20 questões somadas nos concursos realizados entre 2011 e 2015. O segundo tema mais cobrado foi “Sistema Financeiro Nacional” e assim sucessivamente.
Conclusão
Para concluir, é preciso focar naquilo que sabemos e temos certo grau de controle.
Isto é, gaste sua energia, primeiramente, na decisão de estudar para o próximo concurso, mesmo que ele aconteça após o 2º semestre de 2017, por exemplo.
Caso sua decisão seja positiva, o próximo passo é organizar seus estudos. Monte um cronograma com mais tempo. Com a perspectiva de um tempo maior para a ocorrência do próximo concurso, há também mais tempo para estudar e se preparar com mais qualidade.
Após se organizar, estude, estude, estude, estude!
Muitos candidatos perdem tempo reclamando da situação atual, da concorrência, de cursos, de professores, dos políticos etc. E se esquecem que a vida continua. Ou seja, por mais que demore um pouco mais, o concurso acontecerá!
E, quando acontecer, ou você estará preparado ou será reprovado. Não existe outro cenário. É 8 ou 80! Se situar em um, ou outro depende da sua escolha nesse momento.
Qual quer escolher?
Se escolher estar bem preparado, conheça nossos cursos neste link:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/banco-do-brasil-escriturario-99/
Boa escolha e bons estudos!
Vicente Camillo
https://www.facebook.com/profvicentecamillo/