Há momentos na vida de uma pessoa que ela se depara com a oportunidade de fazer um concurso público. É uma opção para qualquer brasileiro e há muitas oportunidades seja a nível estadual, municipal e federal. Mas o que leva de fato uma pessoa a partir para esta jornada de estudo e comprometimento? Veja a seguir alguns fortes motivos para você começar a estudar hoje mesmo!
Mudar de carreira, de profissão ou até mesmo de área de atuação é um movimento saudável e normal na vida de qualquer profissional. Em muitos casos, as respostas estão em uma carreira pública. É uma opção a ser considerada. Se os resultados com o que você está fazendo atualmente não são os esperados ou se sente que é preciso renovar a sua vida profissional, comece pesquisando mais sobre os concursos públicos e ofertas para as áreas que possui mais identificação.
E se observar que há muito a oferecer para a sua carreira, comece a planejar os seus estudos. A transição não precisa ser conflitante ou brusca. Você pode se organizar com tempo. Veja qual o seu tempo disponível e as suas justificativas para estudar para o concurso público.
Realmente, mesmo em tempos de crise, a estabilidade profissional é marca registrada do funcionalismo público. É possível se desenvolver na carreira sem os riscos de um emprego convencional. Mas isso não quer dizer que você não terá metas e precisará se organizar para oferecer o melhor trabalho possível.
Há sempre vagas que se abrem em editais no setor público, pois há serviços que devem ser mantidos à população, que continua a crescer. E sempre há aposentadorias e afastamentos, que demandam novas contratações. Hoje temos um déficit de contratações – há mais demanda que profissionais sendo contratados.
Talvez quando mais jovem você tivesse pensado em fazer um concurso público, mas não se achou capaz por muitos motivos. É preciso de maturidade e pensamento racional para lidar com as demandas de estudo. É preciso comprometimento. Quem sabe não chegou a sua hora de ingressar na carreira pública e assumir todo o esforço que ela exige?
Realmente, os salários podem ser maiores que o setor privado, além da estabilidade alcançada, do plano de carreira e das condições gerais. Mas salário apenas não define a decisão de estudar para um concurso público. Pode ser algo muito motivador, mas é preciso considerar todas as nuances de uma carreira.
Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!
EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Gostou das dicas sobre como fazer o seu planejamento de estudo? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
Ver comentários
Professor, o senhor apenas esqueceu de dizer que os concursos serão escassos nesse governo.
Fala Tiago...verdade, mas ainda assim oportunidades terão e temos que estar preparados.
Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público:
https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
Bons estudos!!