Olá, Estrategistas, como vão??

No último dia 18/08 foi realizada a prova para Escriturário do BRB (Banco de Brasília S.A.), um concurso bastante concorrido – 84.317 inscritos (843,17 candidatos/vaga).

Na ocasião, foi posta à prova a eficiência dos cursos do Passo Estratégico, entre os quais os da Lei Orgânica do Distrito Federal e do Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (Lei Complementar Nº 840/2011).

Como será que o Passo se saiu nesse teste?? Vamos lá?!

Primeiramente, para quem ainda não conhece, o Passo Estratégico é um método de estudo diferenciado, pois direciona a priorização das revisões para os assuntos com maior probabilidade de cobrança pela banca organizadora do concurso, tendo como parâmetro a preferência de cobrança de cada tema demonstrada nos últimos certames para cargos similares.

No caso do concurso do BRB, tivemos 1 questão sobre Lei Orgânica do DF e 1 questão sobre o Regime Jurídico dos Servidores do DF. Bem difícil acertar os temas cobrados, concorda? Bom, quem se preparou utilizando o Passo Estratégico se deu muito bem nessa!

Vejam só:

A questão 26, sobre LODF, exigiu o conhecimento sobre as competências privativas do Distrito Federal:

26) Segundo dispõe a Lei Orgânica do Distrito Federal, compete privativamente ao Distrito Federal

(A) fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar.

(B) conservar o patrimônio público.

(C) estabelecer e implantar política para a segurança do trânsito.

(D) regulamentar e fiscalizar o comércio ambulante, inclusive o de papéis e de outros resíduos recicláveis.

(E) proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência.

Logo na PRIMEIRA AULA (“aula 00”) do curso, na pág. 7, questão nº 7, foi dado destaque exatamente às competências privativas do DF:

E quanto à LC nº 840/2011?? Vamos lá, questão 27 da prova:

27) De acordo com a Lei Complementar nº 840/2011, que dispõe quanto ao regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, assinale a alternativa correta.

(A) Os adicionais de insalubridade e de periculosidade são cumulativos.

(B) Incidência de adicional noturno sobre o adicional de serviço extraordinário é defeso.

(C) O subsídio pode ser objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultantes de decisão judicial.

(D) Gratificações, indenizações e adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento.

(E) A remuneração ou o subsídio dos ocupantes de cargos e funções públicos da administração direta, autárquica e fundacional não podem exceder o subsídio mensal, em espécie, dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

O candidato, inicialmente, possuía uma chance de 20% de acerto, pois tinha que escolher UMA entre CINCO assertivas.

Contudo, quem estudou pelo Passo Estratégico aumentou bastante sua chance de acerto, pois DUAS dessas alternativas (“A” e “B”) poderiam ser eliminadas facilmente com base no estudo do material:

1) A impossibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade (assertiva “A”) foi abordada expressamente na questão 4 da aula 01 (pág. 3):

2) A possibilidade de incidência do adicional noturno sobre o adicional de serviço extraordinário (assertiva “B”) também foi destacada no material do Passo – também na aula 01, mas na questão nº 7 (pág. 4):

Até parece que o examinador estudou o Passo antes de fazer a prova! Rs

Brincadeiras à parte, nesse cenário, constatamos que o Passo Estratégico abordou diretamente 70% do conteúdo cobrado nas nossas matérias!! (o tema do enunciado da questão sobre LODF [50%] + 2 das 5 assertivas sobre a LC nº 840/2011 [20%]).

Isso tudo utilizando um material bastante enxuto, que é elaborado a partir do estudo do perfil de cobrança de cada banca.

Vejamos:

Cada um dos cursos (LC 840/2011 e LODF) teve 4 aulas, cujo número de questões e quantidade de páginas de questões comentadas foram os seguintes:

LODF – 4 aulas

  Nº de questões da aula Quantidade de páginas de questões comentadas
Aula 00 30 15
Aula 01 30 14
Aula 02 20 8
Aula 03 20 8
TOTAL 100 45

LC Nº 840/2011 – 4 aulas

  Nº de questões da aula Quantidade de páginas de questões comentadas
Aula 00 30 15
Aula 01 20 7
Aula 02 15 7
Aula 03 18 8
TOTAL 83 37

Assim, foram apresentadas 183 questões em 82 páginas, o que proporcionou um aproveitamento DIRETO, repito, de 70% da prova. Nada mau, ainda mais quando consideramos que a LC nº 840/2011 vai até o artigo 295 e a LODF até o artigo 366 (aproximadamente 660 artigos) ;)

Portanto, mediante a apresentação de FATOS, não de meras impressões, foi comprovada, mais uma vez, a eficiência do Passo Estratégico na preparação para concursos públicos.

Isso não significa, de modo algum, que o estudo deve ser feito exclusivamente com base no Passo (é um material complementar, não excludente, em relação ao curso regular, que direciona o foco da revisão aos assuntos com mais chances de serem cobrados pela banca).

Quer se preparar de forma mais eficiente para os próximos concursos previstos?

Clique nos seguintes links e veja alguns dos diversos cursos do Passo Estratégico para concursos, no caso, do Governo do Distrito Federal:

SEFAZ-DF (Auditor Fiscal): https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/promocao-pacote-passo-estrategico-p-sefaz-df-auditor-fiscal-cespe-5/

TCDF (Auditor de Controle Externo): https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-passo-estrategico-p-tcdf-auditor-de-controle-externo-2019-2/

PPGG-DF (Gestor): https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacotaco-pacote-teorico-pacote-passo-estrategico-p-ppgg-df-gestor-cespe/

PPGG-DF (Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental): https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacote-passo-estrategico-p-ppgg-df-analista-em-politicas-publicas-e-gestao-governamental-cespe/

Abraços e ótimos estudos!

Ah, sigam o perfil do Passo Estratégico no Instagram e tenha acesso a diversos materiais gratuitos e dicas de preparação para concursos:

@passoestrategico

Murilo Soares

Posts recentes

Concurso ISS Olinda: Gabaritos divulgados; confira!

Foram aplicadas as provas do concurso ISS Olinda, em Pernambuco, no dia 17 de novembro.…

5 minutos atrás

Concurso FSPH: MP SE cobra novo edital em ação. Confira!

Em Ação Civil Pública, o Ministério Público de Sergipe (MP SE), por meio da 2ª…

11 minutos atrás

Concurso da Prefeitura de Olinda: saiu o gabarito; confira!

O concurso público da Prefeitura de Olinda, em Pernambuco, teve as provas aplicadas empresa IAUPE,…

12 minutos atrás

Concurso Consaúde SP: 231 vagas. Gabaritos divulgados

Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Consaúde SP (Consórcio Intermunicipal de Saúde…

19 minutos atrás

Concurso MTur aguarda resposta sobre as 47 vagas solicitadas

O Ministério do Turismo (MTUR) solicitou em abril desse ano, através de Nota Técnica, autorização…

41 minutos atrás

Concurso Damianópolis GO: confira o gabarito!

O concurso da Prefeitura de Damianópolis, em Goiás, teve provas aplicadas no dia 17 de…

46 minutos atrás