Trilha Sprint – PC RJ (Inspetor), a Trilha da APROVAÇÃO!
Olá, futuros aprovados!
Sejam bem-vindos à Trilha Estratégica de Sprint 0-70% em 4 meses para o concurso PC-RJ – Inspetor, Aula Demonstrativa.
Antes de iniciarmos, gostaria de ressaltar 3 pontos:
1- Leia a Trilha até o final. Por ser uma aula demonstrativa, torna-se extensa, pois está revestida de informações para que vocês possam entender a sistemática de funcionamento desse novo projeto do Estratégia Concursos;
2 – Cumpre esclarecer que para ter acesso às demais trilhas, assim como participar do grupo do Telegram voltado para esse Sprint e das lives quinzenais, você deverá possuir a assinatura ilimitada do Estratégia Concursos ou o Pacote Completo específico para esse concurso. As demais Trilhas, serão postadas, diretamente, na área do aluno.
3 – Gostaria de agradecer a ajuda do amigo e Coach Renan Fineto (@renanfineto), que muito colaborou pra confecção desta Trilha Demonstrativa.
Dados os esclarecimentos pertinentes, vamos à aula demonstrativa:
Meu nome é Eduardo Gonçalves, tenho 26 anos e sou natural do Rio de Janeiro. Atualmente, vivo em São Paulo em virtude do exercício do cargo de Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Sou formado em Administração e Ciências Navais pela Escola Naval (2015) e já tive a oportunidade de exercer diversos cargos públicos nas 3 esferas de governo, dentre os quais Fiscal Tributário, Controlador Interno e, também, Oficial da Marinha do Brasil.
Segue link com um breve currículo: https://www.estrategiaconcursos.com.br/professor/eduardo-furtado-goncalves-3807/
Meu contato com o “mundo” de concursos públicos começou cedo: aos 15 anos, em 2007, fui aprovado em alguns certames militares (Colégio Naval, EPCAr e Colégio Militar). Após quase 10 anos na caserna, dedicados à Marinha do Brasil, decidi buscar novos horizontes e voltei a estudar para concursos públicos, tendo a felicidade de ser aprovado em alguns deles. Superei os percalços, dediquei-me e colhi os louros da vitória. Que tal seguirmos juntos nessa empreitada para que você, também, possa experimentar algo que é para poucos, o sabor da vitória!? Utilizarei da minha experiência, adquirida ao longo dessa jornada, para auxiliá-lo na preparação para este excelente concurso que se aproxima.
Serei o responsável pela organização dessa trilha e, com ela, pretendo tirá-los do zero nos estudos e deixá-los competitivos para encarar o dia da prova.
Caso desejem maiores informações acerca da atual situação do concurso da PC-RJ, recomendo a leitura do artigo abaixo, elaborado pela nossa equipe de Coordenação da área:
Vou programar os seus estudos através da nossa Área do Aluno, buscando o melhor custo x benefício, em relação ao conteúdo a ser estudado. Nosso foco será nas disciplinas presentes nos editais anteriores.
Como há bastante conteúdo a ser estudado, não vou me alongar por aqui. Vou falar um pouco sobre o funcionamento das Trilhas Estratégicas Sprints e, a partir daí, entramos nas tarefas a serem executadas por vocês, ok?
Trilha Estratégica de Sprint 0-70% em 4 meses para o concurso PC-RJ – Inspetor.
Trata-se de mais uma inovação que o Estratégia Concursos preparou para você!
No início deste ano de 2019, iniciamos o projeto das Trilhas Estratégicas. Caso, ainda, não as conheça, funciona como guias de estudo: toda semana, um PDF com orientações de estudos é liberado na área do aluno assinante.
Temos Trilhas para diversas áreas de concursos, assim como para diversos cargos e concursos específicos.
O objetivo é que o aluno estude o que for proposto em cada PDF da Trilha – em 1 semana -, seguindo a periodicidade da liberação.
Hoje, quando fazemos Trilhas para um cargo específico de um concurso, também liberamos essa Trilha – não só para os assinantes (apesar das Trilhas terem sido elaboradas, originalmente, para eles) -, mas também para os alunos que adquirem o pacote completo para o cargo.
Logo, esta Trilha estará inclusa na área do aluno assinante e, também, na área do aluno que possui o pacote completo de Inspetor – PC-RJ.
Nossa missão com essa trilha é a seguinte: em apenas 4 meses, tirar o aluno do zero (aluno que nunca estudou para concursos) e levá-lo a 70% de acertos em simulados e provas para Inspetor – PC-RJ.
Recomendamos que o aluno, primeiramente, estude com foco total para o concurso que tem como objetivo. Nessa preparação, não se recomenda conciliação com outros concursos. Caso contrário, dificilmente, estará, realmente, bem preparado para algum concurso, implicando em, um possível, adiamento da, tão sonhada, aprovação.
Caso você execute esta Trilha Estratégica de Sprint 0-70%, seguindo nossas dicas, evoluirá muito em pouco tempo, aumentando suas chances – não só para o concurso da PC-RJ -, mas também em outros vindouros!
Pedimos, então, um voto de confiança em nosso projeto! E, daqui a 4 meses, voltamos a conversar para saber o que você achou… ;)
Por fim, deixo uma mensagem sobre algo que, verdadeiramente, acredito:
“A caminhada até a aprovação não é fácil, muitos irão dizer que isso não é para você, que você não é capaz, que está deixando de aproveitar a vida em busca de algo incerto. Só vence quem persevera, não existe fórmula mágica, não existem atalhos. Esteja disposto a pagar o preço e desfrute de algo que é para poucos, o sabor da vitória”.
1 – Como Funciona
As Trilhas funcionarão da seguinte forma:
- indicação de estudo por Ciclos de Estudo;
- sugestão das disciplinas a serem estudadas em cada ciclo e momento da preparação;
- apontamento da sequência de estudo em cada disciplina;
- foco no custo x benefício, considerando o conteúdo e o tempo de preparação;
- apontamentos de estudo da teoria, exercícios, revisão, legislação e simulados.
2 – Diferença entre Trilhas Regulares e Trilhas “Sprints”
As Trilhas Regulares têm como função, também, orientar o aluno, indicar o que é mais importante a ser estudado, os exercícios a serem feitos, legislações lidas, etc. Entretanto, os alunos têm uma flexibilidade maior, escolhendo, talvez, como vão revisar, como montarão seus ciclos de estudos, se executarão todas as tarefas ou se pularão algumas, se executarão trilhas de todas as disciplinas ou não, como farão resumos, etc.
Por outro lado, as Trilhas Sprints exigem que aluno tenha uma aderência maior ao planejado. No Sprint, já indicamos as tarefas considerando um ciclo de estudos próprio, já consideramos revisões dentro das tarefas, exigimos que os alunos não pulem nenhuma tarefa e que não alterem a ordem de estudos proposta.
Além disso, é necessário que os alunos sigam as técnicas de estudo indicadas.
O que é indicado na Trilha Sprint é, portanto, necessário para que a gente alcance o nosso objetivo, beleza?
Essa é a grande diferença, portanto, entre Trilhas Regulares e Trilhas Sprints: adaptação e comprometimento.
3 – Comunidade de Alunos
Para que os alunos possam receber dicas constantes e rápidas dos coaches responsáveis pela organização, temos a Comunidade de Alunos da PC-RJ (INSPETOR). O link para acesso ao grupo será disponibilizado na Aula 00, diretamente na área do aluno, apenas para quem possui Assinatura Ilimitada ou comprou o Pacote Completo do Curso voltado para esse concurso.
Trilha Estratégica 00 (PC-RJ Inspetor 2019 – Sprint 0-70% em 4m)
Técnicas de Estudo
Algumas técnicas de estudo importantíssimas para que possamos atingir nossa meta de 0-70% em 4 meses:
- Não fazer resumos escritos;
- Estude grifando o material;
- Não assistir às aulas em vídeo, exceto quando forem recomendadas; e
- Seguir as recomendações de estudo na ordem em que forem indicadas.
Portanto, nessa Trilha Estratégica de Sprint, é necessário que o aluno abra mão dos seus próprios métodos de estudo e busque se adequar ao planejado.
Iniciaremos nossos estudos considerando, obviamente, que o público-alvo consiste em “concurseiros” iniciantes, que, até mesmo, nunca estudaram para concursos. Além disso, consideraremos uma carga horária de estudos média de 25h/semanais de um aluno iniciante.
Quanto às disciplinas, pelo fato de não haver tantas matérias, é possível conciliar, desde o início, todas as disciplinas do concurso anterior.
Talvez vocês tenham muitas dúvidas de estudos ou sobre as Trilhas. Fiquem tranquilos que iremos sanando ao longo dos próximos 4 meses! No Telegram, vamos resolvendo as dúvidas mais pedidas para que já possam iniciar seus estudos. Além disso, estamos programando algumas transmissões ao vivo para tirarmos dúvidas sobre a nossa Trilha de Sprint. ;)
Trilha Estratégica: Semana #1
Estaremos indicando na trilha, portanto, 6 fontes de materiais de estudo:
- Aulas das Disciplinas do Pacote Completo 2019 de INSPETOR da PC-RJ;
- Legislações afins, que podem ser encontradas na internet gratuitamente;
- Cadernos de Questões, do site TEC Concursos;
- Relatórios do Passo Estratégico 2019 de INSPETOR da PC-RJ;
- Cursos Exclusivos de Assinantes; e
- Simulados Exclusivos de Assinantes.
Obs.: Para atingirmos o objetivo de 0-70% em 4 meses, precisamos apenas que o aluno tenha os materiais constantes nos itens 1 e 2 acima. Os demais materiais serão facilitadores ao longo da preparação.
Sugiro realizar 2 tarefas por dia, na ordem apresentada, com duração de 1:30 a 2:00 por tarefa. Serão, inicialmente, 12 tarefas nesta semana, durante 6 dias, podendo-se adotar um dia como de descanso ou, até mesmo, para compensar, caso alguma tarefa não tenha sido cumprida. A próxima trilha será disponibilizada na próxima segunda-feira (27/05/2019).
Curso e Passo Estratégico de Referência: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/pacotaco-pacote-completo-passo-estrategico-p-pc-rj-inspetor-com-videoaulas-2019/
Obs.: Na próxima trilha – 01 -, que será liberada na área do aluno, trarei um detalhamento sobre o custo x benefício de cada disciplina que iremos estudar durante os próximos 4 meses.
Tarefa 1
Português #1
Estudo de acentuação gráfica; da Aula 00, págs. 10 a 16; e 10 questões.
A banca do último concurso possui poucas questões de Português, logo para a montagem da preparação utilizamos como parâmetro os últimos 5 anos de provas da área policial das principais Bancas.
Precisamos saber as regras de acentuação dos monossílabos tônicos e oxítonas (que são parecidas); paroxítonas e Proparoxítonas. Tenha uma atenção especial para as regras especiais: Hiato (i e u) e Acento diferencial. É bem possível que caso caia, seja dessas regras especiais.
Resolva as questões ou apenas leia o enunciado e comentários das questões: 2,
3, 5, 6, 8, 11, 14, 16, 19, 23.
Após resolver as questões reveja os comentários das questões resolvidas e o quadro da página 16.
Tarefa 2
Direito Constitucional #1
Estudo conceitual da CF, lei seca (CF/88) e Princípios Fundamentais; da Aula 00, págs. 22 em diante; e 25 questões.
Link para CF/88: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Ler os arts. 1º ao 4º da CF/88.
Após, realizar a leitura atenta da aula 00 (Constituição, Conceito, Classificações, princípios fundamentais) do Curso de referência. Os assuntos iniciais da aula são doutrinários e de importância menor para nossa prova.
Inicie a leitura da aula pelo tópico “Princípios Fundamentais” (pág.22), só voltando à teoria que precede tal tópico, caso sobre tempo.
Por fim, resolver as questões ímpares da aula (total – 25 questões)
Fundamentos: “SoCiDiVaPlu”
Princípios – Relações Internacionais: “AInDa Não ComPreIReCoS”
Objetivos da RFB: “ConGa Erra Pro”
Tarefa 3
Direito Penal#1
Estudar a Aula 00 (Princípios do Direito Penal). Assunto com baixa incidência em provas da área policial, portanto, atentar para os aspectos mais relevantes, como a divergência a respeito da possibilidade de Medida Provisória tratar sobre matéria penal, havendo duas correntes.
– Primeira corrente: Não pode, pois a CF veda a utilização de MP em matéria penal;
– Segunda corrente: Pode, desde que seja matéria favorável ao réu (Prevalece esta corrente no STF).
Observar com atenção o quadro das págs. 16 e 17, que trata das vedações constitucionais aplicáveis a crimes graves, no que tange à imprescritibilidade, inafiançabilidade e vedação de graça e anistia.
Em relação ao tribunal do júri, observar que sua competência abarca os crimes dolosos contra a vida e os com eles conexos.
Atenção: dois crimes muito comuns que não são considerados crimes dolosos contra a vida: Latrocínio e lesão corporal com resultado morte.
Estudar os requisitos objetivos utilizados pelo STF para aplicação do Princípio da Insignificância ou bagatela. (quadro resumo na p. 24).
Resolver as questões 1 a 5, 10 a 15, 20 a 25 e 30 a 35.
Tarefa 4
Leis penais especiais#1
Aula 00 – Estatuto do Desarmamento.
Link – Lei 10.826/03: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.826.htm
Priorizar o estudo dos Crimes e penas (pág. 15) previstos na Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), bem como do porte (pág. 11), pois, juntos, tais assuntos correspondem a 75% da incidência em provas dessa lei.
Observar o quadro esquemático nas págs. 7 e 8 com as competências do SINARM, que foi instituído pelo Estatuto do Desarmamento, no âmbito da Polícia Federal, com circunscrição em todo o território nacional (art. 1º).
Prestar atenção que as armas de fogo utilizadas pelas Forças Armadas e Auxiliares e pelas Forças Auxiliares são sujeitas a regramento próprio, relacionado ao Sistema de Gerenciamento Militar de Armas – Sigma.
Prestar atenção às regras para registro na pág. 9.
Nas páginas 11 a 13, atentar ao quadro esquemático indicando quem pode portar arma de fogo e quais os requisitos para tal porte.
Cuidado: há situações específicas para o porte de arma de fogo para guardas civis.
Ler da pág. 15 a 22.
Nas pág. 29 a 32, atenção ao quadro esquemático acerca dos crimes previstos no Estatuto.
Resolver todas questões da aula.
Tarefa 5
Informática #1
Estudo do tópico Segurança da Informação (Parte 1); da aula 09; págs. 03 a 15; págs. 22 a 31; págs. 37 a 43; págs. 44 a 54. 23 questões
Nessa primeira tarefa, iremos focar na leitura rápida dos conceitos e compreensão das questões resolvidas que vêm junto com a teoria, no decorrer da aula. No primeiro momento, a quantidade de conceitos assusta, mas foque em memorizar aqueles que estão nas questões resolvidas. Não gaste muito tempo tentando decorar tudo, a leitura apenas o ambientará para aprender com os exercícios.
É importante saber os Princípios Fundamentais, págs. 13 a 15, e diferenciar a criptografia simétrica da assimétrica, págs. 24 a 29.
Também precisamos saber a diferença entre Assinatura Digital e Certificado Digital, págs. 37 e 44.
Nessa primeira tarefa, foque em entender os conceitos básicos e diferenciá-los.
A leitura dos comentários das questões, resolvidas, é de fundamental importância para memorização dos conceitos abordados.
Tarefa 6
Direito Administrativo #1
Conceitos, fontes e princípios do Direito Administrativo; da aula 01, págs. 7 (Formas de Estado) a 12; págs. 18 a 23, págs. 28 (Fontes do Dir. Adm.) a 31; e 15 questões.
Saiba diferenciar Formas de Governo, Sistemas de Governo e Formas de Estado – pág. 07.
Dica: A Forma está no nome: República Federativa do Brasil.
Forma de Estado – Brasil: Federação;
Forma de Governo – Brasil: República.
Leia o comentário das questões que acompanham a teoria das págs. 12 a 17.
As bancas gostam de misturar os conceitos de Administração Publica no sentido Subjetivo (formal ou orgânico) com Administração Pública no sentido Objetivo (material ou funcional), pág. 19. Fique atento!
Veja o comentário das questões que acompanham a teoria, da pág. 23 a 25.
Leia sobre o conceito de Direito Administrativo, na pág. 27.
Atente às Fontes do Direito Administrativo, nas págs. 28 e 29:
- Lei;
- Jurisprudência;
- Doutrina; e
- Costumes.
Veja o comentário das questões que acompanham a teoria, da pág. 31 a 36.
Resolva as questões: 1, 2, 5, 8, 10, 11, 13, 15, 19, 22, 24, 26, 27, 29 e 31.
Tarefa 7
Direito Processual Penal#1
Estudar, na Aula 00, a aplicação da lei processual penal no tempo (princípio do efeito imediato ou aplicação imediata da lei processual) e espaço (aplica-se o princípio da territorialidade como regra). Não confundir com a aplicação da lei penal no tempo e no espaço. 33 questões
Link para o CPP: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689compilado.htm
Ler arts. 1º e 2º do CPP.
Entre os princípios mais relevantes, atentar aos seguintes princípios:
- devido processo legal;
- presunção de inocência;
- duplo grau de jurisdição; e
- vedação das provas ilícitas.
Resolver as questões 1 a 9, 13 a 20, 23 a 29 e 31 a 39
Tarefa 8
Português #2
Emprego das letras, estudo do uso do hífen e uso dos porquês; da Aula 01, págs. 2 a 10; 10 questões
Dê uma rápida leitura da pág. 02 a 08.
Não gaste muito tempo tentando decorar todas as palavras, a ideia é apenas relembrar as principais.
Da pág. 08 a 10, temos as regras do uso do hífen Leia as tabelas que resumem o assunto.
Na pág. 10 a 12, aborda-se o uso dos porquês.
Fique tranquilo caso não consiga memorizar as regras de primeira, pois as resoluções de questões farão com que você “grude tais regras em seu cérebro (rs).
Resolva as questões ou apenas leia o enunciado e comentários das questões: 1, 3, 5, 10, 12,16, 17, 19, 22, 23.
Releia o comentário das questões resolvidas (dê uma atenção especial as questões 5,16, 19 e 22) e reveja o quadro da pág. 08 a 10.
Tarefa 9
Direito Penal#2
Estudar a Aula 01 (Aplicação da lei penal). Aula de maior relevância em relação à anterior. 20 questões
Link para CP: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm
Entender que a infração penal é um gênero, do qual decorrem duas espécies, o crime e a contravenção penal.
Não é necessário se prender às diferenças entre essas duas espécies, basta saber que elas existem.
Estudar as teorias acerca do conceito analítico do crime.
Entender o conceito de retroatividade da lei penal.
Aprender o significado do mnemônico LUTA (lugar e tempo do crime – pág. 20), que, por si só, já lhe garante diversas questões em prova.
Ler os art. 1º ao 4º do CP.
Atentar à Súmula 711 do STF – pág. 40.
Observe as hipóteses de extraterritorialidade.
Resolver as questões: 1, 6, 8, 11, 16, 18, 21, 26, 29, 31, 36, 41, 46, 49, 51, 56, 61, 66, 71, 76.
Tarefa 10
Direito Processual Penal#2
Estudar a Aula 01 (Inquérito Policial). 31 questões
Aula mais importante da disciplina, apesar de ser relativamente curta. Por isso, vale à pena estudá-la de forma integral.
Estudar os princípios do IP, sua natureza, características e instauração.
Observar que o IP tem natureza de processo administrativo, e não judicial.
Atentar aos diferentes tipos de instauração do IP, a depender do tipo de ação penal a ser proposta.
Prazos para conclusão do IP dependem do indiciado estar, ou não, preso (art. 10 do CPP).
Quadro esquemático do arquivamento do IP na pág. 25.
Observar que o juiz nunca poderá determinar o arquivamento do IP sem que haja manifestação do Ministério Público nesse sentido.
Ler os dispositivos do CPP (arts. 4º ao 23).
Resolver as questões 1 a 12, 20 a 27, 31 a 33, 43 a 52, 71 a 79.
Tarefa 11
Informática #2
Estudo do tópico Segurança da Informação (Parte 2); da aula 09, págs. 55 a 61; 30 questões
Nessa Tarefa iremos terminar a leitura do que faltou e concentrar todas as energias na resolução de questões.
Saiba diferenciar Backup Normal, Backup Incremental e Backup Diferencial.
Resolva as seguintes questões: 1, 3, 4, 5, 6, 7, 13, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 28, 32, 34, 36, 37, 38, 39, 41, 44, 54, 56, 58, 60, 61, 63, 65.
Ao terminar, reveja o comentário das seguintes questões: 5,6, 28, 32, 44, 54 e 60
Tarefa 12
Direito Administrativo #2
Regime Jurídico Administrativo e princípios da Administração; Aula 00, págs. 6 a 12; págs. 13 a 22; págs. 24 a 26; págs. 32 a 34; e 12 Questões.
As prerrogativas e sujeições da Administração Pública norteiam-se por dois princípios (pág. 7):
a) Supremacia do Interesse Público; e
b) Indisponibilidade do interesse público.
Atente-se aos Princípios da Administração Pública expressos na CF (o famoso L.I.M.P.E) – págs. 10 e 13 a 23.
Entenda as diferenças entre o Princípio da Tutela e o da Autotutela – págs. 32 a 34.
As bancas gostam misturar os conceitos, esteja com eles bem memorizados.
Leia o comentário de todas as questões que acompanham a teoria, mesmo que não tenha lido toda a parte teórica da aula. Nesta aula, focaremos em aprender através das questões.
Resolva as seguintes questões: 1, 3, 4, 5, 8, 9, 11, 16,17, 23, 35, e 38.
- As Trilhas Estratégicas são meras sugestões de estudo com base em determinado objetivo (área de concurso, concurso específico ou perfil). O aluno deve ficar livre para que possa segui-la à risca ou fazer adaptações para o seu próprio estilo e rotina de estudo.
- Os professores do Estratégia, ao elaborarem os seus materiais, possuem o objetivo de ensinar todo o conteúdo exigido pelo edital programático do concurso, além de estabelecer uma sequência ideal de estudo do ponto de vista pedagógico e considerando que o aluno terá tempo de estudar todo o seu material.
Já os coaches, ao elaborarem as Trilhas Estratégicas, possuem o objetivo de fazer o aluno estudar o conteúdo de acordo com custo x benefício, porém muitas vezes
- fugindo da recomendação didática de estudo proposta pelos professores para que os alunos possam fazer um estudo direcionado.
- Como dizemos sempre: o ideal é estudar todos os assuntos, revisar tudo, fazer muitos exercícios de tudo e chegar na prova bom em todos os assuntos também. Entretanto, são poucos aqueles alunos que dispõem de tempo para isso!
- Nosso objetivo aqui é sugerir uma sequência de estudos baseada na experiência de coaches aprovados em diversos concursos para que possamos dar orientações e maiores chances de aprovação aos alunos.
Vou ficando por aqui, pessoal!
Espero que tenham gostado da nossa primeira Trilha Estratégica Sprint!
Manteremos contato, através do no nosso canal no Telegram.
Forte abraço!
“Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca.” (William Jennings Bryan)
Eduardo Furtado Gonçalves
Coach para Concursos Públicos